Comissão Europeia volta a premiar iniciativas de turismo sustentável

Por a 23 de Abril de 2021 as 9:30

A Comissão Europeia lançou o concurso para Destino Europeu de Excelência (EDEN) 2022. Esta iniciativa premeia as melhores conquistas ao nível do turismo sustentável e práticas de transição ecológica nos destinos de menor dimensão na Europa.

O EDEN foi introduzido pela primeira vez pela Comissão Europeia em 2007 como uma iniciativa para premiar destinos turísticos sustentáveis não tradicionais emergentes na Europa, tendo por base concursos nacionais.

A iniciativa foi reformulada e atualizada no âmbito dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu e irá contribuir para a recuperação e resiliência dos destinos turísticos afetados pela pandemia de COVID-19. Abrange os países da UE e países externos à UE que participem no Programa COSME[1]. O concurso é dirigido a destinos turísticos de menor dimensão, que consigam evidenciar as suas extraordinárias conquistas ao nível da sustentabilidade e inspirar outros destinos turísticos na sua transição ecológica.

Para concorrerem ao título de Destino Europeu de Excelência 2022, estes devem demonstrar as suas melhores práticas de turismo sustentável e transição ecológica. As candidaturas serão, em primeiro lugar, avaliadas por um painel de peritos em sustentabilidade independentes. Na segunda fase, 3 cidades pré-selecionadas serão convidadas a apresentar a respetiva candidatura perante o Júri europeu. O Júri europeu irá selecionar um vencedor, o Destino Europeu de Excelência 2022, que será anunciado em novembro de 2021.

O destino vencedor será destacado como pioneiro do turismo sustentável empenhado nos objetivos do Pacto Ecológico Europeu e irá receber apoio especializado em comunicação e imagem de marca ao nível da UE durante o ano de 2022.

O prazo para apresentação das candidaturas termina no dia 16 de junho de 2021, às 17h00 CET.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *