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Ana Francisca da Silva Major é a nova presidente do conselho de administração da TAAG

Eleição do novo conselho de administração da TAAG ocorreu depois do Presidente da República de Angola, João Lourenço, ter exonerado a anterior administração da companhia aérea.

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Os acionistas da TAAG – Linhas Aéreas de Angola elegeram esta quarta-feira, 20 de outubro, um novo conselho de administração para a companhia aérea, que vai ser presidido por Ana Francisca da Silva Major, avança a Lusa.

A eleição do novo conselho de administração da TAAG surge depois de João Lourenço, Presidente da República de Angola, ter exonerado a antiga administração da companhia aérea, alegando a necessidade de concretizar o plano de restruturação da empresa e os seus objetivos estratégicos.

Além do novo conselho de administração, os acionistas da TAAG elegeram também um novo presidente para a comissão executiva da companhia aérea, bem como quatro administradores executivos e um não executivo.

Ana Francisca da Silva Major foi eleita presidente do conselho de administração, não executiva, enquanto Eduardo Farein Soria é o novo presidente da comissão executiva e Rui Paulo Pinto de Andrade Teles Carreira assume o cargo de administrador não executivo. Já Custódia Gabriela Pereira Bastos, Lisa Mota Pinto, Steve Taverney Azevedo e Isabel de Sousa Godinho foram eleitos administradores executivos.

Segundo a Lusa, o Ministério dos Transportes angolano refere, em comunicado, que a nova direção da TAAG foi eleita esta quarta-feira, 20 de outubro, em assembleia-geral de acionistas, em virtude da transformação de empresa pública para sociedade anónima.

A nota diz ainda que a transformação da TAAG surge como “um imprescindível esforço, por parte do seu ainda acionista maioritário, o Estado, para permitir o reposicionamento da companhia, enquanto empresa estratégica de referência nacional e continental”.

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Turkish Airlines lança Gift Card

A Turkish Airlines lançou um novo serviço, o Gift Card, que pode ser carregado com o valor pretendido e oferecido a amigos ou familiares.

A Turkish Airlines lançou um novo serviço, o Gift Card, que pode ser carregado com o valor pretendido e oferecido a amigos ou familiares, informou a companhia aérea turca em comunicado.

“Com este serviço, a companhia aérea permite que cada pessoa possa oferecer um cartão presente personalizado aos seus familiares e amigos, carregando-o com o valor pretendido”, lê-se no comunicado divulgado pela transportadora turca.

O Gift Card da Turkish Airlines tem uma validade de dois anos, só pode ser adquirido através da app ou do website da companhia aérea e é válido apenas para produtos e serviços determinados pela Turkish Airlines.

Todas as condições do Gift Card podem ser consultadas online aqui.

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Air France abre nova rota para a Tanzânia e reforça ligações na África Oriental no verão

A Air France vai abrir, no próximo verão, uma nova rota para Dar Es Salam, na Tanzânia, que vai operar em continuação ao serviço para Zanzibar, e decidiu também reforçar as ligações a Zanzibar, Nairóbi e Antananarivo.

A Air France vai abrir, no próximo verão, uma nova rota para Dar Es Salam, na Tanzânia, que vai operar em continuação ao serviço para Zanzibar, e decidiu também reforçar as ligações a Zanzibar (Tanzânia), Nairobi (Quénia) e Antananarivo (Madagáscar), destinos da África Oriental que vão estar também disponíveis para os passageiros portugueses da transportadora francesa.

Num comunicado enviado à imprensa, a Air France revela que a nova rota para Dar Es Salam arranca a 12 de junho de 2023, em continuação do serviço para Zanzibar (também na Tanzânia), e vai contar com três ligações por semana, realizadas num avião Boeing 787-9, com 30 lugares em classe Business, 21 em Premium Economy e 225 na Economy.

Na informação divulgada, a Air France explica que Dar Es Salam é atualmente a capital económica e maior cidade da Tanzânia e, além da nova rota da Air France, conta também com voos da KLM, parceira da transportadora francesa, que realiza um voo diário desde Amesterdão, em continuação do serviço para Zanzibar, às quintas-feiras e domingos, assim como em continuação do serviço para Kilimanjaro (também na Tanzânia) nos restantes dias da semana.

“O horário de voos, coordenado entre as duas companhias, permite aos clientes desfrutar de uma escolha mais ampla”, acrescenta a companhia aérea francesa.

Além da nova rota, a Air France vai também reforçar a operação para outros destinos da África Oriental, a exemplo de Zamzibar, que passa a contar com três voos por semana a partir do verão de 2023, mais um do que no verão de 2022, uma vez que, diz a Air France, o novo serviço de Dar es Salaam “vai resultar num aumento nas frequências entre Paris-CDG e Zanzibar”.

A partir de 12 de junho de 2023, a Air France vai também aumentar o número de voos para Nairobi, capital do Quénia, que passa a contar com um “serviço direto em ambos os sentidos, operado em Boeing 787-9, com um voo diário de/para Paris-CDG – face aos atuais 6 voos/semana”.

Mais a sul, a Air France vai ainda oferecer um extenso programa a iniciar no próximo verão entre Paris-CDG e Antananarivo, em Madagáscar, que vai contar com cinco voos diretos por semana, contra os quatro atuais.

Segundo a Air France, “os voos de/para Madagáscar vão ser operados pela primeira vez em Airbus A350-900, a nova joia da frota de longo curso da companhia, equipada com 34 assentos na classe Business, 24 na Premium Economy e 266 na Economy”.

No próximo verão, novidade vai também ser a continuação dos voos entre Paris-CDG e Nova Iorque – Newark (EUA), uma vez que, a 12 de dezembro, a companhia vai inaugurar um novo serviço ao longo de todo o ano, com um voo diário operado em Boeing 777-200 ER.

A 9 de janeiro de 2023, a Air France conta ainda retomar a ligação entre Paris-CDG e Hong Kong (China), que se encontra ainda suspensa, e que, segundo a companhia aérea francesa, vai contar com três voos por semana às segundas, quintas e sábados (regresso às terças, sextas e domingos), operados em Boeing 777-300ER.

Todos os destinos estão disponíveis para os passageiros portugueses da Air France, graças às ligações que a companhia aérea disponibiliza à partida de Lisboa ou do Porto, através do seu hub em Paris-CDG.

Os detalhes do programa de voos e as tarifas podem ser consultados em airfrance.pt.

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Movimento de passageiros domésticos no Brasil ultrapassa outubro de 2019

Em outubro, o Brasil contabilizou 7,19 milhões de passageiros em voos domésticos, número que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac), já ultrapassou o total registado em igual mês de 2019.

Em outubro, o Brasil contabilizou o movimento de 7,19 milhões de passageiros em voos domésticos, número que, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac), já ultrapassou o total registado em igual mês de 2019, antes da pandemia, quando 5,94 milhões de passageiros tinham viajado em voos domésticos no Brasil.

Segundo os dados divulgados pela Anac, em outubro, os voos domésticos no Brasil contaram com um aumento de 21% ao nível de passageiros, enquanto a procura apresentou uma subida de 18,3% e a oferta cresceu 14,9%.

No acumulado desde o início do ano, o Brasil contabiliza já 65,7 milhões de passageiros em voos domésticos, número que ultrapassa o total registado ao longo de todo o ano passado, quando este indicador se ficava pelos 59,5 milhões de passageiros.

Já os voos internacionais levaram até ao Brasil 1,42 milhões de passageiros em outubro, número que compara com os 518,5 mil passageiros movimentados em outubro de 2021 e que traduz uma recuperação de 75% face a mês homólogo de 2021.

 

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Azores Airlines chega pela primeira vez a um milhão de passageiros num ano

A Azores Airlines alcançou esta terça-feira, 29 de novembro, a marca de um milhão de passageiros, naquela que foi a primeira vez que a transportadora açoriana chegou a este resultado num único ano.

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A Azores Airlines, companhia aérea do Grupo SATA que realiza os voos internacionais, alcançou esta terça-feira, 29 de novembro, a marca de um milhão de passageiros, naquela que foi a primeira vez que a companhia aérea açoriana chegou a este resultado num único ano.

“Trata-se de um dia simbólico para todos os que trabalham para tornar possível o crescimento da operação aérea da Azores Airlines. E nada pareceu fazer mais sentido do que partilhar o nosso entusiasmo e o sucesso alcançado com os
passageiros que escolhem viajar connosco. Afinal, sem a confiança que os nossos passageiros depositam em nós, não teríamos alcançado esta marca histórica na companhia aérea, de mais de 1 milhão de passageiros transportados num só ano”, congratula-se Luís Rodrigues, presidente do Grupo SATA.

Para assinalar a marca, a Azores Airlines promoveu uma cerimónia em que o presidente do Grupo SATA entregou ao passageiro um milhão um “boarding pass” redimensionado em honra da ocasião e um certificado de presença neste voo especial.

Recorde-se que, a 3 de agosto de 2022, o grupo SATA atingiu a marca de 1 milhão de passageiros transportados no cômputo da atividade das duas companhias aéreas, SATA Air Açores e Azores Airlines, num registo que foi alcançado antes
do que se previa, já que as companhias aéreas do Grupo SATA superaram as expectativas no que respeita à recuperação do tráfego no período pós-pandémico.

No verão de 2022, as duas companhias aéreas transportaram mais passageiros do que no ano pré-pandémico de 2019, motivo pelo qual o resultado agora alcançado pela Azores Airlines vem “reforçar a tendência crescente da procura pelos serviços proporcionados pela companhia aérea”.

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easyJet reduz perdas anuais em 80%

A easyJet registou um resultado liquido negativo de 194,3 milhões de euros no último ano fiscal, que terminou a 30 de setembro, valor que traduz uma redução de 80% das perdas registadas em igual período do ano passado.

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A easyJet registou um resultado liquido negativo de 194,3 milhões de euros no último ano fiscal, que terminou a 30 de setembro, valor que traduz uma redução de 80% das perdas registadas em igual período do ano passado.

Antes de impostos, o prejuízo da easyJet chegou aos 239 milhões de euros, valor que compara com as perdas de 1191 milhões de euros que a companhia aérea low cost britânica tinha apresentado em no final do anterior ano fiscal.

De acordo com a Lusa, que cita um comunicado da companhia aérea enviado à Bolsa de Valores de Londres, a redução das perdas ficou a dever-se ao bom desempenho da easyJet no último verão, que permitiu aumentar os lucros totais da companhia aérea para 6.634 milhões de euros, num crescimento de 295% face ao ano anterior.

“A EasyJet tem um bom desempenho em tempos difíceis”, afirma Johan Lundgren, CEO da easyJet, sublinhando que a forte receita registada no quarto trimestre do ano foi determinante para a melhoria dos resultados anuais.

Já os prejuízos operacionais foram de 31 milhões de euros, o que traduz uma forte recuperação face 1.046 milhões de euros contabilizados no mesmo período do ano passado.

A 30 de setembro, o ativo líquido da easyJet ascendia aos 2.912 milhões de euros, enquanto a dívida liquida da companhia aérea low cost chegava aos 770 milhões de euros.

O CEO da easyJet considera que, com estes resultados, a transportadora está bem posicionada para regressar aos lucros, apesar do ambiente de “alto custo” que a aviação está a viver.

No último ano fiscal, a easyJet transportou também 69,7 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 242% em relação ao ano anterior, enquanto a taxa de ocupação foi de 85,5%, face a 72,5% no ano anterior.

A companhia aérea revelou ainda que, neste ano fiscal, ofereceu uma capacidade de 81,5 milhões de lugares, num total de 320 aeronaves operadas até 30 de setembro.

Passageiros crescem também nas rotas de Portugal

Os resultados da easyJet foram também positivos ao nível dos passageiros transportados nas rotas portuguesas da companhia aérea, uma vez que, nas 71 rotas operadas no ano fiscal de 2022, a easyJet alcançou “um novo recorde de 7.431 928 passageiros”, o que traduz um crescimento de 174%.

“Foi registado um crescimento de 174% no número de passageiro em Portugal, valor que ultrapassa os níveis registados em 2019, tornando-se no melhor ano fiscal de sempre da easyJet em Portugal (+ 3% do que o recorde anterior – FY19 ano pré-pandemia)”, acrescenta uma nota da companhia aérea.

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LATAM Boeing 787-9 Dreamliner photographed on May 13, 2016 from Wolfe Air Aviation Learjet 25B.

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LATAM Airlines lança NDC a partir de 1 de maio de 2023

Novo sistema de distribuição da LATAM Airlines para as agências de viagens entra em vigor a 1 de maio de 2023 e, até lá, decorre um período de transição.

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A LATAM Airlines anunciou que, a partir de 1 de maio de 2023, o seu atual modelo de distribuição vai mudar, passando o conteúdo a companhia aérea a ser disponibilizado através do NDC by LATAM, uma nova ferramenta que recorre à tecnologia New Distribution Capability (NDC) para disponibilizar o portefólio da transportadora às agências de viagens.

De acordo com um comunicado da companhia aérea sul-americana, um dos grandes desafios tecnológicos atuais passa por conseguir “entregar conteúdo e serviços de venda e pós-vendas de alta qualidade” através dos canais da LATAM Airlines, pelo que a companhia aérea optou por desenvolver uma solução com base na mesma arquitetura dos seus canais diretos, o NDC by LATAM.

“Apresentamos o NDC by LATAM, uma nova ferramenta que utiliza a tecnologia New Distribution Capability (NDC) que permite acessar o nosso portefólio de produtos ampliados e o melhor conteúdo para agências, sem cobrança adicional na tarifa, com uma experiência única, dinâmica, num só lugar e em tempo real”, explica a LATAM Airlines.

Até 1 de maio de 2023, a LATAM Airlines vai passar por uma fase de transição do modelo de distribuição, período ao longo do qual espera que existam dúvidas por parte das agências de viagens, convidando, por isso, os agentes a contactarem a companhia aérea para esclarecer todos os detalhes.

“Estamos seguros que esta nova ferramenta nos levará a uma nova forma de acesso ao nosso conteúdo mediante a qual poderemos alcançar os nossos objetivos”, reafirma a LATAM Airlines, que remete mais detalhes sobre a mudança para uma data posterior e mais próxima do dia 1 de maio de 2023.

Até lá, os agentes de viagens podem ficar a conhecer melhor o novo NDC by LATAM através do site da companhia aérea para o trade, disponível aqui, ou através de contacto direto com o seu responsável de vendas.

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Lufthansa lança campanha de recrutamento

Depois dos cortes efetuados, a Lufthansa lançou uma campanha para recrutar 20.000 novos colaboradores. A procura centra-se em funções como técnicos, advogados, especialistas em TI, além de pilotos e tripulantes de cabine.

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A Lufthansa lançou uma campanha como parte de um esforço para recrutar um total de 20.000 funcionários na Europa, com a decisão a seguir a recuperação significativa do setor do tráfego aéreo, bem como a escassez de pessoal neste setor.

Em comunicado, a companhia aérea de bandeira da Alemanha, prevê a contratação de 20.000 novos funcionários para 45 funções para as suas bases na Alemanha, Suíça, Áustria e Bélgica, salientando que a procura se centra, particularmente, em técnicos, advogados, especialistas em TI, além de pilotos e tripulantes de cabine.

Os números fornecidos anteriormente pelo Aerotime, um hub digital noticioso sobre aviação, revelava que a Lufthansa tinha 140.000 funcionários no final de 2020, tendo tomado, no decorrer deste ano, algumas medidas de corte de custos e de pessoal, causando dificuldades operacionais.

Em setembro, a companhia aérea anunciou que não faria mais greves até junho de 2023, depois de confirmar que chegou a um acordo com o sindicato de pilotos alemães “Vereinigung Cockpit”.

Os pilotos da companhia, representados por este sindicato na Alemanha, foram elegíveis para obter salários e bónus mais altos após negociações bem-sucedidas com a Lufthansa.

As dificuldades vividas pela companhia aérea alemã fizeram com que, em julho, tivesse sido relatado que um total de 130.000 viajantes estavam sujeitos a cancelamentos de voos pela Lufthansa, tendo a companhia anunciado, também nessa altura, que teve de cancelar mais de 1.000 voos devido a greves.

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Emerald Cruises reforça cruzeiros no Douro no outono de 2023

Companhia de cruzeiros vai realizar mais dois cruzeiros no itinerário “Segredos do Douro”, cujas partidas decorrem a 18 e 25 de novembro de 2023, a bordo do navio Emerald Radiance.

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A Emerald Cruises está a reforçar a sua programação para o Douro no outono de 2023 e adicionou mais dois cruzeiros à oferta que já disponibilizava, que vão contar com partida a 18 e 25 de novembro de 2023.

De acordo com a companhia de cruzeiros fluviais, o aumento da oferta no Douro é acompanhada por um reforço da programação para os Mercados de Natal nos rios Reno e Danúbio e visa dar resposta ao aumento da procura registada nestes produtos.

No caso do Douro, os cruzeiros extra no itinerário “Segredos do Douro” têm partida a 18 e 25 de novembro de 2023, visitando a Régua, Pocinho e Pinhão, em Portugal, assim como Salamanca, em Espanha, e apresentam preços a partir de 2.785 euros por pessoa.

Ambas as partidas extra para o itinerário “Segredos do Douro” vão ser realizadas pelo navio Emerald Radiance, navio que conta com 56 cabinas e tem capacidade para receber até 112 passageiros.

Além do Douro, a Emerald Cruises vai também reforçar a programação para os Mercados de Natal do Reno e Danúbio, cujas partidas decorrem a 16 de dezembro e 21 de novembro, respetivamente.

Nestes cruzeiros para os Mercados de Natal do Reno e Danúbio, os preços começam nos 2.606 euros para a viagem de oito dias no Reno e nos 3.333 euros para a viagem no Danúbio, incluindo Praga.

 

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easyJet e Rolls-Royce testam motores a hidrogénio para a aviação

A easyJet e a Rolls-Royce realizaram com sucesso os primeiros testes de motores a hidrogénio verde para a aviação, numa iniciativa que visa a descarbonização do transporte aéreo.

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A easyJet e a Rolls-Royce realizaram com sucesso os primeiros testes de motores a hidrogénio verde para a aviação, numa iniciativa que visa a descarbonização do transporte aéreo e que vai dar origem a uma série de outros testes com vista a levar esta tecnologia para o ar.

“O teste no solo foi realizado num primeiro protótipo de conceito, utilizando hidrogénio verde criado pelo vento e pela energia das marés. Este teste marca um passo importante no sentido de provar que o hidrogénio poderia ser um combustível de aviação sem carbono do futuro e que este é fundamental nas estratégias de descarbonização tanto da Rolls-Royce, como da easyJet”, indica a easyJet, num comunicado enviado à imprensa.

As duas empresas estão a colaborar com vista a encontrar alternativas ao atual combustível aéreo e, neste sentido, têm já previstos vários outros testes, com a  “ambição a longo prazo de realizar testes de voo”.

Este teste decorreu numa instalação de testes ao ar livre no Ministério da Defesa britânico, em Boscombe Down, no Reino Unido, e utilizou um motor de aeronave regional Rolls-Royce AE 2100-A convertido, enquanto o hidrogénio verde usado nos testes foi fornecido pelo EMEC (European Marine Energy Centre) e gerado através de energia renovável.

“Este é um verdadeiro sucesso para a nossa equipa de parceria. Estamos empenhados em continuar a apoiar esta investigação inovadora porque o hidrogénio oferece grandes possibilidades para uma gama de aeronaves, incluindo aeronaves do tamanho da easyJet. Isso será um enorme passo em frente para enfrentar o desafio do net zero até 2050”, afirma Johan Lundegren, CEO da easyJet.

Numa próxima fase, a easyJet e a Rolls-Royce vão realizar outros testes de plataforma e um teste de solo à escala real de um motor a jato Rolls-Royce Pearl 15.

Esta parceria é inspirada pela campanha global Race to Zero, apoiada pela ONU, que ambas as empresas subscreveram, comprometendo-se a atingir as zero emissões líquidas de carbono zero até 2050.

 

 

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Reino Unido pode limitar restrições de líquidos em aeroportos

Um novo sistema de controlo de segurança está a ser testado nos aeroportos britânicos para eliminar as restrições dos 100 mililitros nos líquidos nas bagagens de mão.

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Segundo informações avançadas pelo jornal The Times, as restrições de segurança relativamente aos líquidos poderão vir a ser eliminadas nos aeroportos britânicos num prazo de dois anos.

Esta medida vem na sequência da instalação de novos scanners 3D que possibilitam ao pessoal de segurança dos aeroportos verem detalhadamente o conteúdo do interior das malas e bolsas, encontrando-se a tecnologia em fase de teste nos aeroportos de Heathrow e Gatwick.

Recorde-se que, desde 2006, a quantidade de líquidos a serem transportados na bagagem de mão está limitada a 100 mililitros e deve ser transportada em bolsas transparentes individuais.

De acordo com os especialistas, esta medida, sob a qual ainda pende uma aprovação e decisão final, ajudaria a reduzir as filas nos controlos de segurança nos aeroportos, além de reduzir, consideravelmente, o uso de plástico.

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