Lisbon Tourism Summit regressa entre 16 a 18 de novembro com foco na digitalização do turismo
Iniciativa, que conta com o apoio do Turismo de Portugal, inclui palestras, workshops e encontros informais, com foco na digitalização e em soluções inovadoras que melhorem a experiência do turista.
Publituris
CoStar: Pipeline hoteleiro diminui globalmente, exceto nas Américas
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
Universidade de Coimbra lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto
Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA
A Lisbon Tourism Summit, evento organizado pela consultora de inovação colaborativa Beta-i, com o apoio do Turismo de Portugal, regressa entre 16 e 18 de novembro, com foco na “digitalização do turismo e em soluções inovadoras e inteligentes que melhorem a experiência do turista”.
Nesta edição, a Lisbon Tourism Summit vai decorrer em formato híbrido, com o objetivo de funcionar como um ponto de ligação entre startups, investidores e empresários do setor de referência nacional e internacional.
A iniciativa inclui palestras, workshops e encontros informais, nos quais vão ser “debatidas as tendências que estão a impactar o sector nos dias de hoje” e de acordo com três desafios estratégicos: “como criar uma estratégia de comunicação e vendas orientada por dados”, “como melhorar a experiência de viagem” e “como criar operações mais inteligentes”.
“Para acompanhar o processo de recuperação no pós-pandemia, o sector do turismo terá inevitavelmente de criar soluções inovadoras que incluirão a adoção da tecnologia de uma forma mais ampla. Não há dúvida de que o futuro dependerá da automação, inteligência artificial, IoT, métodos de gamificação, entre outros – são estes os elementos que vão moldar a nova experiência turística. Como tal, com esta cimeira, queremos acelerar a entrada destas inovações no mercado”, explica Pedro Rocha Vieira, cofundador e CEO da Beta-i.
Na sessão de abertura do evento está já confirmada a participação de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, assim como de vários oradores nacionais e internacionais ao longo de toda a Lisbon Tourism Summit, com os quais vai ser também possível ter acesso a encontros 1-1.
Rowena Hennigan, especialista internacional no Futuro do Trabalho, que vai abordar o potencial do mercado “nómada”; Gabriele Horcher, especialista na transformação da comunicação e uma das “100 Melhores Empreendedoras” de língua alemã, que vai falar sobre o impacto da Inteligência Artificial na comunicação; e Chris Carmichael, responsável de inovação na empresa de turismo TUI Musement e que vai desafiar os participantes a pensar no futuro das viagens e das férias, são alguns dos oradores internacionais já confirmados.
Na agenda constam ainda os nomes de Rui Inácio, diretor da Unidade de Política Regional da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C); Carlos Mondragon, CEO e cofundador da Boxtolife; Joseph Deutsch, vice-presidente de vendas e marketing da Parsempo; Letizia Elia, responsável de Desenvolvimento de Negócio e administradora do Turismo da Suíça; Mário Cruz, responsável de marketing da Stratio; Felipe Ávila da Costa, cofundador e CEO Infraspeak; Tiago Araújo, cofundador e CEO da HiJiffy; e Sérgio Guerreiro, coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal.
A Lisbon Tourism Summit inclui ainda a fase final do The Journey, programa de inovação aberta organizado pela Beta-i, que facilita a colaboração entre empresas líderes nesta indústria e startups tecnológicas de todo o mundo para o desenvolvimento de projetos e que também conta com o apoio do Turismo de Portugal.
“Os projetos-piloto desenvolvidos por duas startups em conjunto com a Parques de Sintra e o Grupo Barraqueiro serão apresentados na cimeira”, refere a organização, revelando que o programa começou em janeiro de 2021 e envolveu, até à data, 14 startups de países como Portugal, Israel, Espanha, França, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.
Do programa da Lisbon Tourism Summit fazem ainda parte “workshops dedicados a áreas como a transformação digital para hotelaria e o Turismo 4.0 em cidades inteligentes, segmentação de clientes com base na recolha de dados e criação de experiências surpreendentes para o consumidor, através do design”.
O evento é dirigido “a profissionais, especialistas, empresários ou estudantes na área de viagens, hospitalidade, entretenimento, atividades de turismo de lazer e startups tecnológicas na área de viagens que procurem encontrar e cooperar com organizações líderes neste sector”, tem participação gratuita e não requer registo prévio. O programa completo está disponível aqui.