App com tecnologia blockchain para verificação confiável a viajantes

Por a 5 de Maio de 2021 as 14:57

A SITA, juntamente com a Indicio.tech e o departamento de Saúde de Aruba, está a realizar testes à App Aruba Health, um projeto-piloto que torna mais fácil aos visitantes compartilharem uma credencial confiável – com base no seu estado de saúde – de forma privada e segura nos seus dispositivos móveis. Essa credencial dará acesso aos sites de hospitalidade participantes na ilha.

A pequena ilha do Caribe, ao largo da costa da Venezuela, está focada na reconstrução da sua indústria do turismo após a pandemia COVID-19, garantindo, desta forma, que o risco de infeção de pessoas que visitam a ilha seja minimizado.

A ilha foi menos afetada pela pandemia do que muitos outros países do mundo e já está aberta à maioria dos turistas, sendo todos os turistas obrigados a apresentar um teste PCR negativo, feito 72 horas antes do voo.

Com a aplicação Aruba Health, os visitantes da ilha que forneceram os testes de saúde necessários ao Governo de Aruba receberão uma credencial de viajante exclusiva, utilizando a tecnologia blockchain. Essa credencial, pode, posteriormente, ser verificada por hotéis, restaurantes e locais de entretenimento por meio do código QR exclusivo no dispositivo móvel de um visitante, sem compartilhar quaisquer dados privados. A credencial digital também permite que o Governo de Aruba impeça os visitantes de deixar os seus quartos de hotel até que recebam um resultado de teste PCR negativo.

Estas credenciais digitais verificáveis são parte de uma tecnologia conhecida como identidade descentralizada, um salto evolutivo na proteção e segurança da privacidade individual. Utilizando esta tecnologia, os utilizadores compartilham apenas uma verificação confiável de que possuem a documentação relevante para concluir a transação, sem ter de compartilhar informações pessoais.

A IATA destacou, recentemente, que 78% dos passageiros que participaram numa pesquisa só usariam uma app de credencial de viagem se tivessem controlo total sobre os seus dados.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *