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Tecnologia

Novas soluções brotam no mercado

Empresas de tecnologia responderam às necessidades dos clientes de turismo com ferramentas para as novas exigências.

Raquel Relvas Neto
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Novas soluções brotam no mercado

Empresas de tecnologia responderam às necessidades dos clientes de turismo com ferramentas para as novas exigências.

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Raquel Relvas Neto
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Na sua maioria, as ferramentas tecnológicas que viram a luz do dia devido à pandemia, já faziam parte do caminho normal da evolução tecnológica do setor turístico. Contudo, não seria para já que o mercado iria necessitar delas, sobretudo não com a urgência que as questões de segurança sanitária e o distanciamento físico impuseram.
A realidade é que as soluções estão aí e já muitos ‘players’ turísticos as adotaram para fazer face às necessidades da sua operação e dos seus clientes. As novidades são muitas.

Beltrão Coelho
Nestes tempos atípicos devido à pandemia da COVID-19, a Beltrão Coelho, empresa de Tecnologias da Informação, tem tentado “adaptar às mudanças reinventando-se todos os dias, de forma a oferecer as soluções mais inovadoras aos seus clientes”. Ana Cantinho, diretora-geral da Beltrão Coelho, explica que entre as soluções que a empresa lançou se destaca a câmara termográfica que começou a comercializar desde maio do ano passado. “É uma solução que não exige qualquer contacto físico, mas que permite efetuar de forma rápida a medição da temperatura corporal, bem como a verificação de utilização de máscara, podendo estar interligada com sistemas de abertura de portas, iluminação, etc.”, descreve.
Um outro exemplo de soluções lançadas foi a parceria com o projeto do Yotel Porto, através da qual a Beltrão Coelho instalou e configurou dois robôs – Yolinda e Yogiro. Os robôs efetuam tarefas de room service, entregando snacks e outros pequenos itens ao quarto do hóspede. “Este foi um projeto pioneiro em Portugal, que veio, sem dúvida, evidenciar as potencialidades da robótica neste mercado”, salienta. Ana Cantinho complementa e afirma que, além das soluções mencionadas, a empresa comercializa também “os robôs de serviço, Cruzr e Sanbot, capazes de realizar inúmeras funções que poderão ser extremamente apelativas para o setor turístico, desde receção no lobby do hotel, a apresentação de informação sobre o estabelecimento, o acompanhamento do hóspede a pontos específicos, com a vantagem de que estas funções poderem ser realizadas em diferentes línguas”.

Consolidador.com
Com um ano a revelar-se uma “verdadeira montanha russa” devido às constantes alterações de restrições a nível mundial, o Consolidador.com tem centrado os seus esforços no “investimento em tecnologias inovadoras”, como explica Anabela Almeida, diretora-geral. Assim, o consolidador aéreo tem trabalhado numa base diária para melhorar os processos internos, apostando “fortemente no desenvolvimento de novas ferramentas que permitam ganhos de eficiência para os nossos agentes de viagens”.
“Esta nova realidade da pandemia veio acelerar o ritmo dos desenvolvimentos e deu igualmente origem a novos projetos”, indica a responsável, sublinhando que a aposta tem sido “em várias frentes”. “Estamos a reforçar o investimento em mecanismos de automatização em massa, cada vez mais cruciais face à volatilidade das restrições e consequente aumento de trabalho. Temos vários projetos em curso, mas provavelmente um dos mais importantes, é ao nível da Inteligência Artificial, que resumidamente, se traduzirá em dar aos nossos agentes de viagens acesso a mais conteúdo e com valores bastante competitivos”, adianta.

Hoist
Depois de um início de ano marcado pela prudência da maioria dos atores do setor, a Hoist identifica agora “um contexto de recuperação e as nossas expectativas iniciais foram superadas”. André Lopes, Business Development Manager – Iberia da empresa especializada em produtos e serviços tecnológicos para hotelaria, indica que entre as novidades da empresa, se destacam o Hoist Gift Card Manager, uma solução de ‘Gift Card’, que auxilia o gestor hoteleiro na proteção da tesouraria; a Hoist Mobile key e o Hoist Mobile Remote Control para televisores, que contribuem para uma experiência ‘contactless’; e o Hoist Dashboard, uma ferramenta de Business Intelligence específica para o setor.

Infraspeak
Apesar dos diversos desafios que trouxe a pandemia, o negócio da Infraspeak tem crescido de “forma acelerada”. Felipe Ávila da Costa, Co-founder e CEO da empresa, justifica este crescimento pela procura por “soluções que apoiem as equipas operacionais na execução de rotinas de manutenção, limpeza e auditorias”. “Soluções como o Infraspeak são agora fundamentais para assegurar não só que as rotinas sejam cumpridas, de forma a garantir a mitigação dos riscos associados à pandemia, mas também que os gestores, funcionários e utilizadores dos espaços tenham visibilidade sobre elas e se sintam seguros”.
Entre as soluções lançadas está o Infraspeak Hub™, que é “basicamente o sítio, dentro da nossa plataforma, onde cada um dos nossos clientes pode construir a sua própria Infraspeak. Cada um deles tem uma operação única, por isso faz todo o sentido que possam ajustar a plataforma aos seus desafios em específico”.
De forma a esclarecer, o CEO da empresa refere que o Infraspeak Hub™ é onde, de forma flexível, “o gestor pode conectar todas as apps nativas da plataforma; outros softwares, como um chatbot (como já acontece através da nossa integração com a HiJiffy) ou um PMS; e sensores IoT; de forma a começar a recolher dados de toda a sua operação”. Além de permitir aos clientes construírem a plataforma de que necessitam agora, esta capacidade de personalização permite ainda que a Infraspeak acompanhe o crescimento contínuo e a transformação das suas operações no futuro.
“Mas se o Infraspeak Hub™ é o que permite a conexão de toda a operação num único sítio, o Infraspeak Gear™ é o que permite que tudo funcione de forma inteligente”, adianta. E explica: “O Infraspeak Gear™ é o “cérebro” da nossa plataforma, que através de técnicas de inteligência artificial / machine learning, transforma todos os dados recolhidos em ações reais, através de insights inteligentes, alertas e automações”.
Existem ainda duas funcionalidades interessantes quase a serem lançadas: “A primeira vai contribuir para agilizar a relação com fornecedores, nomeadamente na facilitação do processo de pedir, receber e aprovar orçamentos; e a segunda é o lançamento de uma app dedicada ao housekeeping, que é um projeto ambicioso e que vai sem dúvida impactar muito positivamente todos os nossos atuais e futuros clientes de hotelaria”.

Newhotel
“Como software house e consultora especializada e dedicada exclusivamente à hotelaria temos partilhado as dores do setor, tanto deste ano, como desde o início da pandemia”, começa por dizer Pedro Matoso, CEO da Newhotel. Mas este facto não diminui os esforços da empresa em apoiar os hoteleiros a adaptarem-se à nova realidade, especialmente através da adopção de novas ferramentas de transformação digital e interação com o hóspede. “E fizemo-lo de modo transversal, por vezes programando desde a migração para um totalmente novo Cloud PMS, à implementação de aplicações mobile próprias e integrações de parcerias curadas”, indica o responsável.
No que refere à produção de software, o foco centrou-se na “nova geração de suite de produtos verdadeiramente Cloud”, desde os processos integrados do software da Newhotel, como as ferramentas de vendas ou através de parceiros tecnológicos, como foi exemplo a faturação eletrónica. “E ainda na racionalização e digitalização de todas as áreas de negócio na hotelaria, seja com aplicações mobile ou funcionalidades no software, tanto do lado do hóspede, como do staff hoteleiro”, completa.
A Newhotel lançou assim a nova geração Cloud Suite. “Começámos pelo novo Cloud PMS com todas as vantagens inerentes das últimas tecnologias e funcionalidades avançadas para a gestão de tarifas e estratégia de vendas, com módulos de Business Intelligence, revenue management e rate shopper. Seguindo-se o novo Cloud POS, num lançamento em que seguirão todos os módulos existentes da suite de gestão, incluindo SPA, Eventos e Stocks F&B”, enumera Pedro Matoso.
As aplicações mobile também concentraram as atenções da Newhotel, como são exemplo as apps para ‘self check-in’, que permitem “desde a pré-estada preencher e submeter os dados e documentos necessários e assinatura, preferências, notas, etc”; ou a app para housekeeping, que permite a visualização e controlo das operações do departamento em tempo, real, atualização do estado de quartos, registo de discrepâncias e ‘lost & found’. “Ou as apps para F&B que permitem ao hóspede não só consultar a ementa, mas também efectuar pedidos, e do lado da pessoa ao serviço na sala, verificar e controlar os pedidos e mesas”.
Pedro Matoso adianta que estão ainda em desenvolvimento contínuo interfaces, integrações e parcerias para ir ao encontro “a todas as necessidades, desde ligações exclusivas com os GDS’s mais importantes, passando pela faturação electrónica e outros requisitos legais, até à integração de tecnologias avançadas como reconhecimento facial”.

Nonius
Depois de terem feito um esforço para ajudar os clientes a superar o impacto provocado pela pandemia na sua atividade, a Nonius está agora a registar o ‘feedback’ dessa aposta. Hélder Santos, sales & marketing director da Nonius, indica que a empresa tem “uma oferta de soluções para construir uma jornada digital do hóspede mais ‘contactless’ adaptada às necessidades da hotelaria, impostas pelo contexto atual”.
Além de ter sido um ano que assinala a entrada em novos mercados como a Suécia e França, a Nonius tem trabalhado “a todo o vapor para adaptar as nossas soluções às necessidades dos nossos clientes, impostas pelo contexto pandémico”. Para tal, a empresa lançou novas funcionalidades para a jornada digital do hóspede, tais como a chave do quarto na aplicação do hotel, o ‘check-in contactless’, o comando da televisão e o telefone do quarto no ‘smartphone’ do hóspede; o Room Service’ digital, os pagamentos online, o serviço de ‘concierge’ e as mensagens personalizadas digitais através da aplicação.
“Mais recentemente lançamos a Integração da nossa Central Telefónica com Microsoft Teams, que tem ajudado os hotéis e os seus colaboradores a ficarem conectados com o número do escritório, mesmo se estiverem a trabalhar a partir de casa”, acrescenta Hélder Santos.
Devido às novas necessidades de segurança, os restaurantes dos hotéis também tiveram que se adaptar e para isso a Nonius incorporou a tecnologia de QR Code na aplicação de ordering para os restaurantes.

Salto Systems
A Salto Systems, especialista no fornecimento de controlo de acessos para o setor hoteleiro, capacitou “proprietários e gestores de propriedades em todo o mundo com novas formas de proteger hóspedes, gerir pessoal, e proteger bens”.
Como indica Pedro Silva, marketing manager, o portefólio SALTO inclui “agora gestão de software de classe mundial, soluções em cloud e aplicações móveis para empresas de todos os tipos e tamanhos”. Neste portefólio destacam-se “a primeira fechadura eletrónica inteligente stand-alone alimentada por pilhas, a tecnologia de dados no cartão da SALTO Virtual Network (SVN) e o primeiro sistema de controlo de acessos sem fios a combinar um dispositivo de fecho stand-alone com capacidades online, em tempo real – tudo sem fios ou chaves mecânicas”.

O responsável refere que, tendo em conta os novos tempos e as realidades impostas, a plataforma de controlo de acessos da SALTO para o setor hoteleiro permite aos hotéis “oferecer check-in móvel aos hóspedes, o que reduz o número de interações humanas e permite aos hóspedes aceder ao seu quarto através da plataforma de acesso móvel nativa da SALTO, JustIN Mobile. Utilizando um smartphone, o hóspede pode solicitar a chave do quarto do hotel antes da chegada. A receção do hotel é capaz de verificar a entrada do hóspede através do Sistema de Gestão de Propriedade (PMS) e emitir uma chave digital segura diretamente para o seu smartphone”.
“Combinar quartos de hóspedes de fácil acesso, chave digital e inteligentes, com sistemas unificados de gestão de propriedades que protegem os indivíduos e os bens é um desafio único para qualquer negócio hoteleiro – desde hotéis de luxo a hotéis de média dimensão, independentes a grandes cadeias, navios de cruzeiro a hotéis de convenções e conferências”, sustenta Pedro Silva.
A Salto também desenvolveu soluções avançadas e esteticamente concebidas para o controlo de acessos eletrónico específico para a hotelaria que estabelecem “um novo padrão na indústria – desde a organização do back-of-house à gestão dos quartos de hóspedes – com um sistema fácil de usar para hotéis de todos os tipos e tamanhos”. “Ao combinar tudo isto com um hardware construído com materiais da mais alta qualidade, o cliente adquire um produto inigualável que faz uma afirmação ousada em qualquer projeto hoteleiro”, sublinha o marketing manager da empresa.

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Distribuição

Amadeus expande negócio em Portugal em nova parceria com TravelStore

Amadeus e TravelStore assinaram um acordo que inclui novas soluções, tecnologia, melhor otimização e automatização dos serviços.

A Amadeus e o Grupo de Viagens e Eventos TravelStore assinaram um novo acordo para Portugal, Espanha, Angola, e Moçambique, através do qual os consultores de viagens da TravelStore ficam aptos a implementar os serviços e soluções Amadeus e poderão aceder a uma vasta gama de conteúdos de viagens através da Plataforma de Viagens Amadeus, bem como a conteúdos habilitados para NDC, conteúdos hoteleiros mais ricos e novas soluções robóticas para uma maior produtividade através da otimização de tarefas.

Através da Plataforma de Viagens Amadeus, o NDC traz aos consultores de viagens da TravelStore o acesso a ofertas aéreas mais ricas e personalizadas, permitindo, através de um único visor, realizar pesquisas, reservas, pagar e gerir conteúdos mais ricos e personalizados para os viajantes de negócios.

A Amadeus também proporcionará à TravelStore um maior acesso às ofertas hoteleiras através da integração de novos fornecedores, com ferramentas concebidas para permitir aos vendedores de viagens encontrar o hotel perfeito para os seus clientes. Além disso, os agentes de viagens poderão comparar e identificar num único ecrã diferentes opções e selecionar a que melhor se adapta às necessidades do viajante.

Em comunicado, a Amadeus refere que “a automatização irá melhorar a produtividade das operações diárias dos vendedores de viagens da Travelstore através da utilização de robótica”, salientando ainda que as aplicações robotizadas Amadeus “automatizam as tarefas administrativas das agências de viagens, permitindo-lhes libertar tempo e ganhar eficiência”.

Para Frédéric Frère, Co-Founder & Group Leader da TravelStore, este acordo estratégico “permitirá aos nossos consultores de viagens usufruir de uma vantagem competitiva e permitir-nos-á desenvolver o nosso negócio futuro graças à colaboração que temos com a Amadeus”.

Do lado da Amadeus, Christian Boutin, diretor-geral da Amadeus Espanha e Portugal, e SVP Travel Sellers Europa Ocidental, salienta que o acordo “reforça o nosso compromisso de ajudar os vendedores de viagens a crescer no mercado português”, fornecendo “as mais recentes ferramentas digitais que melhoram a produtividade e melhoram o serviço ao cliente através de tecnologia inovadora”.

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Victor Jorge

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Aviação

Airbus e Renault em parceria para desenvolver eletrificação

As duas companhias – Airbus e Renault – pretendem contribuir, com sucesso, para a ambição de emissões líquidas zero até 2050, tanto no setor automóvel como no setor da aviação.

Victor Jorge

A Airbus e a Renault assinaram um acordo de pesquisa e desenvolvimento com o intuito de reforçar a transversalidade e sinergias com o objetivo de acelerar a eletrificação das duas companhias tendo em vista a melhoria as respetivas gamas de produtos.

Esta parceria ajudará a Airbus a desenvolver as tecnologias associadas às futuras aeronaves híbridas-elétricas e será detalhada no Airbus Summit, que acontecerá entre 30 de novembro a 1 de dezembro.

Como parte desta parceria, as equipes de engenharia da Airbus e do Grupo Renault unirão forças para desenvolver tecnologias relacionadas ao armazenamento de energia que continua a ser um dos principais obstáculos para o desenvolvimento de veículos elétricos de longo alcance. O acordo de cooperação abrangerá principalmente etapas tecnológicas relacionados à otimização da gestão de energia e à melhoria do peso das baterias, e procurará os melhores caminhos para passar das atuais células químicas (íon de lítio avançado) para todos os projetos de estado sólido que possam duplicar a densidade de energia de baterias no prazo de 2030.

O trabalho conjunto também estudará o ciclo de vida completo das futuras baterias, desde a produção até a reciclagem, a fim de preparar a industrialização desses futuros projetos de bateria, avaliando a sua pegada de carbono em todo o seu ciclo de vida.

“Pela primeira vez, dois líderes europeus de diferentes setores irão partilhar conhecimento no campo da engenharia para moldar o futuro das aeronaves híbridas-elétricas. A aviação é um campo extremamente exigente em termos de segurança e consumo de energia, assim como a indústria automobilística. No Grupo Renault, os nossos 10 anos de experiência na cadeia de valor de veículos elétricos fornecem-nos alguns dos mais fortes feedbacks no campo e experiência no desempenho de sistemas de gestão de bateria. Impulsionados pela mesma ambição de inovar e reduzir a pegada de carbono, as nossas equipas de engenharia estão a trabalhar com as da Airbus para convergir tecnologias transversais que permitirão operar aeronaves híbridas e desenvolver os veículos de amanhã”, refere Gilles Le Borgne, vice-presidente de Engenharia do Grupo Renault.

Do lado da Airbus, Sabine Klauke, Chief Technical Officer (CTO) da companhia, revela que “esta parceria entre setores com o Grupo Renault ajudar-nos-á a desenvolver a próxima geração de baterias como parte do roteiro de eletrificação da Airbus”. A responsável adianta ainda, em comunicado, que, “alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050 é um desafio único que requer cooperação entre setores, começando hoje. Reunir a experiência do Grupo Renault em veículos elétricos com nosso próprio histórico em simuladores de voo elétricos permitirá acelerar o desenvolvimento das tecnologias disruptivas necessárias para futuras arquiteturas de aeronaves híbridas na década de 2030 e além. Também promoverá o surgimento de padrões técnicos e regulatórios comuns em apoio às soluções de mobilidade limpa necessárias para atingir nossas metas climáticas”.

As duas companhias salientam ainda que “as tendências tecnológicas estão mover-se na mesma direção. A cooperação da Airbus e do Grupo Renault em eletrificação desempenhará um papel importante na mudança do cenário do transporte, contribuindo com sucesso para a ambição de emissões líquidas zero até 2050, tanto no setor automóvel como no setor da aviação”.

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Tecnologia

AirHelp aposta em assistentes robot

AGA, LARA, Herman e ECS são os novos assistentes robots da AirHelp que tratam de tarefas mais mecânicas e que requerem o processamento de grandes quantidades de documentação e dados.

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A AirHelp “contratou”, recentemente, diversos assistentes robots, seguindo uma estratégia “digital-first”, em que a tecnologia desempenha um papel fundamental. Nos últimos anos, as equipas jurídicas e técnicas da AirHelp desenvolveram robots baseados em Inteligência Artificial (IA) para apoiar os processos de reclamação dos seus clientes, admitindo Miguel Madaleno, advogado especialista que representa a AirHelp em Portugal, que a IA é “altamente eficaz quando usada como um apoio para o trabalho humano, designadamente na área jurídica”.

Na AirHelp, estes robots tratam de tarefas mais mecânicas e que requerem o processamento de grandes quantidades de documentação e dados, revelando a plataforma online, em comunicado, que desta forma, “a produtividade e eficácia podem ser melhoradas, diminuindo a possibilidade de erro humano, acelerando o processo e, consequentemente, melhorando a experiência do cliente”.

Além, disso, referem que, os membros (humanos) da equipa podem “concentrar-se noutras tarefas, tais como a procura constante de novas soluções que possam conduzir a uma melhor qualidade de serviço ao cliente, a recolha de informação para detetar novos nichos de mercado ou até mesmo o estudo de novas regulamentações”.

Cada ‘bot’ desenvolvido desempenha um papel muito importante durante o processo de reclamações aéreas gerido pela Airhelp, desde o início e a recolha de dados até chegar a uma resolução precisa e precisa.

Os assistentes:

AGA (Agent Assistant)
Criada em 2018, trata da fase inicial de qualquer processo de reclamação: recolha de dados. A AGA irá informar o cliente se este apresenta os documentos necessários e dará as instruções necessárias para assegurar que os dados são corretamente preenchidos. A AGA é capaz de avaliar 40% dos casos com praticamente nenhuma margem de erro. Caso não seja clara a sua decisão, diz aos agentes quais os processos que precisam de ser monitorizados.

LARA (Legal Assessment Referral Assistant)
A LARA foi criada em 2017 e é responsável pelo apoio à equipa jurídica. LARA considera todos os aspetos legais de uma reclamação e, para além de levar a cabo o processo de reclamação, estuda a viabilidade de o caso terminar com uma resolução favorável ao cliente. Atualmente, a LARA é capaz de resolver 70% dos casos por si só.

HERMAN
HERMAN é o veterano do grupo, criado em 2016. No seu papel de agente jurídico, determina a melhor jurisdição para resolver cada caso, com base na taxa de sucesso de reclamações semelhantes, na duração do processo e noutros fatores. O seu nome deriva do caso Wallentin Hermann, uma das decisões mais importantes do Tribunal de Justiça Europeu para a proteção dos direitos dos passageiros aéreos na Europa.

ECS
ECS é a mais recente adição à equipa de robots da AirHelp. O ECS atua como um filtro e determina se a interrupção do voo é justificada ou causada pela companhia aérea e se o passageiro deve ser compensado. 100% de todas as reclamações passam pelo ECS, que examina a situação do aeroporto, informações de tráfego aéreo, dados de voo e se existe de facto um atraso injustificado.

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Woman using wireless system on smart watch at atm cash machine

Tecnologia

Amadeus disponibiliza pagamentos eletrónicos com criação da Outpayce

A nova empresa no universo da Amadeus – Outpayce – representa mais um passo na evolução da linha de negócios de pagamentos de viagens.

Victor Jorge

A Amadeus acaba de solicitar ao Banco de Espanha uma licença de moeda eletrónica anunciando ao mesmo tempo a criação da Outpayce, subsidiária integral da Amadeus, demonstrando o compromisso em oferecer uma experiência de pagamento integrada e conectada durante toda a jornada.

De acordo com a companhia, “os pagamentos estão presentes em todas as etapas da viagem, desde a reserva online, ou com um agente de viagens, até o pagamento de bagagem extra no aeroporto ou check-out no hotel”. Garantir pagamentos contínuos, integrados e até invisíveis está a tornar-se, por isso, cada vez mais importante na experiência de viagem, admitindo que “a integração de pagamentos B2B entre empresas no ecossistema de viagens é um diferencial importante”.

Com a licença agora pedida, a Amadeus poderá prestar serviços regulados em Espanha e, posteriormente, no Espaço Económico Europeu. As empresas com licença de dinheiro eletrónico podem fornecer serviços de pagamento, como aceitar fundos de clientes, emitir cartões de débito pré-pagos ou oferecer transferências de fundos para uma conta de pagamento, entre outros. Como parte dessa estratégia, a atual unidade de negócios de pagamentos da Amadeus tornar-se-á a Outpayce, uma subsidiária integral da Amadeus, cujos ativos e funcionários serão transferidos para a nova entidade a partir de 1 de janeiro de 2023.

Em comunicado, a Amadeus refere que o objetivo da Outpayce será “fortalecer a sua oferta de pagamentos existente, bem como desenvolver um ambiente de pagamento integrado ao qual as empresas de viagens possam conectar-se para aceder às mais recentes inovações de tecnologia financeira”.

A Amadeus avança ainda que “as soluções de pagamento de hoje incorporarão ambientes de desenvolvimento abertos baseados em API que impulsionarão a inovação no setor de viagens, facilitando o serviço de pagamentos de terceiros e empresas de fintech ao setor”.

Assim, companhias aéreas, hotéis e vendedores de viagens que usam a plataforma poderão aceder uma ampla seleção de serviços de pagamento Amadeus e de terceiros por meio de uma única conexão. A plataforma atual oferece serviços de parceiros como Citi, Mastercard e Paypal, entre muitos outros, frisando a Amadeus que “continuará a trabalhar para expandir essa rede de parceiros”.

Através do licenciamento e da criação da Outpayce, o primeiro serviço regulamentado que a nova empresa da Amadeus oferecerá, assim que a licença for obtida, será a emissão de cartões pré-pagos virtuais dentro da sua solução B2B Wallet, que as agências de viagens usam para pagar fornecedores de viagens, bem como companhias aéreas e hotéis. “A emissão de cartões da Outpayce, juntamente com uma ampla gama de opções de outros emissores parceiros, proporcionará aos agentes de viagens mais opções e uma melhor experiência de pagamento”, diz a Amadeus.

David Doctor, até agora vice-presidente executivo de pagamentos da Amadeus, deixará o cargo para assumir a direção-geral da Outpayce a partir do primeiro dia de 2023.

O responsável admite que os pagamentos são “uma parte integral da experiência de viagens do princípio ao fim”, salientando que o objetivos da Amadeus com a Outpayce é “garantir uma experiência fluída, integrada e conectada nas viagens, seja no pagamento com cartões virtuais em espaços B2B ou se o viajante pretender pagar na moeda escolhida mediante serviços de câmbio”.

Doctor salienta ainda que, graças ao pedido de licença de dinheiro eletrónico e ao investimento em talento e tecnologia, “estamos bem posicionados para melhorar o nosso serviço aos clientes, bem como para expandir o leque de serviços, a abrangência geográfica e o número de clientes que servimos”.

Já Decius Valmorbida, presidente de Viagens da Amadeus, refere, no mesmo comunicado, que “as viagens estão a registar uma transformação digital única, significando isso que podemos conectar melhor as diferentes etapas do viajante”. O executivo conclui ainda que, “para que o setor aproveite ao máximo esta oportunidade, é fundamental simplificar a forma de pagamento durante a reserva, no aeroporto ou no hotel. Com este investimento, a Outpayce está preparada para simplificar os pagamentos em todo o trajeto da viagem.”

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Ryanair e Amadeus em nova parceria de distribuição

As reservas na Ryanair através da plataforma Amadeus podem ser efetuadas a partir do final de 2022.

Victor Jorge

A Ryanair e a Amadeus estabeleceram uma nova parceria de distribuição que irá expandir o acesso da oferta da companhia aérea à base de clientes da empresa de tecnologia de viagens.

Operando 3.000 voos diários para 225 destinos em 36 países, a Ryanair transporta, atualmente, 115% do seu tráfego pré-pandémico, sendo que, com as empresas em toda a Europa a enfrentar crescentes pressões económicas e inflacionistas, as reservas com a Ryanair podem ser efetuadas através da Plataforma de Viagens Amadeus a partir do final de 2022.

Em comunicado é referido que “a parceria apoia a visão da Ryanair de aumentar a sua visibilidade e chegar aos clientes Amadeus, particularmente para viagens de negócios”. A integração com os fluxos e processos de reserva do Amadeus garantirá aos clientes uma elevada eficiência operacional na pesquisa, reserva e serviço de conteúdos da Ryanair, bem como a possibilidade de oferecer uma escolha mais ampla de opções de viagem a viajantes conscientes dos custos.

“A oferta alargada de viagens da Ryanair não só pode gerar poupanças substanciais para os clientes, como também os ajudará a gerir a sua pegada de carbono e a melhorar as suas credenciais ESG, com as mais baixas emissões de CO2 por passageiro/km de qualquer grande companhia aérea europeia, um feito sustentado pela sua estratégia de descarbonização Pathway to Net Zero by 2050”, refere-se no comunicado.

Esta é, de resto, uma missão partilhada pelo Amadeus, e a nova parceria contribuirá para expor estas ofertas ambientalmente eficientes a um público ainda mais vasto.

Dara Brady, diretor de Marketing, Comunicação & Digital da Ryanair, refere que esta parceria “expande ainda mais a oferta da Ryanair e permite aos clientes corporativos em particular um maior acesso à nossa rede de ligações, altas frequências, desempenho pontual, e tarifas baixas, à medida que regressam a colaborar presencialmente com os colegas”.

Já Jose Luis Aragon, VP Regional de Distribuição Aérea da Europa da Amadeus, frisa, em comunicado, que esta parceria ilustra “o valor da nossa plataforma para transportadoras de baixo custo, oferecendo à companhia aérea o acesso à mais ampla rede de vendedores de viagens em todo o mundo e a tecnologia para os ajudar a tirar o máximo partido do canal indireto”, concluindo que “é outro exemplo do empenho em fornecer o mais amplo e relevante conteúdo de viagem de qualquer fonte tecnológica aos nossos vendedores de viagens, com uma integração suave e sem problemas nas suas ferramentas e processos quotidianos”.

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merytu responde ao novo paradigma da empregabilidade no turismo

Pensada em 2020 e lançada em 2021, a plataforma merytu pretende dar resposta a uma problemática do setor do turismo: os recursos humanos. Facilitadora de contactos entre quem emprega e quem procura emprego liberal e flexível, a plataforma nasceu com incidência na hospitalidade. Contudo, o objetivo é abranger todo o turismo a nível nacional, possuindo já outros setores de atividade em vista.

Victor Jorge

De acordo com os dados do World Travel & Tourism Council (WTTC), Portugal regista uma escassez de mão-de-obra, estimando a entidade internacional que faltam preencher cerca de 50.000 empregos no setor do turismo. Num setor que funciona 24 horas, sete dias por semana, 365 dias por ano, o problema dos recursos humanos nunca foi tão premente como agora, com a pandemia a “agudizar uma questão que, contudo, já existia há muito tempo”, admite João Silva Santos, COO da empresa portuguesa merytu, solução tecnológica que une profissionais independentes e empresas da área da hospitalidade de forma inovadora, simples e eficaz, e um dos quatro sócios fundadores, a quem se junta a Portugal Ventures.

Conhecidas as dificuldades em recrutar colaboradores para funções essencialmente operacionais, principalmente na hotelaria e restauração, é neste universo que a merytu se posiciona, neste momento, oferecendo, através da plataforma tecnológica, o melhor “match” entre quem necessita de preencher uma vaga e quem procura, de forma flexível, ter uma ocupação, sem colocar “em risco” o “novo” modo de vida que a pandemia trouxe.

Centrado no turismo, mas não só
A atuar no mercado há pouco mais de um ano, a merytu possui 260 empresas a confiar no modelo apresentado pela plataforma de emprego e mais de 1.300 perfis de profissionais independentes inscritos e uma média de 60 registos diários, oferecendo, neste momento, 18 funções, abrangendo perto de 80% das funções na hotelaria e restauração. “O objetivo é ampliar a oferta e possuímos um roadmap de desenvolvimento muito rápido, de modo a chegar ao turismo na sua plenitude”, salienta o responsável pela empresa. Segundo João Silva Santos, “a ideia é estarmos em todas as frentes do turismo”, admitindo que “existem outros setores que já demonstraram o interesse pela plataforma”, como, por exemplo, a construção ou saúde.

“Compreendemos que o nosso time to market seria muito mais veloz, já que a nossa rede está muito bem estabelecida e vai ao encontro das atuais necessidades do mercado. Compreendemos, também, que seria necessário adaptar as necessidades das empresas à ‘nova’ realidade de quem procura emprego e vice-versa e onde a flexibilidade e disponibilidade são fatores chave”, considera o COO da merytu.

A pandemia trouxe novos desafios, nomeadamente, no equilíbrio que estas gerações mais novas pretendem dar à sua vida pessoal e profissional”

“A pandemia trouxe novos desafios, nomeadamente, no equilíbrio que estas gerações mais novas pretendem dar à sua vida pessoal e profissional”. Daí não é de estranhar que é, sobretudo, na “Geração Z” que a plataforma tem a sua incidência mais concreta, evidenciando João Silva Santos as novas tendências da empregabilidade com que se aceita um compromisso profissional em qualquer parte do país. Contudo, frisa que a merytu “não exclui ninguém”, revelando que existem pessoas na faixa dos 50 e poucos que, de repente, ao perderem um vínculo de longa duração, se registam na plataforma para dar seguimento à experiência que adquiriram e onde “têm realmente uma oportunidade de estar em pé de igualdade com os outros”, admitindo que a idade “não é um fator, mas antes a performance. Hoje pode estar-se a trabalhar durante três ou quatro semanas no Porto, depois duas ou três semanas no Algarve. Atualmente, as pessoas já não querem horários das nove às cinco. Esse agora é o novo paradigma dos recursos humanos no setor do turismo”.

Eventualmente, a classificação mais correta para a merytu é vê-la como um “marketplace” para o emprego flexível e onde as urgências de última hora encontram resposta. “Não vimos substituir os contratos de trabalho, estamos cá para complementá-los”, frisando João Silva Santos que “os gestores de recursos humanos estão cada vez a utilizar-nos mais como uma ferramenta para suprir necessidades que de outra forma talvez não conseguiriam, já que o tempo de aferir, num processo de seleção, um profissional ou de ter o work assembly, é demorado”. Ou seja, “somos uma ferramenta, não somos uma agência, nem nos substituímos à expertise do profissional de recursos humanos. Complementamos com tecnologia uma necessidade do mercado de trabalho na área do turismo”.

João Silva Santos refere que a fundação da merytu “foi realmente algo circunstancial que veio trazer uma oportunidade e uma pertinência superior”. Se antes da pandemia já havia, por parte de muitos decisores, alguma necessidade de pensar diferente, com a pandemia “houve uma aceleração”. Certo é que para o COO da empresa, “as pessoas não desapareceram”, o que acontece agora é que as pessoas “necessitam de ser valorizadas de uma forma muito diferente”.

Ajustar procura e oferta
É aqui que entram os três pilares fundamentais pelas quais a merytu se rege: rendimentos, tempo e flexibilidade. “Pagando mal ou bem, há comparativos com outros setores”, destacando João Silva Santos a taxa de licenciados (cerca de 40%) que abandonam o setor do turismo e, especialmente, o da hospitalidade. “Isto dá-nos pistas de que alguma coisa tem de mudar”, admite, colocando, igualmente, enfâse no desenvolvimento de carreiras. Ou seja, “se invisto o meu tempo a tirar uma licenciatura e em conhecimentos académicos também procuro um plano de carreira concreto e não teórico”.

A empresa, através da aplicação, indica uma referência remuneratória “20% acima da média do que as funções ganhariam em contexto tradicional”, salientando que “não controlamos nem queremos controlar as remunerações”.

Os pilares do tempo e da flexibilidade estão interligados, frisando João Silva Santos que “valorizamos o tempo das pessoas, trazendo uma oportunidade de equilibrar o fator pessoal e profissional de uma forma inédita. E dá um exemplo: “Se um profissional de sala quiser manter a prática do surf todos os dias de manhã e conseguir na aplicação aceitar convites numa unidade que regularmente o convoca a partir do turno da tarde, naturalmente que quererá o melhor de dois mundos”. Ou seja, consegue encaixar o trabalho na vida pessoal e vice-versa.

Do lado das empresas, o “segredo” passa por suprimir uma necessidade urgente e temporária, sem existir um vínculo laboral que traria custos à empresa, podendo contar com um profissional à medida, num modelo aberto, no que João Silva Santos diz ser um “abrir de porta”. “Não somos intermediários, somos facilitadores e é realmente este matching que acontece e é uma mais-valia para todos. A rapidez de identificação, podendo existir um compromisso em dez minutos, traz uma agilidade inédita para um setor que anda sempre à velocidade da luz”.

De acordo com João Silva Santos, é o “contexto realtime que muda as regras do jogo”, não se tratando somente de uma plataforma onde se “despeja” o CV. “A nossa forma de estar no mercado responde efetivamente aos atuais desafios do setor do turismo, pelo facto de ser verdadeiramente atrativo para os profissionais e empresas”, refere o responsável da empresa, admitindo que a proposta de valor baseia-se no “equilíbrio e na cooperação e é totalmente ajustada às expetativas de ambas as partes. Por um lado, as empresas encontram na merytu uma solução ágil de reforçarem as suas equipas, com profissionais qualificados e motivados, à medida das suas necessidades. Por outro, os profissionais deste ramo conseguem finalmente encontrar a liberdade e flexibilidade de horários, que tanto necessitam para equilibrar a vida pessoal e profissional”.

Complementamos com tecnologia uma necessidade do mercado de trabalho na área do turismo”

Expansão nacional
A atuar em todo o território nacional, o trabalho do departamento comercial da merytu desenvolve-se não junto de quem procura colocação, mas sim junto das empresas que colocam essas vagas, ou melhor, “gigs”, na plataforma. João Silva Santos destaca, de resto, o fator humano que “não é muito comum em tecnologia”. Cada empresa que se regista recebe um follow-up através do customer service que funciona sete dias por semana, referindo o responsável que “muitas empresas ficaram surpreendidas por serem contactadas por profissionais de uma aplicação que instalaram num telefone, situação que nunca tinha acontecido antes”. Contudo, refere, “isto é fundamental para que as pessoas tenham confiança, já que se surgir algum problema, sabem que existe alguém para ajudar”.

“A tecnologia não vai substituir o fator humano”, considera João Silva Santos, frisando que “o trabalho que temos com os nossos clientes é de compromisso total”.

Presente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, a merytu ambiciona crescer a curto prazo para outros pontos do país, nomeadamente Algarve e lha da Madeira. A expectativa é chegar até ao final do ano de 2022 com mais de 2.000 perfis profissionais inscritos na plataforma, assim como contar com 300 empresas ativas.

Como funciona a merytu?

A ligação entre empresas e profissionais acontece da seguinte forma: as empresas submetem os seus convites de compromissos profissionais, de acordo com as respetivas necessidades, indicando as funções e níveis de experiência pretendidos, datas, horários, duração dos serviços e ainda, outras competências necessárias para o desempenho das funções pretendidas.
De forma automática, a merytu faz o match entre as empresas e os profissionais com o perfil desejado, disponíveis para aceitar os convites. Após a prestação do serviço, as empresas avaliam o desempenho do profissional de acordo com vários parâmetros definidos, garantindo desta forma a transparência e, em simultâneo, os profissionais avaliam as respetivas experiências nessas empresas. Esta avaliação permite aos profissionais evoluírem de acordo com o seu mérito, podendo aumentar o seu valor por hora e, por outro lado, permite às empresas encontrar profissionais com as qualificações que desejam, bem como diferenciarem-se em termos de Employer Branding, através da classificação que recebem.
Trata-se de uma solução win-win, que responde às tendências do setor, através da qual os profissionais poderão encontrar oportunidades de trabalho flexíveis e construir as suas carreiras autonomamente, com possibilidades de evolução baseadas no desempenho. Para as empresas as mais valias também são notórias. Através da plataforma o processo de identificação de profissionais é contínuo – 24/7 – não havendo trabalho administrativo envolvido, nem dependência de intermediários. O acesso ao perfil dos profissionais é feito de forma imediata e em minutos é efetuada a correspondência entre profissional e empresa. A seleção é feita pelo nível de experiência pretendido, assim como pelo feedback de performance detalhado e, por essa razão, o match é, em regra, eficaz. Por sua vez, este método é também uma mais-valia para profissionais juniores, experientes ou até mesmo pessoas que desejem mudar radicalmente de área, ajudando-as a perceber o seu verdadeiro potencial, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e profissional, adquirindo conhecimentos e competências técnicas on-the-job.

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Portugal é um dos 53 países a ter acesso ao NDC da American Airlines pela Travelport

Portugal é um dos 53 países da Europa, Médio Oriente e África, bem como da região Ásia-Pacífico, cujos agentes de viagens que utilizam a plataforma Travelport+ passam a ter acesso ao conteúdo NDC da American Airlines.

Inês de Matos

A Travelport anunciou que, a partir desta quarta-feira, 26 de outubro, os agentes de viagens de 53 países, incluindo Portugal, passam a poder ter acesso ao conteúdo do NDC da American Airlines, através da plataforma Travelport+.

Num comunicado enviado à imprensa, a empresa de tecnologia para agências de viagens explica que o conteúdo NDC da companhia aérea norte-americana passa a estar disponível em 53 países da Ásia-Pacífico e da Europa, Médio Oriente e África.

A Travelport lembra que, este ano, já tinha passado a permitir o acesso ao conteúdo NDC da American Airlines aos agentes de viagens na América do Norte e América Latina, tendo agora assinado um novo acordo de longo prazo com a transportadora norte-americana, que permite aumentar para 73 o total de países em todos o mundo com acesso ao conteúdo da American Airlines.

Austrália, China, Fiji, Polinésia Francesa, Índia, Japão, Nova Caledónia, Nova Zelândia, Filipinas, Singapura, Coreia do Sul, Sri Lanka, Tailândia e Vietname são os países da região Ásia-Pacífico que passam a ter acesso ao conteúdo NDC da American Airlines, através da plataforma Travelport+.

Já na Europa, Médio Oriente e África, além de Portugal, o conteúdo NDC da transportadora norte-americana passa a estar disponível também na Áustria, Bahrein, Bélgica, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Jordânia, Quénia, Kuwait, Líbano, Moldávia, Montenegro, Países Baixos, Noruega, Omã, Polónia, Qatar, Roménia, Arábia Saudita, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.

“A Travelport tem sido um parceiro fenomenal no apoio à nossa moderna estratégia de retalho, enquanto fornecemos conteúdo NDC acessível a agentes de viagens e retalhistas de todo o mundo. Com a expansão do NDC através da Travelport+, estamos preparados para simplificar a experiência do cliente e levar os nossos produtos e serviços a ainda mais parceiros na Ásia-Pacífico e Europa, Médio Oriente e África”, afirma Neil Geurin, Managing Director of Digital and Distribution da American Airlines.

Já Damian Hickey, Global Vice President & Global Head of Airline Partners da Travelport, sublinha a importância deste acordo relativo ao NDC da American Airlines, considerando que este conteúdo tem ganho relevância e é cada vez mais importante à medida que as companhias aéreas aumentam a sua oferta.

Com este acordo, a American Airlines passou também a considerar a Travelport como um parceiro de confiança, estatuto que, segundo a empresa de tecnologia para viagens e turismo, permite que todas as agências IATA clientes da Travelport e que usam a plataforma Travelport+ tenham acesso ao conteúdo NDC da American Airlines sem necessidade de registos adicionais.

 

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Vasco Translator V4 ganha “Good Design Award”

Este é o segundo prémio que o dispositivo da Vasco Electronics recebe. Depois do “Red Dot Design Award”, agora é a vez do “Good Design Award” na categoria “ICT equipment for the general public”.

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O mais recente tradutor da Vasco Electronics (Vasco Translator V4) foi galardoado na categoria “ICT equipment for the general public”, tendo sido o segundo prémio atribuído ao dispositivo, depois de ter sido reconhecido, mesmo antes do lançamento comercial, o galardão internacional “Red Dot Design Award”, conhecido como “o Óscar do design”.

Premiado na categoria “Product Design 2022”, o júri destacou o facto de o Vasco Translator V4 “caber em qualquer bolso” e ter “um toque agradável”.

Os tradutores da Vasco Electronics são desenvolvidos na União Europeia, encontrando-se Portugal entre os mercados estratégicos em que a marca investiu nos últimos anos, com a abertura de um escritório em Braga.

O Vasco Translator V4 foi concebido por uma equipa de especialistas tendo em conta o critério da funcionalidade, mas também o da estética. O tradutor eletrónico é de fácil manuseamento, graças ao seu formato compacto e ao peso reduzido, sendo resistente ao pó, salpicos e ao choque, além de contar com altifalante de 99 dB e um touchscreen de 5”.

Para João Fernandes, Country Manager da Vasco Electronics em Portugal, a atribuição do ‘Good Design Award’ é “um excelente reconhecimento de todo o esforço e atenção ao detalhe que a nossa equipa coloca no desenvolvimento dos nossos dispositivos”.

Lançado em julho de 2022, o Vasco Translator V4 é o mais recente passo da marca no objetivo de revolucionar a comunicação a nível global. A nova funcionalidade de tradução de texto, para frases ou palavras, pode ser operada por voz ou por via do keyboard no ecrã do tradutor. Alternativamente, o V4 mantém os botões físicos, agora apenas na lateral, e disponibiliza ainda uma lanterna – tudo para oferecer uma experiência cada vez mais confortável.

O Vasco Translator V4 conta com um cartão SIM integrado com Internet vitalícia, gratuita e ilimitada em quase 200 países, dispensando a necessidade de wifi para funcionar, anunciando a empresa criadora do dispositivo uma taxa de “96% de precisão nas traduções”, graças a 10 mecanismos de tradução e uma atenção a expressões idiomáticas e coloquiais.

De referir que o Vasco Translator V4 está disponível em cinco cores – Black Onyx, Pearl White, Stone Gray, Cobalt Blue e Ruby Red, e tem um preço recomendado de 389 euros.

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Palmela integra plataforma turística “Portugal por Dentro”

Esta plataforma permite aceder aos principais pontos turísticos, bem como a todas as informações necessárias relativamente a gastronomia, alojamentos com oferta de experiências e eventos.

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Palmela passou a integrar a plataforma “Portugal Por Dentro”, um guia turístico em forma de APP para smartphone. Este novo guia está disponível para quem deseje percorrer o território nacional, visitando os principais pontos de atração, entre património e experiências, em cada concelho.

A Rota de Palmela destaca 10 pontos turísticos, com fotografias, em língua portuguesa e três idiomas estrangeiros: Casa Mãe da Rota de Vinhos e Largo de S. João, Castelo de Palmela, Centro Histórico de Palmela, Fernando Pó e Jardins de Vinhas, Museu da Música Mecânica, Parque Natural da Arrábida, Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Sobreiro Assobiador de Águas de Moura e Vila de Palmela. Sugere-se que este percurso, com 70 km e início e fim no Posto de Turismo (Castelo de Palmela), seja feito de automóvel, mota ou autocaravana.

Promovida pela ORB Turismo TT, a APP “Portugal Por Dentro” é totalmente gratuita e funcional, apresentando rotas turísticas concelhias ou temáticas, permitindo não só aceder aos principais pontos turísticos, como a todas as informações necessárias a uma boa estadia: gastronomia, alojamentos com oferta de experiências e eventos.

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Paraty Tech celebra uma década e entrega prémios

A Paraty Tech celebrou, recentemente, uma década de existência e aproveitou a ocasião para premiar alguns clientes.

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A Paraty Tech celebrou, recentemente, uma década de existência. Após dois anos da abertura do primeiro escritório em Portugal, que hoje representa a primeira parte do processo de expansão internacional da empresa espanhola de tecnologia hoteleira, a Paraty Tech, assinalou a data com um momento de entrega de prémios, para reconhecer os excelentes resultados obtidos pelos hotéis e cadeias hoteleiras, no decorrer do ano. Este mérito foi atribuído dado o impulsionamento e crescimento do canal de venda direta dos hotéis, com recurso às ferramentas da empresa tecnológica.

Assim, na categoria de Cliente Mais Inovador, o prémio foi entregue aos NAU Hotels & Resorts, enquanto o Hotel Dom José ganhou o prémio de Líder de Vendas Diretas. O prémio Clube de Fidelização foi atribuído aos AP Hotels & Resorts e o prémio Progressão de Venda Direta aos Luna Hotels & Resorts. Por fim, distinção para Melhor Distribuição Hoteleira foi entregue ao Ecork Hotel.

De acordo com Diana Costa, Country Manager Portugal da Paraty Tech, a estratégia da empresa “implica não renunciar aos valores que sempre nos identificaram: cultura centrada no cliente e vanguarda de tecnologia 100% in-house”.

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