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TAP assinala ‘Cyber Weekend’ com descontos

Para viagens a realizar entre 16 de janeiro e 31 de maio de 2022, a TAP está a promover descontos de 20% nas reservas feitas para os destinos de toda a sua rede.

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Para viagens a realizar entre 16 de janeiro e 31 de maio de 2022, a TAP está a promover descontos de 20% nas reservas feitas para os destinos de toda a sua rede, assinalando, assim, a ´Ciber Weekend’. 

Para usufruir destes descontos, a reservas terão de ser efetuadas até a próxima terça.feira, dia 30 de novembro. 

Esta promoção não contempla viagens entre 20 de fevereiro e 12 de março de 2022 e entre 1 e 25 de abril do próximo ano, e não aplicável nas tarifas Discount e Executive

A campanha inclui ofertas exclusivas aos clientes TAP Miles&Go e subscritores da newsletter FlyTAP, que tiveram acesso antecipado aos descontos. Estas reservas beneficiam ainda da flexibilidade de uma alteração gratuita (exceto tarifa Discount). 

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Azul passa a operar 10 voos por semana entre Lisboa e São Paulo a partir de 2 de março

Numa nota enviada à imprensa, a companhia aérea brasileira destaca que “o incremento das frequências reforça o comprometimento e a confiança que a Azul possui nesta rota e no mercado português”.

A Azul vai aumentar a operação na rota entre São Paulo e Lisboa, passando a operar um total de 10 voos por semana a partir de 2 de março, informou a companhia aérea brasileira numa nota informativa.

De acordo com a informação divulgada pela companhia aérea, a partir de 2 de março, passa a existir um voo por dia de Lisboa para São Paulo no período da manha, com partida da capital portuguesa pelas 09h00 e chegada às 16h10, ao qual se junta outro voo da parte da tarde, com partida pelas 13h00 e chegada às 20h10, que é realizado às terças, quintas e sábados.

Em sentido contrário, a companhia aérea também vai passar a disponibilizar um voo diário, que tem partida de São Paulo às 18h10, chegando a Lisboa às 07h00+1 do dia seguinte, disponibilizando ainda outro voo às segundas, quartas e sextas, com partida de São Paulo às 22h10 e chegada à capital portuguesa às 11h00+1 do dia seguinte.

Em ambos os casos, os voos da Azul entre Lisboa e São Paulo são realizados em aviões A330-900 neo, bem como em aparelhos A330-200.

“O incremento das frequências reforça o comprometimento e a confiança que a Azul possui nesta rota e no mercado português”, destaca a companhia aérea brasileira na informação enviada à imprensa esta sexta-feira, 28 de janeiro.

Os novos voos já se encontram disponíveis nos GDS e contam com uma tarifa promocional em classe económica a partir de 530 euros, aos quais se junta ainda o valor das taxas aeroportuárias, num valor que é válido para viagens de ida e volta, com um volume de bagagem.

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Singapore Airlines nomeia nova diretora geral para Espanha e Portugal

Joan Lim substitui Kaijie Yeo, que foi promovido a diretor geral da transportadora aérea na Malásia.

A Singapore Airlines nomeou Joan Lim como diretora geral da companhia aérea em Espanha e Portugal, em substituição de Kaijie Yeo, que foi promovido a diretor geral da transportadora na Malásia, segundo informação avançada pelo jornal espanhol Hosteltur.

Joan Lim é licenciada em Comunicação pela Universidade Tecnológica de Nanyang e trabalha na Singapore Airlines desde 2011, quando se tornou numa das primeiras responsáveis da companhia aérea pelo departamento de Fixação de Preços.

Durante o seu percurso profissional na Singapore Airlines, Joan Lim passou também pelo departamento de Sistemas de Tripulação de Cabine, pelo departamento de Comunicação e Marketing e ainda pelo departamento de Gestão de Receitas.

Antes de ser nomeada para liderar a companhia aérea em Espanha e Portugal, Joan Lim desempenhava funções na delegação regional da Singapore Airlines para o Norte da Ásia, em Pequim, tendo posteriormente passado a ser responsável pelo mercado do Sul da China.

“A Singapore Airlines oferece uma alta qualidade de serviço em qualquer território em que opera. E a Península Ibérica não é exceção. Além disso, também nos comprometemos a colocar ao serviço das empresas locais para chegar ao mercado internacional”, afirma a nova responsável da Singapore Airlines para Portugal e Espanha.

No novo cargo, Joan Lim disse já que pretende afirmar a aposta da Singapore Airlines em Barcelona, a exemplo de um nova rota para Milão, que pretende tirar partido das sinergias existentes no território.

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Air France alarga serviço Ready to Fly às rotas de Portugal

Serviço que permite confirmar os documentos de viagem antes do voos passou a estar disponível em 140 rotas e 600 voos diários, incluindo as rotas da Air France para Portugal.

A Air France anunciou esta sexta-feira, 28 de janeiro, o alargamento do serviço Ready to Fly para 140 rotas e 600 voos diários, incluindo os voos da companhia aérea francesa para Portugal.

De acordo com um comunicado da companhia aérea, o Ready to Fly, que foi lançado em julho de 2021 e permite que os passageiros da Air France tenham os documentos de viagem confirmados antes do voo, tem sido “aclamado pelos clientes”, motivo pelo qual a Air France decidiu expandir a sua aplicação e implementá-lo gradualmente em toda a sua rede.

O Ready to Fly está atualmente disponível em mais de 140 rotas com partida de 80 aeroportos, o que representa mais de 600 voos diários, incluindo os voos domésticos de/para a Córsega e os Territórios Ultramarinos; os voos de/para os Estados Unidos, Argentina, Brasil e Chile; as ligações de França para a Alemanha, Espanha, Grécia, Itália, Portugal, Gabão e Senegal e ainda os voos para França da Europa e do Canadá.

“Desde o seu lançamento, o Ready To Fly foi já utilizado por mais de 600.000 clientes”, revela a Air France, explicando que este serviço permite a verificação automática do passe vacinal, que é obrigatório nos voos domésticos em França desde 24 de janeiro de 2022, para todos os passageiros a partir dos 16 anos (exceto de/para a Córsega e os Territórios Ultramarinos).

“Esta funcionalidade está acessível alguns dias antes da partida, seguindo o processo clássico Ready To Fly: os clientes recebem um e-mail no qual são convidados a enviar à Air France o seu passe vacinal através de uma plataforma online segura”, acrescenta a companhia aérea.

Já os passageiros que utilizem o serviço pela primeira vez também podem “digitalizar (scan) o código QR dos seus passes vacinais ao fazerem o check-in num terminal de self-service no aeroporto no dia da partida”, num serviço que está atualmente disponível em Paris-Charles de Gaulle, Paris-Orly, Bordéus, Lyon, Marselha, Montpellier, Mulhouse, Nantes, Nice, Estrasburgo e Toulouse.

“Esta funcionalidade vai ser integrada diretamente no processo de check-in online nos próximos meses”, indica ainda a Air France.

Todas as informações sobre o serviço Ready to Fly está disponível em https://wwws.airfrance.pt/information/covid-19/ready-to-fly.

 

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Emirates assina novo acordo de distribuição com a Amadeus

Novo acordo permite que os agentes de viagens Amadeus tenham acesso aos conteúdos da Emirates sem custos adicionais e possibilitando a futura integração do conteúdo da companhia aérea em NDC.

A Emirates assinou um novo acordo de distribuição com a Amadeus, que veio alargar a parceria que já existia entre a companhia aérea e a empresa de tecnologia, e que permite que os agentes de viagens Amadeus tenham acesso aos conteúdos da Emirates sem custos adicionais e possibilitando a futura integração do conteúdo Emirates em NDC.

“A partir de 1 de Fevereiro de 2022, todos os parceiros comerciais da Amadeus poderão aceder a conteúdos da Emirates sem custos adicionais. O novo acordo inclui também que os conteúdos de NDC (nova capacidade de distribuição) da Emirates estejam integrados na Plataforma de Viagens da Amadeus, permitindo que este conteúdo seja disponibilizado às agências de viagens ao longo de 2022”, explica a Emirates, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 27 de janeiro.

Segundo Adnan Kazim, diretor comercial da Emirates, este acordo representa mais um passo em direção ao objetivo da companhia aérea de capacitar os seus “parceiros comerciais a proporcionar experiências ainda melhores” aos passageiros.

“Atualmente, e à medida que a indústria recupera dos efeitos da pandemia, toda a cadeia de serviços de viagens beneficiará de modelos flexíveis de partilha de informação, múltiplas formas de acesso a conteúdos relevantes e dinâmicos, e a capacidade de oferecer produtos e serviços diferenciados”, considera o responsável.

Já Decius Valmorbida, presidente da Unidade de Viagens da Amadeus, que também sublinha a importância do acordo para a Amadeus, considera que esta parceria vai permitir à empresa “começar 2022 com base na dinâmica criada ao longo dos anos para apoiar o comércio retalhista moderno”.

“De modo a satisfazer um mercado dinâmico, a Emirates pretende fornecer aos seus parceiros comerciais o poder de escolha entre várias opções de ligação, bem como produtos e benefícios diferenciados através de vários canais, entre os quais o Emirates Gateway, a plataforma própria da companhia aérea que permite acesso direto a conteúdos NDC”, refere ainda a Emirates.

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Flexibilização de regras de viagens no Reino Unido faz “disparar” reservas da easyJet

A easyJet revela que a variante Ómicron penalizou a procura de passageiros em dezembro, o que acabou por ser compensado com o aumento das reservas quando o Reino Unido anunciou o fim dos testes e quarentenas para vacinados.

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A easyJet antevê um “verão forte” este ano, especialmente em destinos de lazer e praia, e revela que a flexibilização das regras de viagem no Reino Unido fez “disparar” as reservas de voos, de tal forma que a companhia aérea low cost britânica espera mesmo níveis de procura próximos do pré-pandemia.

Num comunicado citado pela Lusa, a easyJet revela que a variante Ómicron penalizou a procura de passageiros em dezembro, o que acabou por ser compensado com o aumento das reservas quando o Reino Unido anunciou o fim dos testes e quarentenas para vacinados contra a COVID-19.

De acordo com o comunicado da easyJet, apesar da Ómicron, o anúncio britânico do fim das restrições, que foi comunicado a 5 de janeiro e entra em vigor a 11 de fevereiro, levou a uma “alteração significativa” nas reservas.

Além do aumento de reservas, a easyJet comunicou também os resultados do primeiro trimestre do ano fiscal,  que para a companhia aérea decorreu entre outubro e dezembro, através dos quais é possível perceber o impacto da Ómicron, que levou a que a taxa de ocupação dos aviões tenha caído para 67% em dezembro, face aos 80% registados em outubro e novembro de 2021.

Ainda assim, a companhia aérea conseguiu reduzir para metade as perdas brutas no trimestre, para 213 milhões de libras (255 milhões de euros), o que compara com 423 milhões de libras (507 milhões de euros) no mesmo período do ano anterior.

A melhoria nos resultados, e ainda que a Ómicron continue a ser uma ameaça ao desempenho da easyJet no “curto prazo”, leva a companhia aérea a antecipar que, entre julho e setembro, o seu programa de voos passe dos 50% registados em janeiro, face a 2019, para níveis “quase próximos” ao período pré-pandemia.

O presidente executivo (CEO) da easyjet, Johan Lundgren, revela que a empresa prevê um aumento de 14% na capacidade das rotas entre o Reino Unido e destinos de praia, o que tornará esta operação “a maior” dos seus 26 anos de história.

Segundo o responsável, o Reino Unido está “a liderar em reservas, à frente da Europa, pela primeira vez desde a primavera de 2020”, sendo “os tradicionais destinos de praia e lazer” aqueles que estão “a recuperar mais rapidamente”.

“A easyJet registou uma melhoria homóloga significativa no primeiro trimestre, apesar do impacto, no curto prazo, do Ómicron em dezembro”, referiu, acrescentando: “Prevemos um verão forte pela frente, com uma procura acumulada que fará a easyJet regressar a níveis de capacidade próximos dos de 2019 (pré-pandemia), com um desempenho particularmente bom nas rotas de praia e lazer”.

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BestFly reforça ligações em Cabo Verde com chegada de 2º avião

Com vista ao reforço das ligações domésticas em Cabo Verde, a BestFly aguarda a chegada ao país, no próximo dia 01 de fevereiro, de um novo aparelho ATR72-600.

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A chegada a Cabo Verde, no próximo dia 01 de fevereiro, do segundo ATR72-600, vai permitir à BestFly reforçar as ligações interilhas. A companhia aérea de origem angolana prevê operar a médio prazo com uma frota de até seis aviões.

Segundo fonte da administração da empresa que opera voos domésticos no mercado cabo-verdiano desde maio de 2021, a partir do próximo mês, as ligações passam a ser asseguradas pelas duas aeronaves adquiridas pela BestFly e registadas em Cabo Verde, num investimento que a companhia estima em três milhões de euros em menos de um ano.

Citada pela Lusa a administração da BestFly garante tratar-se de “uma solução de longo prazo” e que representa o “compromisso com Cabo Verde”.

A companhia refere que está também em processo de aquisição de dois aviões mais pequenos, “para assegurar a sustentabilidade da operação durante a época baixa”.

“A frota planeada para a BestFly em Cabo Verde é de seis aeronaves, para assegurar um crescimento robusto, mas sustentável da nossa operação. E é também uma forma de apoiar a promoção do desenvolvimento de um ‘hub’ aéreo em Cabo Verde, numa altura de retoma gradual das ligações aéreas em todo o mundo”, afirma a administração da companhia aérea.

Em dezembro de 2021, a companhia realizou 356 voos ligando as ilhas cabo-verdianas, com 17.413 passageiros e uma taxa de ocupação que rondou 75%. Este mês, a companhia já assegurou 226 voos interilhas, transportando 10.150 passageiros.

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Ómicron trava recuperação do transporte aéreo em 2021, indica a IATA

Segundo a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, “as restrições de viagem devido à Ómicron desaceleraram a recuperação da procura internacional”, em dezembro.

Inês de Matos

No ano passado, o transporte aéreo apresentou uma recuperação e ficou 58,4% abaixo da procura registada em igual período do ano anterior, que tinha apresentado uma descida de 65,8% em comparação com 2019, o último ano antes da pandemia, avança a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que destaca o papel da nova variante Ómicron enquanto travão à recuperação do transporte aéreo.

De acordo com os mais recentes dados da associação, em 2021, a procura internacional de passageiros ficou 75,5% abaixo de 2019, enquanto a capacidade desceu 65,3% e a taxa de ocupação caiu 24,0 pontos percentuais para 58,0%.

Já a descida da procura doméstica foi mais moderada e atingiu os 28,2% em relação a 2019, enquanto a capacidade a nível interno apresentou uma contração de 19,2% e a taxa de ocupação caiu 9,3 pontos percentuais para 74,3%.

No total, o tráfego de dezembro situou-se 45,1% abaixo do mesmo mês de 2019, ainda que o número indique uma melhoria face ao mês anterior, quando a descida do tráfego aéreo tinha chegado aos 47,0%, o que leva a IATA a destacar que “a procura mensal continuou a recuperar apesar das preocupações com a Ómicron”.

Já a capacidade global desceu 37,6% em dezembro, enquanto a taxa de ocupação caiu 9,8 pontos percentuais para 72,3%, com a IATA a sublinhar que “as restrições de viagem devido à Ómicron desaceleraram a recuperação da procura internacional em cerca de duas semanas em dezembro”.

“A procura internacional está a recuperar a um ritmo de cerca de quatro pontos percentuais/mês em relação a 2019. Sem a Ómicron, esperávamos que a procura internacional para o mês de dezembro melhorasse para cerca de 56,5% abaixo dos níveis de 2019. Em vez disso, os volumes aumentaram marginalmente para 58,4% abaixo de 2019”, destaca a IATA, no comunicado que divulga os resultados do ano passado.

Segundo Willie Walsh, diretor geral da IATA, a tendência de recuperação que se manteve em dezembro e que aconteceu apesar da Ómicron, mostra que os passageiros mantêm uma forte vontade de viajar e considera que, em 2022, o grande desafio passa por manter essa confiança em alta e pela normalização das viagens.

“O desafio para 2022 é reforçar essa confiança normalizando as viagens. Embora as viagens internacionais permaneçam longe do normal em muitas partes do mundo, há um impulso na direção certa. Na semana passada, a França e a Suíça anunciaram uma flexibilização significativa das medidas. E ontem o Reino Unido removeu todos os requisitos de teste para viajantes vacinados. Esperamos que outros sigam sua importante liderança, principalmente na Ásia”, considera o diretor geral da IATA.

Por regiões, foi na Ásia-Pacífico que o tráfego aéreo mais desceu em dezembro, numa quebra que chegou aos 93,2% face a 2019 e que foi a mais significativa entre todas as regiões, tendo ainda chegado aos 87,5% em dezembro, o que corresponde a uma ligeira melhoria face à descida de 89.8% apurada em novembro. Já a capacidade desceu 84,9% ao longo do ano e o load factor perdeu  44.3 pontos percentuais, fixando-se nos 36,5%.

Já no Médio Oriente a descida do tráfego chegou aos 71,6% face ao ano de 2019, enquanto em dezembro caiu 51.2%. No acumulado do ano, há ainda a destacar descidas de 57,7% na capacidade e de 25,1 pontos percentuais no load factor, que atingiu os 51,1%.

Na Europa, a descida do tráfego de 2021 foi de 67,6% e, em dezembro, chegou aos 41.5%, enquanto a capacidade diminuiu 57,4% e o load factor caiu 20,6 pontos percentuais, fixando-se nos 65%.

Na América Latina, a descida do tráfego de 2021 chegou aos 66,9% e de dezembro foi de 40,4%. Já a capacidade desceu 62,2% e o load factor perdeu 10.2 pontos percentuais, para 72,6%, o mais elevado entre todas as regiões.

Na América do Norte, o tráfego de 2021 ficou 65.6% abaixo de 2019, enquanto em dezembro desceu 41.7% face a igual mês de 2019, tendo a capacidade caído ainda 52,0%. Já o load factor perdeu 23.8 pontos percentuais, fixando-se nos 60,2%.

África voltou a ser a região em destaque e onde o tráfego menos desceu em comparação com 2019, com a IATA a indicar uma quebra de 65,2%, que desceu para 60,5% em dezembro. Já a capacidade caiu 56.7% e o load factor desceu 14,1 pontos percentuais, chegando aos 57,3%.

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Iberia estabelece parceria com a Cepsa para desenvolver combustíveis sustentáveis para a aviação

Parceria visa o desenvolvimento de combustíveis de origem sustentável (SAF) para a aviação, assim como o estudo de outras alternativas, como o hidrogénio ou a eletricidade.

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A Iberia e a Iberia Express assinaram uma parceria com a Cepsa com vista à “descarbonização do setor aéreo” e através da qual vão ser desenvolvidos combustíveis de origem sustentável (SAF) para a aviação e estudadas outras alternativas, como o hidrogénio ou a eletricidade.

Num comunicado enviado à imprensa, a Iberia explica que o objetivo desta parceria passa por “fomentar a mobilidade sustentável dos aviões e da frota de veículos que presta serviços nos aeroportos”.

A Iberia explica ainda que o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis é uma prioridade para tornar a indústria da aviação cada vez mais livre de carbono e atingir os objetivos da Agenda 2030.

“Este projeto, que contempla a investigação e testes de voo com SAF, contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, acrescenta a Iberia, que salienta a experiência da Cepsa nesta matéria, uma vez que a empresa já produz biocombustível há mais de 10 anos.

A Iberia recorda que, enquanto parte do Grupo IAG, estabeleceu o compromisso de chegar a zero emissões poluentes até 2050 e operar um mínimo de 10% dos seus voos com combustível sustentável até 2030.

Para alcançar a meta estabelecida, a companhia aérea elaborou uma estratégia que assenta em três pilares, concretamente operações mais eficientes, uma experiência de viagem mais sustentável para os clientes e o compromisso com a transição ecológica da aviação.

“Para a descarbonização do setor aéreo é imprescindível o desenvolvimento, produção e distribuição dos combustíveis de origem sustentável a preços acessíveis e em quantidade suficiente”, realça Javier Sánchez-Prieto, presidente e CEO da Iberia.

 

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easyJet lança nova promoção com 50 mil lugares e preços desde 14,99 euros

Nova promoção da easyJet é válida até 31 de janeiro e aplica-se a voos de e para Lisboa e Porto.

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A easyJet lançou esta segunda-feira, 24 de janeiro, uma nova promoção com 50 mil lugares que apresenta preços a partir de 14,99 euros por pessoa, válida até 31 de janeiro, em voos de e para Lisboa e Porto.

De acordo com um comunicado da companhia aérea low cost, a promoção inclui destinos como Funchal, Madrid ou Bordéus à partida de Lisboa, enquanto à saída do Porto estão disponíveis destinos como Funchal, Bordéus, Toulouse e Rennes.

As reservas devem ser realizadas através do site easyjet.com e as viagens devem ser realizadas entre 1 de fevereiro e 31 de março.

Além desta oferta, a companhia aérea anuncia ainda que, “para quem já quer sentir o verão, a easyJet adicionou perto de 260 mil lugares para alguns dos destinos favoritos dos seus clientes a partir do Porto”, a exemplo de Bordéus, Paris, Funchal, Ibiza, Luxemburgo, Nice, Palma de Maiorca, Zurique, Milão e Rennes, num aumento que, segundo a easyJet, “reforça a posição da companhia como a número dois no Aeroporto Francisco Sá Carneiro”.

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Qatar Airways reafirma que problemas nos A350 “não são superficiais”

Companhia aérea do Qatar divulgou um vídeo onde mostra os problemas na fuselagem dos A350 e que comprova que os “defeitos não são superficiais”.

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A Qatar Airways veio esta sexta-feira, 21 de janeiro, reagir à Airbus, que desvalorizou as queixas da companhia aérea do Qatar em relação a problemas na fuselagem de 21 aparelhos A350, e reafirma que “os defeitos não são superficiais” e colocam mesmo em causa a segurança das aeronaves.

Num comunicado divulgado, a Qatar Airways diz que procurou reunir-se com a Airbus para resolver a situação de degradação da fuselagem dos aparelhos, que levou à paragem de 21 aviões A350 da companhia aérea do Qatar, e reafirma que, devido a esses problemas, tem “sérias e legitimas preocupações de segurança” em relação a estes aparelhos.

De acordo com a Qatar Airways, um desses problemas leva a que o “sistema de proteção contra raios da aeronave fique exposto e danificado”, enquanto outro problema provoca a exposição à luz e humidade da estrutura interna, existindo ainda problemas ao nível de rachaduras e nos rebites da fuselagem dos aviões.

Para comprovar os problemas que denuncia, a Qatar Airways fez mesmo um vídeo onde mostra o atual estado dos A350 e que, segundo a companhia aérea, permite perceber que os “defeitos não são superficiais”.

A Qatar Airways congratula-se ainda pela marcação de uma audiência para abril e que, segundo a companhia aérea do Qatar, representa um “esforço para encontrar uma resolução mais rápida para a disputa”, que desde janeiro decorre na divisão de Tecnologia e Construção do Supremo Tribunal da Inglaterra.

“Continuamos a acreditar firmemente que a Airbus deve realizar uma investigação completa para estabelecer conclusivamente sua causa”, considera a Qatar Airways, que garante que a sua prioridade continua a ser a segurança dos seus passageiros e tripulantes.

A companhia acrescenta que, enquanto o problema não for resolvido e a sua causa identificada, os 21 aparelhos A350 da Qatar Airways vão continuar parados, com a transportadora a garantir ainda que também não aceita a entrega de novos aparelhos deste modelo e a criticar a Airbus por ter tentado suspender a entrega de uma encomenda de 50 aviões A321 NEO, numa atitude que a Qatar Airways entende como uma forma de ampliar a disputa em curso.

“É motivo de grande pesar e frustração que a Airbus tenha tomado a aparente decisão de expandir e escalar essa disputa. Continuamos a instar a Airbus a realizar uma análise satisfatória da causa dos defeitos, conforme necessário”, acrescenta a Qatar Airways, que diz estar disponível para ajudar a apurar as causas do problemas, mas garante que vai continuar “a defender vigorosamente” a sua posição a nível judicial.

 

 

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