Oferta de hotéis à venda aumenta 1% com a pandemia
Embora ligeira, registou uma subida (1%) no número de unidades hoteleiras à venda em território nacional.
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De acordo com os números avançados recentemente pela plataforma idealista, a pandemia fez aumentar a oferta de hotéis à venda em Portugal em 1% num ano, indicando que, no dia 15 de novembro de 2021, havia 166 hotéis à procura de novo dono no mercado nacional, contra os 164 de igual período de 2020.
Por distrito, é em Faro (Algarve) onde está localizada a maior oferta de empreendimentos turísticos à venda (27 unidades), apesar da descida de 13% face ao mesmo mês de 2020. Seguem-se o Porto, com 23 unidades, Lisboa com 21, Setúbal (+11), Viseu (+11), Leiria (+10) e a ilha da Madeira (+9).
Por outro lado, em Castelo Branco não existe nenhum empreendimento turístico disponível atualmente e Vila Real apenas conta com um imóvel colocado no mercado. De referir que nos Açores, apenas existem empreendimentos turísticos à venda na ilha de Santa Maria (2) e na Ilha de São Miguel (2), sendo que, nas restantes ilhas, não existe nenhum empreendimento turístico à venda. Também no arquipélago da Madeira, não há um único projeto hoteleiro à venda na ilha de Porto Santo, segundo mostram ainda os dados do marketplace imobiliário.
Se por distrito, Faro apresenta-se a liderar o ranking, por região, é o Centro que aparece no 1.º lugar, com 44 unidades disponíveis em novembro deste ano. Ainda assim, este valor representa uma descida de 15% face ao número de empreendimentos turísticos anunciados em novembro do ano passado (52). Seguem-se a região Norte e o Algarve, com 40 e 27 hotéis anunciados para venda, respetivamente, no mesmo mês.
Lisboa está em destaque nesta análise, já que é a região que viu disparar o número de empreendimentos turísticos à venda. Falamos de um aumento de 75%, isto é, a oferta passou de 12 unidades no mercado em novembro do ano passado para 21 em novembro deste ano. Segue-se os Açores, com uma subida de 33%, o Alentejo (24%) e o Norte (3%).
No sentido inverso, além da região Centro, é no Algarve onde há menos empreendimentos turísticos disponíveis para serem transacionados do que há um ano (em concreto -13%). Também a Madeira teve uma quebra na oferta de hotéis à venda (-10%).