A importância dos brindes publicitários na reativação do Turismo
Depois de um ano extremamente difícil para o setor das viagens e turismo, que praticamente viu a sua atividade paralisada durante vários meses devido às restrições de movimento, ao cancelamento de voos e ao fecho de fronteiras para prevenir a expansão do vírus, progressivamente começam a surgir sinais positivos de recuperação. Uma inversão de tendência… Continue reading A importância dos brindes publicitários na reativação do Turismo

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Depois de um ano extremamente difícil para o setor das viagens e turismo, que praticamente viu a sua atividade paralisada durante vários meses devido às restrições de movimento, ao cancelamento de voos e ao fecho de fronteiras para prevenir a expansão do vírus, progressivamente começam a surgir sinais positivos de recuperação. Uma inversão de tendência motivada em parte pelas campanhas de vacinação massiva, à suavização das restrições em diversos territórios e à criação de corredores internacionais seguros para turistas, entre destinos com menor incidência de Covid-19.
Paralelamente, começam a reativar-se também os eventos presenciais e as feiras profissionais relacionadas com Turismo, tais como a BTL 2021, inicialmente prevista para o mês de março de 2021 e posteriormente adiada para as datas de 12 a 16 de maio, assim como a FITUR, um dos principais eventos internacionais do mundo das viagens, que terá lugar em Madrid de 19 a 23 de maio.
Todas as previsões apontam a uma reativação gradual do setor até ao próximo verão, quando se espera ter alcançado já uma certa “normalidade”, pelo que é chegado também o momento de colocar em marcha essas campanhas de Marketing que ficaram em pausa, e restabelecer a relação com os clientes, que estão mais desejosos que nunca por voltar a viajar e a desfrutar de umas férias tranquilas ou uma escapadinha longe de casa e da rotina.
Neste processo de recuperação da confiança dos viajantes e de um tão necessário como esperado impulso do setor, os tradicionais brindes personalizados vão desempenhar um papel determinante. Em primeiro lugar, porque são um dos instrumentos publicitários mais eficazes. De acordo com a Promotional Products Association International (num estudo aplicado ao mercado estado-unidense), 88% dos consumidores recordam as marcas que lhe ofereceram um produto promocional. E 85% dos destinatários destes brindes acabam por estabelecer algum tipo de relação comercial com a empresa que os ofereceu, sendo que 83% afirma que gosta de receber este tipo de artigos.
Além disso, caso se tratem de acessórios úteis para quem viaja, certamente serão usados com regularidade, pelo que não só reforçarão o vínculo com o destinatário direto do brinde, mas também ajudarão a dar visibilidade à marca junto a outras pessoas e a potenciais novos clientes.
Mas, quais são os brindes mais adequados para operadores turísticos e agências de viagens? Eis algumas das recomendações da Gift Campaign, uma empresa especializada na personalização de brindes publicitários, com mais de 12 anos de experiência neste ramo:
Brindes publicitários para o setor do Turismo
Malas e mochilas personalizadas
Oferecer uma mala personalizada com o logótipo da empresa é uma garantia de que a marca ou agência vai acompanhar os seus clientes para onde quer que vão, criando um vínculo forte e positivo entre ambas as partes.
Além disso, dada a variedade de tamanhos, formas e materiais disponíveis atualmente, acabam por ser um brinde muito versátil, tanto no que diz respeito aos perfis de públicos aos quais se podem oferecer, como em termos de preços e ao orçamento a aplicar na compra deste tipo de merchandising.
Para um público mais jovem e aventureiro, as mochilas personalizadas são outra das opções a considerar. E, também neste caso, é possível escolher entre uma infinidade de modelos, que vão desde os mais clássicos ou desportivos, a simples sacos de tiracolo ou mochilas para portáteis, que são ideais para estudantes ou executivos que viajam regularmente por motivos de trabalho.
Para complementar estes artigos, é recomendável incluir um identificador de bagagem com o logótipo da marca impresso, criando assim um pack promocional muito prático, visível e interessante em termos comerciais.
Nécessaires e acessórios para o avião
Depois de escolher a mala, chega o momento de pensar na bagagem e no conteúdo a incluir no seu interior. E nesta fase de planeamento da viagem, os nécessaires desempenham um papel fundamental, dado que permitem organizar em pouco espaço os objetos de higiene pessoal imprescindíveis durante qualquer deslocação.
Estas bolsas são utilizadas com frequência por todo o tipo de viajantes, pelo que funcionam muito bem como um brinde corporativo isolado, ou como parte de um conjunto com merchandising para viajar. Um kit no qual também encaixa à perfeição uma almofada insuflável para o avião, uns tampões para os ouvidos, um adaptador universal ou mesmo um cadeado para fechar a mala.
Pastas porta-documentos
E porque há documentos que não podem ficar em casa, tais como o cartão de cidadão ou o passaporte, as bolsas porta-documentos também podem ser um brinde muito adequado, principalmente no caso das agências que organizam viagens de incentivos ou que estão mais orientadas ao setor do MICE. Este é um acessório ideal para executivos ou para profissionais que se deslocam frequentemente por motivos de trabalho e que precisam de transportar uma grande quantidade de informação e documentos.
Garrafas reutilizáveis com o logótipo da agência de viagens
As garrafas reutilizáveis (de vidro, alumínio ou aço inoxidável, por exemplo) são cada vez mais utilizadas em distintos âmbitos por questões ambientais, sendo a alternativa ideal para evitar o uso de plásticos descartáveis. E têm a vantagem de ser um artigo com um tempo de vida considerável (que varia de acordo com o material com o qual são produzidas), pelo que podem ser usadas em distintos contextos ao longo do tempo, o que é uma garantia de visibilidade para a marca impressa na superfície do recipiente.
Este é um acessório particularmente recomendado para operadores turísticos que organizam viagens a destinos de natureza e orientados a um Turismo Ativo, com catálogos que incluem excursões e atividades ao ar livre, garantindo assim a hidratação constante dos participantes, enquanto atuam como instrumentos publicitários.
Cadernos e esferográficas publicitárias
Por último, para registar os melhores momentos e impressões da viagem, ou anotar esses pormenores que não queremos deixar passar ao esquecimento (seja uma frase que ouvimos em algum lugar ou uma tarefa pendente, caso se trate de uma deslocação profissional), nada melhor que poder contar com um bloco de notas e uma esferográfica. E se tiverem o logótipo da agência ou empresa que organizou essa escapada, reunião ou experiência, tanto melhor. Cada vez que se abre o caderno ou se escreve uma linha, é reforçada a imagem positiva que o utilizador do brinde tem sobre essa empresa.
Autor: GIFT CAMPAIGN