Airbnb distribui detetores de ruído e lança nova linha de Apoio ao Bairro
Com estas iniciativas, a plataforma de alojamento local pretende ser “um bom parceiro das cidades e comunidades locais e apoiar a recuperação do turismo responsável em Portugal após a pandemia”.
Publituris
Francisco Calheiros: “Cá estaremos para dar voz a todos os ramos do turismo representados na CTP”
Hoteleiros questionam aumento da taxa turística em Lisboa e pedem “transparência” na relação com o Turismo
Marriott International acrescenta 100 hotéis e 12.000 quartos ao portfólio europeu até 2026
Lufthansa revê resultados para 2024 em baixa
CoStar: Pipeline hoteleiro regista trajetória ascendente no continente americano
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
A Airbnb anunciou esta segunda-feira, 20 de dezembro, o lançamento de um programa para promover o alojamento responsável, que contempla a distribuição de detetores de ruído pelos anfitriões lisboetas da plataforma de alojamento local, assim como o lançamento da nova linha de Apoio ao Bairro em Portugal, através da qual é possível comunicar desconformidades nos anúncios ou no comportamento dos hóspedes na comunidade local.
“Estas iniciativas fazem parte do compromisso da Airbnb de promover um comportamento responsável entre anfitriões e hóspedes e de promover uma coexistência saudável com o bairro”, explica a plataforma de alojamento local, num comunicado enviado à imprensa esta segunda-feira.
De acordo com a Airbnb, o programa de detetor de ruído permite que os anfitriões de alojamentos inteiros de Lisboa subscrevam gratuitamente durante 12 meses o sistema de monitorização de ruído da Roomonitor, uma startup tecnológica que é parceira da Airbnb neste programa.
“Embora a simples presença destes dispositivos já possa servir de dissuasor, se os níveis de ruído excederem o limite estabelecido pelo anfitrião, poderão receber uma chamada e um alerta no seu telemóvel. Desta forma, os dispositivos ajudam a prevenir, monitorizar e resolver problemas de ruído, e facilitam uma mediação inicial com os hóspedes, tudo isto respeitando a privacidade, uma vez que os dispositivos não gravam nem transmitem nada para além dos níveis de ruído”, explica a plataforma.
Além deste programa de monitorização do ruído, a Airbnb lançou também em Portugal e em português a nova linha de Apoio ao Bairro, que permite que os vizinhos de alojamentos plataforma passem a contar com “uma linha direta de comunicação para a Airbnb para comunicar preocupações urgentes sobre um anúncio ou comportamentos de hóspedes na sua comunidade local”.
“Os vizinhos podem solicitar uma chamada de um embaixador de apoio especializado, que entrará em contacto dentro de dez minutos”, explica a plataforma, revelando que “o serviço é operado pela Airbnb e baseia-se na atual Página de Apoio ao Bairro da empresa, que permite aos vizinhos apresentar queixas sobre um anúncio através de um formulário online”.
A linha encontra-se atualmente em vigor em 32 países, incluindo França, Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha, Suíça, República Checa e Holanda, com a Airbnb a garantir que “investiga os relatórios recebidos através destes canais”.
“A Airbnb quer ser um bom parceiro das cidades e comunidades locais e apoiar a recuperação do turismo responsável em Portugal após a pandemia. Com o programa de controlo de ruído e a Linha de Apoio ao Bairro, a Airbnb cumpre todos os objetivos do seu compromisso recuperação saudável do turismo para Portugal – uma série de iniciativas voluntárias para apoiar a recuperação das viagens e fomentar um turismo mais sustentável – anunciada em novembro”, acrescenta a plataforma.
Além destes novos serviços, a Airbnb anunciou ainda que vai oferecer aos anfitriões em Lisboa um “Guia do Bom Vizinho”, que que os anfitriões podem partilhar com os seus hóspedes e que visa ajudar os hóspedes a experimentarem o melhor que Lisboa tem para oferecer, respeitando a comunidade local.
“O guia inclui dicas úteis sobre uma série de temas, tais como estar atento ao ruído e à informação sobre dias de recolha de lixo, bem como lembretes sobre as regras individuais da casa estabelecidas pelos anfitriões”, explica a Airbnb.