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Top Atlântico e Turismo da Madeira juntam-se para lançar campanha de Natal

A Top Atlântico e o Turismo da Madeira juntaram-se para lançar a campanha “Madeira, Viva o Espírito do Natal”, que vai estar em destaque no site e nas montras de 55 lojas da rede de agências de viagens.

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Top Atlântico e Turismo da Madeira juntam-se para lançar campanha de Natal

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A Top Atlântico e o Turismo da Madeira juntaram-se para convidar os portugueses a visitar a Madeira neste Natal e promover a oferta madeirense nesta época festiva, na campanha “Madeira, Viva o Espírito do Natal”.

De acordo com a rede de agências de viagens do grupo Wamos, esta parceria “visa promover o destino Madeira nesta época de Natal com fortes argumentos que prometem uma experiência inesquecível e imbuída de um forte espírito natalício”, uma vez que o destino vai voltar a contar com diversas iniciativas que prometem tornar esta época ainda mais especial.

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“Luzes e decorações deslumbrantes, Mercados de Natal, ruas cheias de animação e ambiente festivo e, claro, a deliciosa gastronomia madeirense que no Natal mostra algumas tradições dignas de serem conhecidas, são alguns dos motivos que tornam especial o Natal madeirense”, destaca a Top Atlântico.

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A nova campanha vai estar nas montras de 55 lojas da Top Atlântico, assim como no site da rede de agências de viagens, convidando os portugueses a visitarem o destino, cujas celebrações de Natal e Réveillon acontecem entre 1 de dezembro de 2021 e 9 de janeiro de 2022.

 

 

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Soltour lança charters para Cancún no Natal e Réveillon

Nesta época festival de Natal e Réveillon, a Soltour vai apostar em Cancún, no México, disponibilizando voos charters diretos desde Lisboa para o destino, entre 19 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025.

A Soltour anunciou que, nesta época festival de Natal e Réveillon, vai apostar em Cancún, no México, disponibilizando voos charters diretos desde Lisboa para o destino, entre 19 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025.

“Neste Natal e Ano Novo, a Soltour convida os portugueses a encerrar 2024 e dar as boas-vindas a 2025 nas águas quentes de Cancún, no México. O operador turístico contará com voos diretos, a partir de Lisboa, entre 19 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025.

Segundo a Soltour, Cancún é um destino “perfeito para os viajantes que preferem celebrar esta época festiva fora de casa”, uma vez que oferece uma “conjugação de riqueza cultural e praias caribenhas de referência”, que garante uma “experiência de fim de ano inesquecível”.

“Com uma oferta de hospitalidade de nível mundial, célebre pelos resorts luxuosos, que é ideal para quem procura uma experiência de tranquilidade nas águas quentes das Caraíbas, o destino é igualmente convidativo para os viajantes que preferem experiências culturais. Cancún permite fácil acesso a locais de grande importância histórica, como Tulum e Chichén Itzá, esta última considerada uma das sete maravilhas do mundo”, refere ainda o operador turístico.

De acordo com Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Espanha e Portugal, a aposta em Cancún surge porque o operador turístico quer “dar aos viajantes a chance de encerrar 2024 com experiências inesquecíveis”.

“Sabemos que esta é uma altura eleita por muitos portugueses para viajar, mas que estes procuram opções seguras, que lhes deem garantias de uma experiência tranquila e memorável para fechar o ano com chave de ouro. Por isso, quisemos disponibilizar às agências de viagens uma operação atrativa, para um destino em que temos longa tradição a nível de operação, assegurando assim o selo de qualidade da Soltour”, explica o responsável.

A oferta da Soltour para o Natal e Réveillon já está disponível no website do operador turístico e pode ser consultada aqui.

 

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Lusanova lança circuitos Ibéricos de Natal e Fim-de-Ano

A Lusanova lançou uma série de circuitos especiais em Portugal e Espanha para o Natal e Fim-de-Ano, que já se encontra disponível online, através do website do operador turístico.

A Lusanova lançou uma série de Circuitos Ibéricos especiais para o Natal e Fim-de-Ano, oferta que, segundo comunicado do operador turístico, inclui propostas para Portugal e Espanha e que já se encontra disponível no website da Lusanova.

Para o Natal, a Lusanova disponibiliza um circuito temático por Fátima e Óbidos, que inclui jantar de Consoada e a possibilidade de assistir à Missa do Galo no Santuário de Fátima, cujos preços começam nos 225 euros e contempla também transporte em autocarro de turismo, alojamento e algumas refeições, com estada no Hotel Santa Maria.

Para o Fim-de-Ano, as propostas da Lusanova passam por destinos em Portugal e em Espanha, com destaque para os circuitos de Fim-de-Ano em território nacional para Castelo Branco, a partir de 465 euros, com estada no Hotel Rainha Dona Amélia Arts & Leisure e partida de Lisboa, e para Lagos, em combinação com Albufeira, com saídas de Lisboa e Setúbal, a partir de 550 euros.

O operador turístico disponibiliza ainda outras opções para o Fim-de-Ano que incluem Vila Real, em combinação com Chaves, e Guimarães, com Braga, cujas partidas decorrem de Lisboa, Coimbra e Porto.

Já em Espanha, as propostas da Lusanova incluem Madrid, num combinado com a cidade de Toledo, assim como Sevilha e Córdoba, Granada e a Serra Nevada, tendo estes circuitos partidas de Lisboa e Setúbal, e incluindo transporte em autocarro de turismo, alojamento e pequeno-almoço, guia acompanhante e seguro de viagem.

Toda a programação da Lusanova para a época festiva do Natal e Fim-de-Ano está disponível online, atraves do website do operador turístico, que pode ser consultado aqui.

 

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Turangra da Graciosa já funciona sob a marca Bestravel

O grupo Newtour explica que a mudança foi oficializada a 25 de setembro e insere-se “no processo de reorganização do portfólio do grupo Newtour, que inclui também as operações já existentes em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada”.

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A agência de viagens Turangra da ilha Graciosa, nos Açores, já está a funcionar sob a marca Bestravel, mudança que foi oficializada a 25 de setembro e que se insere “no processo de reorganização do portfólio do grupo Newtour, que inclui também as operações já existentes em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada”.

Num comunicado enviado à imprensa, o grupo turístico, que detém também o operador turístico Soltrópico, explica que a mudança da loja para a marca Bestravel visa consolidar a “presença da maior rede de agências de viagens em regime de franchising nos Açores”.

Esta integração “representa o culminar de um caminho que nos permite unificar a oferta ao consumidor final, oferecendo novas vantagens aos clientes da Graciosa, ao mesmo tempo que reforçamos a nossa aposta no segmento de lazer”, explica Carlos Baptista, administrador do Grupo Newtour na área da Distribuição.

Já Ricardo Teles, diretor Operacional da Bestravel, destaca que “a abertura na Graciosa reforça” a presença da marca nos Açores, o que vai trazer “benefícios significativos para os residentes e visitantes”.

“Estamos confiantes de que será uma operação de sucesso, proporcionando um serviço diversificado e de elevada qualidade”, acrescenta o responsável da Bestravel, no comunicado divulgado.

O grupo Newtour considera ainda que, com este reforço nos Açores, “a Bestravel continua a sua missão de oferecer uma experiência de viagem personalizada e de excelência aos seus clientes”.

Recorde-se que a Bestravel conta com 48 agências espalhadas por todo o país e celebrou recentemente o seu 20.º aniversário.

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Tour10 e VisitBenidorm promovem roadshow para dar a conhecer destino de forma inovadora

No total, a Tour10 e o VisitBenidorm promoveram quatro sessões em Portugal e Espanha, que contaram com a participação de mais de 150 agentes de viagens de ambos os países.

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A Tour10 e o VisitBenidorm organizaram um roadshow para dar a conhecer o destino de uma forma inovadora e divertida, incluindo ações de formação que combinam “aprendizagem e entretenimento através da formação presencial em escape room”.

No total, a Tour10 e o VisitBenidorm promoveram quatro sessões em Portugal e Espanha, que tiveram lugar a 25 de setembro em Coimbra e 26 de setembro em Lisboa, enquanto em Espanha a iniciativa passou por Albacete e Madrid, a 2 e 3 de outubro.

“Este formato tem como objetivo oferecer aos agentes de viagens uma experiência diferente, permitindo-lhes aprender sobre os destinos turísticos de uma forma divertida e participativa”, explica a Tour10, revelando que mais de 150 agentes de viagens de Espanha e Portugal participaram nestes eventos.

A Tour10 revela ainda que vários estabelecimentos e atracções turísticas colaboraram no evento oferecendo prémios aos participantes, a exemplo da Hoteles Poseidón, Grand Luxor Hotel & Village, Hotel Rosamar, Terra Mítica Benidorm e Mundomar.

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RateHawk lança serviço de reserva de bilhetes de comboio

O novo serviço da RateHawk conta com bilhetes para comboios em 13 países na Europa e permite que os parceiros da plataforma possam “agendar todos os componentes de viagens a partir de um único sistema”.

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A RateHawk, plataforma online B2B de reserva de hotéis, passagens aéreas e transfers, introduziu um serviço de reserva de bilhetes de comboio, que permite que os parceiros da plataforma possam “reservar bilhetes de comboio para vários destinos europeus”.

“A plataforma chegou a acordo com a Rail Europe, a marca mundial para a reserva de comboios na Europa. O novo serviço complementa as opções de viagem existentes e que já estão disponíveis na RateHawk, que incluem o alojamento, voos, aluguer de viaturas, e transfers”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

Com este novo serviço, os parceiros da RateHawk podem “agendar todos os componentes de viagens a partir de um único sistema”, estando disponíveis bilhetes para comboios em 13 países na Europa, concretamente Espanha, em França, no Reino Unido, na Alemanha, na Suíça, em Itália, na Áustria, na República Checa, na Polónia, na Hungria, na Holanda, na Bélgica e no Luxemburgo.

O serviço inclui as principais transportadoras ferroviárias da Europa, a exemplo da Italo em Itália, Renfe e Iryo em Espanha, SBB CFF FFS e Rhätische Bahn na Suíça, ÖBB na Áustria, TGV InOui em França, Rail Delivery Group no Reino Unido, Eurostar em França, no Reino Unido, Holanda, e Bélgica, bem como RegioJet na República Checa.

“As viagens ferroviárias abrem novas oportunidades de negócios para os nossos parceiros, permitindo-lhes tanto satisfazer as necessidades dos seus clientes como também atrair novos. Os agentes de viagens podem agora disponibilizar estadias de hotéis com bilhetes de comboio, proporcionando assim uma opção de viagem sustentável. Além disso, a própria viagem pode ser uma experiência memorável, com itinerários incríveis disponíveis na RateHawk, incluindo as impressionantes viagens no Glacier Express”, considera Fredrik Bonnalt, Chefe dos Serviços Complementares da Emerging Travel Group, a empresa-mãe da RateHawk.

O novo serviço oferece uma interface intuitiva e conveniente, permitindo que “os profissionais de viagens comparem as opções de bilhetes de comboio para um dia inteiro, numa única janela”.

“Esta característica permite aos agentes de viagens agilizar o processo, permitindo-lhes filtrar rapidamente as opções preferenciais dos seus clientes e, assim, escolher o melhor para eles”, acrescenta o comunicado da RateHawk.

Disponíveis estão também várias formas de pagamento, nomeadamente cartão, transferências bancárias, limites de crédito, pagamentos por wallet, ou opções pay-by-link.

Apesar de, por enquanto, estar apenas disponível na Europa, a RateHawk diz ter “planos ambiciosos para expandir o serviço ferroviário”, estando à procura de “parcerias com fornecedores de bilhetes ferroviários tanto na Europa como noutros continentes”, acrescenta Fredrik Bonnalt

 

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DIT Portugal quer chegar às 250 agências de viagens em 2025 após mudança de filosofia

A DIT Portugal quer chegar às 250 agências de viagens no próximo ano, após ter mudado a sua filosofia no nosso país nos últimos meses, confidenciaram aos jornalistas o diretor-geral e o diretor comercial da rede, Jon Arriaga e César Clemente, respetivamente, durante a II Macro Convenção da rede, que decorre em Cuba, mais propriamente, na região Oriental cubana, até ao próximo dia 12 de outubro, e que conta com cerca de 300 agentes de viagens do nosso país e de Espanha.

A mega convenção da DIT Géstion, que reuniu, em 2023, também em Cuba, contou com apenas 35 agências de viagens portuguesas, e este ano, em Holguín, o número subiu para 80, num total de cerca de 300 agências de viagens de Espanha e Portugal.

A DIT Portugal, segundo afirmaram os dois responsáveis – diretor-geral e o diretor comercial da rede, Jon Arriaga e César Clemente, respetivamente, quer atingir o número de 250 agências de viagens no país com “novos produtos e ferramentas exclusivas e que só um grupo de nível ibérico pode proporcionar”. Perdeu cinco agências de viagens nos últimos meses, mas vão entrar para o grupo novas sete, duas das quais estão presentes nesta mega convenção, “que não demos conhecimento ao mercado porque, embora já tenham assinado com o grupo de gestão, quisemos que elas tivessem contacto na prática com o que temos para as proporcionar. Assim, entre as agências de viagens que saíram e as que entraram, há um saldo positivo”.

Jon Arriaga revelou que “não queremos ser o maior grupo de gestão em Portugal, mas proporcionar as melhores condições de vendas e de rentabilidade às nossas agências de viagens. Por isso não vamos fazer qualquer tipo de descontos às agências de viagens para que entrem na DIT Portugal, mas porque reconhecem o nosso valor acrescentado”.

César Clemente aponta que “existe um certo canibalismo entre os grupos de gestão no sentido de andarmos a ‘roubar’ agências de viagens uns aos outros. Nós não vamos por aí, nem vamos oferecer meses de quotas, queremos é que as agências de viagens que venham ter conosco sejam pelo nosso serviço, por isso é que temos a DIT TV como outros não têm, a aplicação que os outros não têm, e lançámos aqui os eSIM, ou seja, queremos ter serviços diferenciadores para que as agências de viagens venham ter conosco”.

O diretor Comercial da DIT Portugal adiantou que “a partir de 2025 vamos acabar com as fidelizações, ou seja, não queremos que ninguém esteja no nosso grupo de gestão porque tem uma obrigação, e se não quere estar conosco é porque estamos a falhar”.

Ao nível das novidades, César Clemente apontou que “estamos a falar de uma alteração de estratégia da DIT Portugal em três meses, e nesta convenção em Cuba as nossas agências de viagens tomaram conhecimento de várias alterações e novidades” assegurando que “o que conseguimos fazer em três meses em equipa, iremos conseguir fazer muito mais nos próximos tempos”.

Para já, “a formação certificada que era feita presencialmente em Braga e Lisboa, passou a ser híbrida e em semanas diferentes. A DT TV está a funcionar em pleno, completamente gratuito para as agências de viagens, com um sistema diferente da nossa única concorrência. O nosso sistema são três canais geridos por nós – generalista, noivos/luas de mel e o que tem neste momento mercados de Natal e neve, mas depois todas as agências de viagens podem construir os canais que quiserem, no conceito de que o limite é a imaginação, o que faz com que as nossas agências não estejam a mostrar os mesmos conteúdos à mesma hora, até porque somos um grupo de gestão de agências de viagens independentes, o que quer dizer que queremos deixar a independência para eles também”, disse ainda César Clemente.

Igualmente, a DIT Portugal, lançou durante a mega convenção de Cuba, “uma aplicação em que, através de um CRM próprio e exclusivo tecnologicamente, as nossas agências de viagens conseguem, através de um telemóvel, controlar mesmo tudo na sua agência”.

Além disso, “lançámos o nosso SIM eletrónico, e a rede chama-se mesmo DIT Portugal, em que muitas das vezes quando as pessoas viajam o grande problema são os dados no destino. Com o nosso eSIM um giga de internet custa aos nossos clientes 2, 92 euros e pode ser acedido em 160 países do mundo. Carregado o pacote com antecedência e para o país que o cliente quiser, só começa a descontar a partir do momento em que liga o seu telemóvel pela primeira vez a uma rede do destino. inda há o chamado pacote global”.

Segundo o diretor Comercial da DIT Portugal “isto tudo para que as agências de viagens em Portugal percebam que somos diferenciadores. Esta é a nossa aposta. Não achamos que a nossa luta tem de ser feita nas agências de viagens pelo preço, e pensando nas suas rentabilidades, mas pelo serviço”.

E é este assunto de serviço que Jon Arriaga reforça nas declarações aos jornalistas, à margem da II Macro Convenção da DIT Géstion, que decorre até sábado, em Cuba. “O que estamos a dar às nossas agências de viagens em Portugal são produtos e ferramentas que não existem no mercado português, e só o conseguimos porque somos uma empresa ibérica, com capacidade de tecnologia, de marketing, contabilidade e de negociação completamente diferente. Tudo o que pensamos é para o benefício das nossas agências de viagens dos dois países.

As novas propostas da DIT Portugal não se esgotam por aqui. Mais pormenores na próxima edição do Publituris.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Na XJourney Travel “o luxo não se vê, sente-se”

A XJourney Travel não é uma típica agência de viagens. Assume-se como uma boutique travel para viagens de incentivos à volta do mundo, num conceito luxury, mas também de eventos, através da sua outra empresa, a Event Concept. Possui uma equipa de produtores que considera altamente especializada e com vários anos no mercado de produção de experiências, viagens e eventos. O Publituris entrevistou os dois fundadores, Carlos Medeiros e Miguel Procópio.

O luxo não se vê, sente-se”, quer seja em experiências de viagens de incentivo por este mundo fora, quer nos eventos nacionais e internacionais. É com esta estratégia que os dois sócios, Carlos Medeiros e Miguel Procópio, juntaram as suas experiências para criar a XJourney Travel, casando-a com a já existente Event Concept, em que uma alavanca a outra em determinadas situações. Para eles, o céu é o limite.

Miguel Procópio está no turismo há mais de 20 anos, tendo passado por várias empresas, e Carlos Medeiros estava ligado à área da produção de eventos, mesmo assim, tinha de organizar viagens direcionadas para este segmento. Trabalhando em parceria há mais de 10 anos, e porque uma coisa faltava à outra, decidiram juntar as duas experiências, o seu know-how, os dois mundos, a técnica e a produção, e há quatro anos criaram a XJourney Travel, que segundo dizem, “estamos a dar os primeiros passos”. Pensada em 2019, a empresa abre-se ao mercado no dia 1 de julho de 2020, em plena pandemia.

“Estes quatro anos têm sido muito interessantes porque não só trouxemos os clientes todos que trabalhavam connosco há 10 anos para cá, como já ganhámos cerca de 20% de novos clientes, mas ainda estamos longe de atingir o nosso objetivo”, explicou Carlos Medeiros, para referir que, recentemente “criámos um departamento de comunicação, que é liderada pela Dara Rodrigues e estamos ainda num caminho de nos encontrarmos como produtores de viagens”.

Tocar a alma das pessoas
Este empresário sublinha ainda que, “para nós uma viagem de incentivo, um FIT ou um corporativo, tem de ter o nosso cunho muito pessoal e sempre numa linha emocional. O cliente quando trabalha connosco tem de sentir a diferença no tratamento. E dizemos isto muitas vezes, não queremos ser os melhores, mas queremos ser os diferentes, queremos tocar a alma das pessoas, porque o melhor é muito relativo”.

Miguel Procópio reafirma: “Desde há muito tempo que impomos um pouco este tipo de emoção em tudo o que fazemos a nível de incentivos, e grande parte dos nossos clientes anteriores eram de incentivos, e começámos também a pôr isso nos nossos FIT, nos nossos individuais, e cada cliente que trabalha connosco sabe que, de facto, se há coisa que vai ter garantidamente, é uma experiência na viagem.

Trabalhamos muito nas experiências”. Apontou que “queremos que as pessoas continuem a ser nossos clientes porque o sentem na pele, porque há ali qualquer coisa diferente. E ao dizermos que somos diferentes e que somos out of the box, é porque walk é talk, como costuma dizer o Carlos. E, de facto incutimos isso em toda a nossa equipa”. A empresa promove, não só viagens individuais de lazer, como o chamado corporate puro e duro, mas também viagens de empresas.

Personalização acima de tudo
Apresenta-se no mercado como uma boutique and luxury travel. “O luxo e o lifestyle não são sinónimos de dinheiro, embora ajude. Podemos ir para um quadro de estrelas e podemos ter uma experiência luxuosa”, sublinha Carlos Medeiros, que acrescenta que “o luxo não é só o ouro, há as pedras preciosas e as semipreciosas, e estas custam um terço de uma preciosa e não deixa de ser luxo. É assim que fazemos com as viagens, e o que impomos no dia-a-dia à nossa empresa é a experiência em viagens que podem custar mil euros ou meio milhão, e estamos a falar por pessoa”.

“Na realidade, quem vai com um projeto de meio milhão de euros é muito dinheiro, a emoção está lá, mas também quem gasta mil, ou 1.500 euros, a nossa tentativa é que essa pessoa tenha igualmente uma experiência distinta. São coisas distintas, mas o cuidado na escolha do hotel, da companhia aérea, a maneira como ela recebe a documentação em casa, é sempre o nosso luxo”.

Já os dois sócios defendem que, “muitas vezes o luxo não se vê, sente-se”, realçando Miguel Procópio que “há certas coisas que podemos fazer pelo cliente, que quando chega, é um luxo”. Neste aspeto da personalização “tentamos evitar ao máximo os digitais. Somos fãs da tecnologia, mas também somos muito fãs de chegarmos à pessoa em papel, e como costumamos dizer muito para a equipa, o paperless não é paper nothing. Estamos a introduzir tudo o que é possível na área da sustentabilidade, mas obviamente que dentro da sustentabilidade temos meios para que o cliente receba também uma caixa com a documentação em papel reciclado, por isso, sem ferir tanto a natureza. Temos esse cuidado”, enalteceu, “como também temos, por exemplo, o aspeto da responsabilidade social criando muitos projetos ao longo dois ou três dias para ir descobrir qualquer coisa ali à volta que ainda não conhecemos e isso é um investimento muito grande e que acaba por ser uma mais-valia para o cliente que trabalha connosco. Quando chega ao pé de nós, basta-nos perguntar por um destino que, garantidamente, eu ou o Carlos já lá estivemos, ou alguém da equipa, já esteve”, realça.

Mesmo conhecendo, há a necessidade de fazer sempre um refresh todos os anos, juntamente com os seus parceiros locais, uma vez que há sempre mudanças e pequenos detalhes a considerar. “Isto é que é essa a forma de dar luxo aos nossos clientes”, reforçam. A empresa oferece o mundo inteiro, e as tendências têm sempre a ver com aquilo que o cliente pretende, “até porque são eles quem ditam as tendências”, sublinham os dois entrevistados, para Carlos Medeiros indicar que “temos duas assinaturas, o signature by you, que é aquilo que o cliente pede, e os signature by us, que são propostas que estamos a elaborar e a lançar tendências para o futuro, nomeadamente, temos agora um projeto interessante, vamos subir o Kilimanjaro, é uma das experiências que é um luxo que não vamos ver, até porque vamos dormir em cabanas rústicas, mas é o luxo que vamos ter lá, do planeta, não só em Portugal, e tentamos arrastar o nosso cliente para dentro destes conceitos”.

Viagens únicas desenhadas à medida
“Viagens únicas onde desenhamos conceitos à sua medida” é outro dos lemas da XJourney Travel. Segundo Miguel Procópio, “o nosso core business, aquilo que na realidade gostamos de fazer e pomos de facto o nosso know-how é nas viagens à medida, porque os pacotes pré-feitos pelos operadores, obviamente também os vendemos, claro que sim, e são bem feitos, têm qualidade, mas são o que são, e aí a nossa intervenção vai ser sempre muito mais reduzida”.

Neste sentido, “eu e o Carlos somos pessoas que viajamos muito o ano inteiro, investimos muito dinheiro anualmente para fazer visitas, precisamente, para conhecermos cada vez mais o mundo e podermos dar ao nosso cliente um know-how que não é só aquele que se vai buscar no Google, muito pelo contrário, fazemos questão de conhecer os destinos e de os vender de uma forma muito proactiva. Tiramos muito do nosso tempo, não é só a parte financeira, mas também pessoal, e fazemos viagens durante o ano inteiro para conhecer. Sempre que existe uma viagem colocamos mais e nosso kit de sobrevivência luxuoso, que tem a ver com todos os meios que vamos lançar, é um exemplo disso”.

Em busca da excelência
Assim, avança Carlos Medeiros: “Cada caso é um caso, nós estudamos muito o perfil dos clientes a cada momento, e neste momento estamos a lançar as tendências de 2025-2026, vamos querer ser aquilo que um fashion designer é ao longo da vida, lançar periodicamente tendências para os clientes, para eles perceberem também o que é que está a dar no momento. Isso é um objetivo”.

Além do Kilimanjaro, já há outras ideias. “Temos o Atlas, e vamos bater as montanhas todas do planeta”, realça Carlos Medeiros, sublinhando que “vamos do 8 ao 80. Neste momento estamos com um cliente a trabalhar uma volta ao mundo. Não somos nada tendenciosos, gostamos de experienciar as coisas muito exclusivas e não confiamos na nossa sombra. Tudo o que vendemos, arrisco-me a dizer, que 90% são experienciados por nós e tudo o que fazemos ao longo do ano é investir muito na área do searching, da procura de novos espaços, países, locais, hotéis. Não nos conformamos apenas com o que é bom, mas, às vezes com uma pequena diferença, procuramos o excelente. Somos teimosos”, reconhece.

Já Miguel Procópio aponta que “nenhum incentivo sai desta casa sem ter o nosso cunho, antes de tudo, na organização e no planeamento do mesmo, e depois no acompanhamento também. Portanto, ou o Carlos ou eu estamos sempre presentes. Por vezes não é possível estarmos os dois ao mesmo tempo porque temos dois incentivos ao mesmo tempo, mas na organização e no planeamento do mesmo, estamos sempre todos envolvidos. A equipa inteira está envolvida, e sempre que recebemos uma proposta, discutimo-la antes de a fazer, quando há um pedido de um cliente, sentamo-nos todos, fazemos uma reunião de produção, porque não temos o dom de saber tudo, mas partilhando entre todos vamos chegar à excelência”.

É este mesmo entusiamo que a XJourney Travel coloca quer seja um incentivo para cinco pessoas que uma empresa paga para premiar os seus colaboradores, incentivar os seus clientes ou fornecedores, ou centenas de pessoas. “Para nós, qualquer incentivo ou deslocação de grupo, é um evento, e tem de ter um detalhe, nem que seja simplesmente para participação numa feira. Há de haver um jantar ou um transfer, onde tentamos sempre colocar um cunho nosso para que a pessoa sinta o wow”, explicou Miguel Procópio.

Já Carlos Medeiros lembra que “temos uma equipa de produção e de comunicação atrás de nós que produz tudo o que são materiais para as várias áreas de negócio da empresa. Não nos contentamos a fazer um bom trabalho de emissão de bilhetes de avião e de reservas de hotéis, em que corre tudo muito bem e que as pessoas chegam todas felizes. Queremos que as pessoas venham hiper mega emotivas e super sensibilizadas pelos vários momentos que passaram nas suas viagens, que não dependiam só do destino”.

Como as modas, as pessoas cada dia procuram coisas diferentes também em relação às viagens. A XJourney Travel não foge à regra, e os clientes procuram destinos que vão da África, à Ásia, América do Sul, até à Madeira. Londres também, conforme disseram, é uma cidade incrível para descobrir, para fazer coisas. “Gostamos de sítios muito estranhos”, confidenciaram ao Publituris.

“Quase todos os clientes que nos pedem propostas têm as suas ideias, mas dão-nos sempre a liberdade para darmos as nossas, e muitas vezes apresentamos destinos inusitados que não estão à espera, e depois a forma como os vendemos e a paixão com que o fazemos demonstra que somos conhecedores profundos daquilo que estamos a dar e a vender, e isso é uma mais-valia muito grande. Volto a dizer, o cliente muitas vezes vai atrás daquilo que dizemos porque estivemos lá, soubemos e conseguimos de alguma maneira criar a paixão no cliente de querer conhecer”, acentuou Miguel Procópio, enquanto Carlos Medeiros realça que “o nosso dia a dia é uma aprendizagem diária. Temos a capacidade e a humildade de olhar sempre para um destino e perceber que a cada ano vamos aumentar o nosso know-how naquele destino.

Por isso é muito importante voltar. Tudo é influenciado pela temperatura, pela luz, pelo momento em que se vive, ou seja, há um conjunto de fatores que podem influenciar a maneira como vemos um destino a cada momento”.

Objetivos é evoluir
Com uma média de 30 viagens por ano, a XJourney está vocacionada para as viagens ao exterior, enquanto a Event Concept tem o seu mercado dos eventos aqui em Portugal, num know-how acumulado de 30 anos. “Temos pintado a manta”, revela Carlos Medeiros, para esclarecer que “partilhamos clientes, o que é uma mais-valia.

As duas empresas estão quase fundidas uma com a outra e as equipas técnica e de produção são só uma, com funções distintas”, avançando que “a paixão é o nosso maior objetivo e somos muito cuidadosos na seleção dos colaboradores porque, não queremos os melhores técnicos, mas as melhores pessoas”.

Esta é, “por enquanto”, a estratégia a manter nesta empresa, asseguraram os dois empresários, mas “pretendemos evoluir, até porque não somos nada conformados, mas sim super wilds”. A este respeito, Carlos Medeiros salienta que “o futuro é aquilo que eu e o Miguel acharmos, o que o coração nos mandar”, mas garantiu que “temos mil coisas para explorar ainda, estamos no início, na ponta do iceberg, depende também muito de como o mercado vai evoluir. O que sabemos é que somos super camaleões, adaptamo-nos ao dia, à hora. A paixão é que não vai desaparecer, essa é que mantém a chama acesa para a produção de tudo”.

Lembraram que a empresa possui algumas contas internacionais, mas pretendem ainda passar a gerir outras tantas. Por tudo isto, pode-se concluir que esta não é uma empresa para ter porta aberta para a rua. “O público passante não é o nosso core business, não é de facto aquilo que queremos”, disse Miguel Procópio. No entanto, como nota final, refira-se que as instalações da XJourney não são um escritório normal, é uma autêntica sala de estar com uma decoração que nos transporta para terras longínquas para onde nos apetece viajar, onde os clientes são sempre convidados, seja para levantar a documentação, seja para assistir aos briefings das viagens.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Reservas através de plataformas online aumentaram 16,2 % no 2.º trimestre de 2024

O 2.º trimestre de 2024 registou mais de 208 milhões de reservas em plataformas digitais. Portugal aparece com um aumento de duplo dígito.

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Durante o segundo trimestre de 2024, os hóspedes passaram 208,8 milhões de noites em alojamentos de aluguer de curta duração na União Europeia (UE), reservados através da Airbnb, Booking, Expedia Group ou TripAdvisor. Isto corresponde a um aumento de 16,2% em comparação com o mesmo período de 2023.

Em abril de 2024, foram passadas 53,5 milhões de noites em alojamentos reservadas através de plataformas online, o que revela uma ligeira descida de 1,8% em comparação com abril de 2023. No entanto, maio registou um aumento com 73 milhões de noites reservadas através de plataformas (+31,7% em comparação com maio de 2023), bem como junho, com 82,3 milhões (+17,8% em comparação com junho de 2023).

Todos os países da UE registaram um aumento do número de noites reservadas através de plataformas online em junho de 2024. Os maiores aumentos foram registados em Malta (+45,8% em comparação com junho de 2023), na Lituânia (+28,1%) e na Suécia (+27,4%), surgindo Portugal com um aumento de duplo dígito.

Em contrapartida, foram registados aumentos modestos na Bélgica (+2,6%), nos Países Baixos (+3,3%) e na Eslovénia (+6,0%).

Foto: Depositphotos.com
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GEA vai formar agentes de viagens em parceria com HT Porto e Turismo de Portugal

A GEA vai formar os seus agentes de viagens em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e Turismo de Portugal, ao abrigo de um acordo com as duas entidades, no âmbito do programa Formação + Próxima.

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Esta colaboração visa promover a formação especializada e certificada para os colaboradores das agências do grupo através do curso “Introdução ao Turismo nas Agências de Viagens”, com duração total de 24 horas, permitindo que desenvolvam ou reforcem as suas competências, posicionando-se de forma competitiva num mercado em constante evolução.

De acordo com o grupo de gestão, este curso foi desenhado para capacitar os participantes com os conhecimentos fundamentais necessários para atuar no setor do turismo, com foco especial nas agências de viagens. O conteúdo é abrangente e prático, garantindo que os formandos adquiram competências atualizadas e relevantes para o seu desempenho profissional. Os conteúdos programáticos cobrem áreas-chave do turismo, como conceitos base do sistema do turismo; o atendimento presencial e online; os canais de distribuição e promoção de produtos turísticos, estratégias para maximizar a visibilidade e a eficiência; gestão económico-financeira nas agências de viagem e a importância da boa gestão para a sustentabilidade dos negócios no setor.

Para Pedro Gordon e Carlos Baptista, administradores da GEA Portugal, esta parceria, torna-se ainda mais relevante tendo em conta a perda de recursos humanos na atividade da agência de viagens.

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DIT leva II Macro Convenção, mas também “esperança” a Cuba

Com a realização da II Macro Convenção, que se realiza em Cuba de 5 a 12 de outubro, a DIT liderou uma campanha humanitária, em colaboração com a ONG Unidos Infinity. Denominada “Coração Cubano”, a iniciativa conseguiu reunir uma grande quantidade de produtos de primeira necessidade para apoiar as comunidades mais desfavorecidas do país.

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Segundo a DIT, a campanha superou todas as expectativas ao recolher mais de 25 paletas de medicamentos, roupa, material sanitário, material médico, comida e outros produtos essenciais, alcançando um total aproximado de 5.500 kg de ajuda humanitária para a ilha caribenha.

Através da Unidos Infinity, ONG criada pela Lovers Travel, uma agência associada DIT em Espanha e ao operador Fly For Vacations, estabeleceu-se uma ponte de solidariedade internacional que canaliza os recursos para projetos sustentáveis, destinados a melhorar as condições de vida das comunidades mais necessitadas na ilha. Esta colaboração, indica o grupo de gestão de agências de viagens, em nota de imprensa “é um exemplo inspirador de como o turismo pode converter-se num motor de mudança e bem-estar para os destinos que visitamos”.

Neste sentido, a II Macro Convenção de Cuba não será apenas um encontro no qual as agências de viagens da familia DIT poderão conhecer as novidades da rede, partilhar conhecimentos, conhecer e desfrutar das potencialidades turísticas da ilha (nomeadamente uma zona menos conhecida) e fomentar a colaboração entre elas, mas também uma plataforma para que os participantes se envolvam ativamente numa causa solidária.

Desta forma, “Coração Cubano” reforça a ideia de que o turismo responsável não consiste apenas em desfrutar de um destino de forma sustentável, mas também em contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Destacando que o êxito desta iniciativa demonstra que o setor turístico pode desempenhar um papel crucial na promoção da solidariedade internacional, a DIT ressalva a importância de combinar a atividade turística com ações de impacto local, sublinhando que o turismo é uma poderosa ferramenta para melhorar a realidade social dos lugares que se visitam.

“Coração Cubano” também foi desenhado para gerar um impacto duradouro. As doações não proporcionarão apenas alívio imediato às pessoas mais necessitadas, mas também serão geridas em colaboração com entidades locais em Cuba para assegurar que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e sustentável. Este método garante que a ajuda chegue a quem mais necessita e que se maximizem os benefícios para as comunidades.

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