Assine já
Meeting Industry

Turismo interior mostra-se em Valladolid com participação portuguesa

O Turismo interior irá mostrar-se durante quatro dias na cidade espanhola de Valladolid.

Publituris
Meeting Industry

Turismo interior mostra-se em Valladolid com participação portuguesa

O Turismo interior irá mostrar-se durante quatro dias na cidade espanhola de Valladolid.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Espanha considera participação na FITUR uma viagem essencial
Homepage
Península Ibérica e América Latina unidas na FETUREX
Homepage
EIBTM com pedidos de reservas “sem precedentes”
Homepage
EIBTM 2012 espera recorde de expositores na secção de tecnologias
Homepage

A 24.ª edição da INTUR, Feira Internacional de Turismo Interior, tem início no próximo dia 18 de novembro, na cidade espanhola de Valladolid, num novo formato que estabelece uma diferenciação clara entre o conteúdo para profissionais e o aspeto promocional e de divulgação destinado aos visitantes.

Assim, a “INTUR Business” reunirá todas as atividades profissionais na quinta-feira, dia 18 de novembro, e a “INTUR Travellers” abrirá portas de sexta-feira a domingo, ou seja, de 19 a 21 de novembro com propostas para o público.

A “INTUR Business” terá como elemento fundamental o mercado de contratação, que reunirá cerca de 60 operadores turísticos, agências, destinos e prestadores de serviços. Turismo cultural, gastronomia e vinho, aventura, atividades para pequenos grupos, experiências únicas, qualidade e ligadas ao território são as principais exigências dos compradores, que vêm da Alemanha, EUA, Portugal, Rússia, Holanda, Itália, Argentina, Bélgica, Coreia, entre outros.

Já a “INTUR Travellers” engloba as propostas de mais de mil destinos, empresas e grupos profissionais que irão apresentar as suas opções de viagem. Regiões autónomas, cidades, províncias, vilas, aldeias, condados, alojamento, turismo rural e empresas de serviços compõem o perfil dos expositores na Feira de Valladolid.

Portugal voltará a ter uma presença com a presença de regiões, municípios, empresas privadas, projetos transfronteiriços como o Discover Duero Douro e iniciativas conjuntas de Almeida e Ciudad Rodrigo.

De Portugal viajarão até Valladolid a Região Centro, Porto e Norte, Castelo Branco, Alto Tâmega, Vila Franca de Xira, Pinhel, Trás-os-Montes, Guarda e Loulé.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Meeting Industry

Fira de Barcelona organiza 80 eventos nacionais e internacionais em 2022

Depois de um ano 2021 algo instável, a organização da Fira Barcelona estima realizar 80 eventos nacionais e internacionais em 2022.

Publituris

A Fira de Barcelona prevê um ano 2022 de “grande atividade” com a celebração de importantes eventos internacionais como Alimentaria, MWC Barcelona, ISE ou Marisco, entre outros.

A entidade responsável pela organização de eventos na capital catalã prevê, assim, a realização de cerca de 80 eventos nacionais e internacionais, além da atuação em outros países. Nalguns casos, “a proposta digital será agregada ao formato presencial, no qual serão aplicadas as medidas de prevenção estabelecidas, a fim de ampliar sua projeção e impacto internacional”, adianta a Fira Barcelona.

Estas previsões foram abordadas na reunião do Conselho Geral da Fira, na qual, de resto, foram apresentados os resultados económicos de 2021, com receitas estimadas em 60 milhões de euros, “fruto da atividade concentrada no segundo semestre do ano devido à impossibilidade de realização de eventos durante o primeiro semestre”, indicou a organização.

A mesma organização afirmou que, “apesar da oscilante situação pandémica, olhamos para 2022 com otimismo e cautela ao mesmo tempo, confiantes em poder celebrar, aplicando as medidas de prevenção pertinentes, o grande número de eventos planeados com o objetivo de contribuir para a tão necessária reativação do tecido industrial e social do país”.

Nesse sentido, Pau Relat, presidente do Conselho de Administração da instituição, expressou também “a importância da normalização progressiva da mobilidade internacional e do setor de feiras”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

FITUR confirma realização com reforço dos protocolos sanitários

A menos de um mês da realização do evento, a organização da FITUR confirma a realização da feira de Madrid, apostando na aplicação de um rigoroso protocolo sanitário entre 19 e 23 de janeiro.

Victor Jorge

A organização da FITUR 2022, que se realizará de 19 a 23 do próximo mês de janeiro, confirmou, em comunicado, a realização do evento, salientando que será “uma edição estratégica para dinamizar o mercado mundial do turismo” e que terá como objetivo “oferecer a toda a cadeia de valor da indústria turística um quadro para o negócio e encontro global que contribua para o impulso da recuperação e do crescimento do setor”.

Para tal, a IFEMA Madrid, responsável pela organização do evento, redobrará a segurança da grande feira, com a aplicação de um rigoroso protocolo sanitário que inclui, como requisito indispensável, a exigência do Certificado de Vacinação aos cidadãos da União Europeia, e aos cidadãos de terceiros países, os requisitos que nessas datas forem exigidos na fronteira.

A IFEMA MADRID diz “já ter mostrado ao mundo, em maio de 2021, que era possível realizar eventos seguros, com a realização da FITUR 21”. Por isso, avança que, “num contexto verdadeiramente complicado”, voltará a implementar, em 2022, um “rigoroso protocolo de medidas e sistemas para garantir a segurança de todos os expositores e visitantes”.

Para tal, a organização diz que irá levar a cabo “o controlo de capacidade em todos os pavilhões, com sistemas automatizados de contagem de pessoas, e com um sistema inteligente digital para a análise de espaços, capacidade e comportamento dos assistentes, controlando em qualquer momento as aglomerações, além de exigir a obrigatoriedade de uso da máscara no interior das instalações da IFEMA MADRID, e os controlos de temperatura que estão implementados em todas as feiras”.

Além disso, a organização refere que irá dotar as instalações da IFEMA MADRID de um “avançado e potente sistema de ventilação que garante a total eliminação da recirculação do ar, com um sistema de filtração que produz uma completa renovação do ar cada 20 minutos, elemento fundamental e crítico para evitar a propagação de patógenos”.

Estas medidas serão complementadas pela organização com a circulação de pessoas e a distribuição de espaços para garantir a distância de segurança interpessoal, a colocação de dispensadores de gel hidroalcoólico e desinfetantes em todo o recinto, e o uso de passes digitais para evitar contactos.

Recorde-se que a FITUR 2022 ocupará oito pavilhões do recinto de feiras de Madrid.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Meeting Industry

10.º Congresso da APECATE nos dias 8 e 9 de março de 2022 em Guimarães

O 10º Congresso da APECATE está marcado para os dias 08 e 09 de Março do próximo ano, em Guimarães, para discutir um conjunto de temas que interessam não só às atividades que representa, como ao turismo em geral.

Publituris

O 10º Congresso da APECATE já tem data e local de realização. Vai ter lugar nos dias 08 e 09 em Guimarães.

Em comunicado, a Associação que congrega e representa as empresas de congressos, animação turística e eventos de Portugal, indica que “neste momento de transição de uma forte crise provocada pela pandemia da Covid-19 para um novo contexto de endemia, todo o setor está a reajustar modelos, estruturar produtos, apostando na recuperação económica e num futuro melhor”.

Neste âmbito, o Congresso irá abordar vários temas, que passam pelos custos de contexto, as necessidades de ordenamento, a melhoria dos processos de promoção e venda, assim como a criação de redes com todos os intervenientes do turismo.

Guimarães vai aproveitar a presença dos participantes do 10º Congresso da APECATE para divulgar a sua oferta turística, com destaque para o que existe a área da animação turística.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

Edição presencial da ITB Berlim 2022 cancelada

Pelo segundo ano, a ITB Berlim só conhecerá uma versão online. Os crescentes casos de COVID-19, devido à nova variante Ómicron, levaram a organização do evento a cancelar a edição presencial de 2022.

Victor Jorge

A Messe Berlin, responsável pela organização da ITB Berlim, anunciou esta quinta-feira, 16 de dezembro, o cancelamento do evento presencial que se deveria realizar nos próximos dias 9 a 13 de março de 2022.

Em nota publicada no site, a organização refere que “a ITB Berlim 2022 não acontecerá como originalmente planeado”, avançando ainda que, “devido aos últimos desenvolvimentos a Messe Berlin não pode oferecer aos seus expositores e parceiros a certeza de planeamento necessária com a realização de uma ITB Berlim presencial no início de março”.

A situação atual com pandemia e a nova variante Ómicron, bem como as restrições de viagens mais rígidas e os limites impostos ao número de pessoas que podem participar de grandes eventos, levaram a Messe Berlin a dar esse passo.

“Fizemos todo o possível para que fosse possível realizar novamente a ITB Berlim como um evento presencial na capital alemã”, lê-se na nota.

A organização diz ainda que “todas as reservas de stands dos expositores principais para a ITB Berlim 2022 serão canceladas e as faturas de taxas já pagas serão reembolsadas”. Os pedidos de ingressos para expositores e visitantes comerciais também serão cancelados ou não serão faturados. Atualizações diárias sobre o novo conceito estarão disponíveis a partir de janeiro em itb.com.

Assim, o evento de 2022 será realizada de forma virtual, com transmissão, estando garantido o Digital Business Day.

“Em março de 2023, a ITB Berlin estará de volta com um evento presencial”, diz a organização, estando previsto o evento ser inaugurado a 8 de março no Berlin Exhibition Grounds.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Meeting Industry

Nova edição: FITUR, dossier Destinos de Inverno e Istambul

A nova edição do Publituris, a única do mês de dezembro, faz capa com uma entrevista a Maria Valcarce, diretora da FITUR, a feira de turismo de Madrid, que regressa entre 19 e 23 de janeiro e que, segundo a responsável, já se deverá equiparar às “feiras pré-pandémicas”.

Publituris

A nova edição do Publituris, a única do mês de dezembro e última de 2021, faz capa com uma entrevista a Maria Valcarce, diretora da FITUR, a feira de turismo de Madrid, que regressa entre 19 e 23 de janeiro de 2022 e que, segundo a responsável, já se deverá equiparar às “feiras pré-pandémicas”.

Na entrevista ao Publituris, Maria Valcarce fala também de como está a ser preparado o certame, que deverá voltar a contar com várias seções temáticas e com uma forte presença portuguesa.

Nesta edição, leia também a reportagem sobre Istambul, que fomos visitar a convite do operador turístico Viagens Tempo e da Turkish Airlines, numa viagem de familiarização que contou com a participação de sete agentes de viagens e que pretendeu mostrar que a maior cidade da Turquia é “um destino seguro”, mesmo em tempos de pandemia, e que já voltou a receber turistas de todo o mundo.

Conheça também quais os destinos que os operadores turísticos portugueses estão a programar para esta época festiva e para os próximos meses, e como está a procura, num dossier sobre Destinos de Inverno, que, ao contrário do que acontecia no passado, passam mais pelo calor do que propriamente pela neve.

Neste dossier, publicamos ainda uma entrevista a Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, região que vai voltar a contar com uma forte programação para o final do ano e que tem sido um dos destinos mais procurados pelos portugueses para férias de inverno.

Destaque ainda para um entrevista com Duarte Moreira, novo responsável comercial da Lisbon Helicopters, empresa de animação turística que realiza passeios de helicóptero em Lisboa e arredores, e que conta com uma nova estratégia comercial. Depois do regresso à operação em outubro, a Lisbon Helicopters já está de volta aos bons resultados e espera avançar, em breve, para vários dos projetos que tem em carteira.

Nesta edição, leia ainda as opiniões de Vicente Rodrigues (coordenador da Pós-Graduação em Top Management in Hospitality and Tourism do ISCTE Executive Education), Amaro Correia (docente da Atlântico Business School), José Varela Gomes (co-coordenador da Licenciatura em Gestão Hoteleira do ISAG) e Luiz S. Marques (investigador do Dreams da Universidade Lusófona).

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

BTL 2022: Forte adesão por parte dos expositores na 1ª fase de atribuição dos espaços

A organização da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, cuja edição de 2022 terá lugar de16 a 20 de março, na FIL, confirma uma forte adesão por parte dos expositores durante a primeira fase de atribuição dos espaços.

Publituris

A organização da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa confirma que, para a 32ª edição da Feira, houve uma forte adesão por parte dos expositores durante a primeira fase de atribuição dos espaços.

A gestora da Feira, Dália Palma, refere que “é com enorme otimismo que terminamos a primeira fase das adjudicações de espaço para a BTL 2022, onde se verificou um muito forte compromisso do sector com o evento”.

Mais de 90% dos expositores das áreas da hotelaria, dos equipamento e serviços, da animação turística, da distribuição (agências de viagens e tour operadores) e das companhias aéreas que estavam inscritos na BTL 2020 (as edições de 2020 e 2021 foram adiadas devido à pandemia) já confirmaram a sua presença na edição do próximo ano, que decorre na FIL de 16 a 20 de março. Fato que, para Dália Palma, é um resultado demonstrativo, quer da resiliência do setor, quer do reconhecimento da BTL como a maior montra de oferta turística que se realiza em Portugal, em particular o trade e para os agentes focados no público, nomeadamente a venda direta”.

A BTL 2022 vai ocupar os quatro pavilhões da FIL – Parque das Nações, contando com a presença de uma grande variedade de empresas ligadas à restauração e hotelaria, operadores e distribuidores turísticos, agências de viagens, bem como as entidades nacionais de promoção de turismo, associações e municípios.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

IPDT Tourism Conference vai definir agenda para o turismo em 2022

O IPDT Tourism Conference, que decorre em formato online, no próximo dia 16 de dezembro, pretende fomentar o debate e a reflexão em torno das oportunidades e desafios que se colocam ao setor, com o olhar para o próximo ano.

É já no dia 16 de dezembro que vai decorrer, em formato online, a edição de 2021 da IPDT – Tourism Conference, que pretende dar contributos para uma agenda estratégica para o turismo no horizonte 2022.

Promovida pela IPDT, a conferência, que vai na sua 16ª edição, pretende unir conhecimento e experiência para refletir e analisar os desafios e oportunidades que se colocam ao turismo, com o objetivo de identificar propostas para uma agenda estratégica para o setor no ano que se avizinha.

Em debate estarão temas como: Quais os grandes desafios e oportunidades para o turismo em 2022?; Qual a importância da sustentabilidade para o desenvolvimento?; Como estão os destinos a preparar-se para a retoma?; e Quais as principais tendências para o turismo em 2022?.

Entre os oradores constam Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Manuel Violas, presidente do Grupo Solverde e Chairman da Conferência, Eduardo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Luís Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, António Jorge Costa, presidente do IPDT – Turismo e Consultoria, na sessão de abertura.

Os dois painéis contarão com intervenções de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Sandra Carvão,Chief, Market Intelligence and Competitiveness at UNWTO, Adolfo Mesquita Nunes, ex-secretário de Estado do Turismo, Mariana Ribeiro Ferreira, diretora Cidadania Empresarial e Responsabilidade Social CUF, António Loureiro, Travelport accounts Managing Director Iberia/Benelux/France, Cristina Siza Vieira, vice-presidente VP Executiva da AHP, Mafalda Magalhães, Operations Manager do FCPorto Museum, e ainda de Ricardo Valente, vereador do pelouro de Turismo e Comércio da Câmara Municipal do Porto.

O encerramento da sessão ficará a cargo de António Jorge Costa, José Guilherme Aguiar, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e Miguel Reis, presidente do Município de Espinho.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Meeting Industry

É obrigatório apresentação de teste no Congresso da APAVT

É obrigatória a apresentação de um teste PCR efetuado nas 72 horas anteriores, ou teste antigénio realizado nas 48 horas anteriores à participação no Congresso da APAVT, que acontece de 01 a 03 de dezembro, em Aveiro.

Em circular enviada aos inscritos no seu Congresso, que se realiza de 01 a 03 de dezembro, em Aveiro, a APAVT informa que é obrigatório a apresentação de um teste PCR efetuado nas 72 horas anteriores, ou teste antigénio realizado nas 48 horas anteriores ao evento. 

A APAVT justifica a decisão na sequência das medidas tomadas quinta-feira pelo Governo sobre a assistência a grandes eventos.  

“Não estando ainda clarificado juridicamente o conceito de ‘grande evento’, não é possível classificar o nosso Congresso, que conta neste momento com 718 inscritos, nesta categoria”, indica a circular da Associação, esclarecendo que, “apesar desta circunstância, face ao curto prazo de que dispomos, e para minimizar riscos, optámos por nos preparar para este cenário, ou seja, atuar como se este Congresso da APAVT seja classificado como grande evento”. 

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo informa ainda que irá preparar um módulo de apoio no Centro de Congressos, mas alerta que, devido à previsão de um número elevado de participantes, e do curto espaço de tempo disponível, convém realizar um destes testes antes da partida para Aveiro.  

Em resposta, face a estas circunstâncias, a APAVT quer demonstrar “a nossa vontade de trabalhar, e a possibilidade de continuarmos a trabalhar, apesar das novas restrições em que vivemos”, conclui a comunicação. 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Meeting Industry

III Congresso da ADHP Júnior debate ‘O Estagiário – Informar e Dignificar’

A Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal Júnior reúne esta quinta-feira o seu III Congresso em Lisboa com o tema “O Estagiário – Informar e Dignificar”. 

Publituris

A Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal Júnior reúne esta quinta-feira o seu III Congresso no Instituto Técnico Superior de Educação e Ciências com o tema “O Estagiário – Informar e Dignificar”.  

A associação pretende analisar o papel do estagiário e os desafios que enfrenta no mercado de trabalho, refletir e tirar conclusões sobre a visão das empresas, dos recém-licenciados e dos alunos em relação aos desafios inerentes à profissão, assim como analisar o impacto positivo que os estagiários têm nas empresas. 

Leonardo Simões, da Secção Júnior da ADHP, refere que “pretendemos fazer um balanço entre as expetativas que os jovens recém-licenciados e o próprio corpo estudantil tem da entrada no mercado de trabalho face à visão dos profissionais do setor, com base nos desafios que o mercado enfrenta na atualidade” 

Temáticas como ‘O Estágio’, ‘A Procura e a Oferta’, ‘Será o Futuro uma Roleta Russa?’ ‘Coaching Pessoal e de Equipa’ constituem os quatro painéis em debate. Antes da sessão de encerramento, terá lugar ainda uma mesa redonda: ‘Depois do Estágio…’ 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Meeting Industry

FITUR em crescendo para a edição de 2022

Sob o lema “Abraçamos o Mundo”, a participação oficial internacional na FITUR 2022 situa-se, a dois meses do evento, 70% acima dos resultados da edição de 2020 e 240% face a 2021.

Publituris

A menos de dois meses do início da FITUR 2022, a realizar-se, em Madrid, de 19 a 23 de janeiro do próximo ano, a organização dá a conhecer o lema do evento – “Abraçamos o Mundo” – , bem como o país parceiro: República Dominicana.

Após a FITUR 2021 na sua edição “Especial recuperação Turismo” e com o apoio de toda a cadeia de valor da indústria turística internacional, a feira “centra-se na sua missão essencial de contribuir para a recuperação do turismo”, refere a organização em comunicado.

Assim o mostra o crescimento de 53% que já registou esta próxima edição, em relação à de 2021 e a previsão de continuar a aumentar esta participação, que avança na tónica de participação anterior à pandemia.

A representação da indústria turística espanhola já está confirmada ao seu nível máximo, no que se refere às Comunidades Autónomas e Cidades, assim como, de forma muito positiva no que se refere às empresas, ao qual é preciso acrescentar o crescimento da participação oficial internacional que se situa, a dois meses do evento, 70% acima dos resultados da FITUR 2020, representando um crescimento de 240% em comparação com a edição de maio de 2021.

A FITUR 2022, em linha com fatores como a gradual normalização da atividade turística, foi, mais uma vez, declarada pelo Governo como “Acontecimento de Excecional Interesse Público”, além do importante apoio de toda a cadeia de valor do turismo.

Neste sentido, a feria continua a desenvolver a sua estratégia de profissionalização e especialização abordando os diferentes segmentos que intervêm como dinamizadores do mercado turístico, nas suas secções FITURTECHY; FITUR KNOW HOW & EXPORT, FITUR MICE; FITUR HEALTH; FITUR ENTERTAINMENT; FITUR TALENT; FITUR LGBT+ e FITUR WOMAN, assim com nos eventos B2B e programas de atividades que mostrarão aos profissionais algumas das chaves e desafios de futuro, com especial atenção na transição digital, nos avanços tecnológicos e no desenvolvimento sustentável. À par destas secções, o Observatório FITURNEXT estará dedicado este ano à promoção de boas práticas turísticas em termos de acessibilidade.

Toda a oferta da FITUR irá expandir-se ao longo de oito pavilhões com a seguinte articulação: América no Pavilhão 3; Europa e Médio Oriente, Pavilhão 4; Ásia-Pacífico e África, Pavilhão 6; Entidades e Organismos Oficiais Espanhóis, Pavilhão 5, 7 e 9; Empresas e Travel Technology nos Pavilhões 8 e 10.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Toda a informação sobre o sector do turismo, à distância de um clique.

Assine agora a newsletter e receba diariamente as principais notícias do Turismo. É gratuito e não demora mais do que 15 segundos.

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se conectado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.