ANAC diz que reembolsos por voos cancelados demoram 20 dias

Por a 1 de Junho de 2021 as 16:33

Segundo o presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) os reembolsos em numerário aos passageiros com voos cancelados devido à pandemia, “estão a demorar, em média, à volta de 20 dias”.

Luís Miguel Ribeiro, que falava durante uma audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, considerou que “não haverá atrasos significativos nessa matéria”, salientando que “as pessoas começaram a conhecer e a exercer os seus direitos em devido tempo e, portanto, essa questão, mais ou menos, esvaziou-se”.

O presidente da ANAC afirmou, igualmente, que, tanto quanto é dado a conhecer à entidade, a questão dos reembolsos “está a ser adequadamente tratada pelas companhias aéreas e não temos ecos de grandes acumulações de dívidas relativamente a isso”.

Questionado pelos deputados sobre os cerca de 500 milhões de euros em reembolsos de bilhetes que a TAP terá acumulado entre março de 2020 e março de 2021, Luís Miguel Ribeiro disse desconhecer esse valor, mas alertou tratar-se, “provavelmente, de um bolo que inclui os créditos dos passageiros que foram transformados em ‘vouchers'” e que “podem ou não ser objeto de reembolso ou de transformação numa viagem efetiva”.

“Se as pessoas aproveitaram as oportunidades apresentadas pelas diversas transportadoras para, em condições favoráveis, transformarem esse seu crédito no direito de viajar a um preço mais reduzido no futuro, isso, de facto, surge nas contas das empresas como um direito a um reembolso, mas que será transformado numa prestação de serviços”, admitiu.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *