União Europeia tem “Selo de Segurança do Turismo Europeu COVID-19” para retoma do verão

Por a 19 de Maio de 2021 as 15:36

A Comissão Europeia (CE) anunciou esta quarta-feira, 19 de maio, a criação do “Selo de Segurança do Turismo Europeu COVID-19”. Este selo é uma autenticação do cumprimento das regras sanitárias a ser usada pelos estabelecimentos turísticos na União Europeia (UE), embora seja de índole voluntária.

No comunicado que revela esta nova medida para ajudar a retoma do setor do turismo para este verão, o executivo comunitário “congratula-se com o novo protocolo de saúde e segurança que consiste em requisitos e recomendações para empresas e sítios turísticos em vários subsetores, do alojamento aos sítios históricos, com vista à flexibilização gradual das restrições à COVID-19.

A CE refere ainda que este selo “facilitará a reabertura segura do turismo a tempo do verão, reforçando UE como destino turístico”, com os diversos Estados-Membros a terem a possibilidade de atribuir este novo” rótulo de segurança” aos estabelecimentos turísticos que “implementem e cumpram os protocolos de saúde e segurança”.

Thierry Breton, comissário responsável pelo mercado interno, refere no comunicado que “a pandemia COVID-19 perturbou o ecossistema do turismo, causando perda de receitas e ameaçando milhões de empregos. Ao mesmo tempo, a saúde e a segurança continuam a ser grandes preocupações para os cidadãos que desejam férias após longos e difíceis confinamentos”. Assim, defende, que o este selo “ajudará as empresas de turismo a garantir os procedimentos de segurança antes da temporada de verão, aumentando assim a confiança dos viajantes, residentes e trabalhadores do setor turístico”.

O “Selo de Segurança do Turismo Europeu [contra a] Covid-19”, foi criado pelo Comité Europeu de Normalização em parceria com a Comissão Europeia e é semelhante ao selo “Clean & Safe” utilizado desde o ano passado pelo Turismo de Portugal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *