Conheça o novo Socalco Nature Calheta (c/fotos)

Por a 7 de Maio de 2021 as 17:38

O Socalco Nature Calheta é o mais recente agroturismo da ilha da Madeira. A unidade abriu portas em outubro de 2020 pelas mãos do Chefe Octávio Freitas.

Este projeto de alojamento turístico surge da vontade do chefe madeirense, que sempre esteve ligado ao turismo, na condução de cozinhas em unidades hoteleiras,  de trazer à experiência turística regional uma experiência diferenciada de alojamento, mas também toda a envolvência e riqueza gastronómica da ilha da Madeira, “na sua forma mais pura e real: junto à natureza, colhendo e cozinhando o que a terra nos dá”.

A unidade disponibiliza oito casas isoladas, todas diferentes, adaptadas aos socalcos pré-existentes, entre muros de pedra centenários, que datam de 1685, e até dentro de grutas. A estas casas, juntam-se 10 quartos standard com vistas  para o oceano atlântico e para as vinhas com as castas Boal e Verdelho.
Na casa-mãe, um solar antigo, agora recuperado, podem encontrar-se mais duas unidades de alojamento, sendo uma delas a Casa do Chefe que conta com uma cozinha equipada com dois fornos tradicionais a lenha e um fogão Cornue. Nesta última, poderá ainda ter um Chefe Privado à disposição.

Por último,  o restaurante A Razão,  espaço que serviu de pedra angular a este projeto, pois foi nele que “se fundaram todos os sonhos que ergueram o Socalco”. O respeito pelos produtos e pela qualidade norteia a prática da cozinha do restaurante que  transforma-se o que a terra  dá e privilegia os produtores locais. A gastronomia regional e a cozinha saudável são o mote para as sugestões que, todos os dias diferentes, são apresentadas aos hóspedes ou aos passantes.

Desde aulas de cozinha a provas de vinhos, passando por piqueniques e passeios gastronómicos, as experiências disponíveis são várias. O Socalco Nature Calheta destaca-se por ser também uma unidade de agroturismo sustentável, sendo que de todo o terreno disponível, apenas 20% foi alvo de construção, sendo que os restantes 80% pertencem à natureza. A unidade conta com painéis solares para o aquecimento da água, adubam-se as terras com as sobras elegíveis da cozinha e os resíduos líquidos são tratados por forma a devolver a água limpa ao mar.

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *