Comissão Europeia apela à emissão de certificados de vacinação para evitar bloqueios

Por a 8 de Junho de 2021 as 14:44

A Comissão Europeia instou esta terça-feira, 8 de junho, os estados-membros da União Europeia  a começarem já a emitir certificados comprovativos da vacinação, recuperação ou testagem à COVID-19, de forma a evitar  “grandes bloqueios” no arranque oficial do Certificado Digital Europeu COVID-19.

“Para garantir uma implementação sem problemas do novo documento digital, a Comissão encoraja os Estados-membros a começar já a emitir tal certificado utilizando as disposições nacionais existentes”, afirmou o comissário europeu da Justiça Didier Reynders, citado pela Lusa.

De acordo com o responsável, que falava numa sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a propósito do novo certificado europeu, “quanto mais problemas forem resolvidos agora e quanto mais certificados forem já emitidos, mais fácil será o processo durante o verão”.

“Caso contrário, arriscamo-nos a ter um grande bloqueio no dia 01 de julho e não o podemos permitir”, alertou o comissário europeu, revelando que, “desde 10 de maio, 26 países já testaram com sucesso a sua ligação ao portal da UE [criado para interligar todos os certificados], dos quais sete já começaram a emitir os primeiros certificados”.

Didier Reynders explicou também que existam ainda outros seis países que também já “passaram por todas as verificações necessárias e estão agora à espera para [os seus sistemas] entrarem em funcionamento”.

O comissário europeu da Justiça mostrou-se ainda convicto de que cada vez mais Estados-membros apostem na “emissão de certificados nacionais em preparação para o início de julho”.

Didier Reynders explicou que “o trabalho técnico para implementar o novo quadro de certificados digitais covid-19 está a ser realizado em paralelo com as negociações políticas sobre o regulamento”, o que se deveu “ao calendário apertado e importante para assegurar a maior parte da implementação do sistema”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *