Ministros do Turismo do G20 debatem formas para reavivar setor

Por a 3 de Maio de 2021 as 15:20

Os ministros do Turismo do G20 vão debater esta terça-feira, 4 de maio, formas para reavivar com segurança as viagens internacionais para impulsionar o setor.

Segundo o World Travel and Tourism Council (WTTC), o setor de viagens e turismo – um dos maiores fatores agregados da economia global, criando 1 em cada 4 novos empregos líquidos no mundo entre 2014-2019 – viu sua contribuição para o PIB global cair 49,1 % em 2020, lendo-se no site do G20 que “a ação e coordenação internacionais são urgentes”.

As prioridades globais da presidência italiana do G20 – Pessoas, Planeta e Prosperidade – são refletidas num conjunto de diretrizes do G20 para o futuro do turismo, um legado a ser aprovado pelos Ministros do Turismo a 4 de maio. As diretrizes, desenvolvidas em colaboração com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), abordam sete áreas de política: Mobilidade segura, Gestão de crises, Resiliência, Inclusão, Transformação verde, Transição digital; Investimento e infraestrutura.

No comunicado que anuncia esta reunião lê-se que “a primeira prioridade – garantir a mobilidade segura – é crucial para restaurar a confiança no turismo internacional, bem como para a economia em geral”. O G20 comprometer-se-á a “apoiar, complementar e coordenar as principais iniciativas internacionais atualmente em desenvolvimento para uma mobilidade internacional segura, incluindo o Certificado Digital Verde na UE”, refere o documento.

Em 2020, o turismo foi um dos setores mais atingidos pelos encerramentos resultantes da pandemia e ainda não recuperou, com muitos países ainda a manterem as fronteiras fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus.

O encontro abordará também a questão da transformação verde da indústria do turismo e a necessidade de orientar a evolução do turismo global numa direção sustentável.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *