Turismo mais sustentável em debate

Por a 15 de Abril de 2021 as 14:52
Natureza Fotos de banco de imagens por Vecteezy

A Rede Europeia de Turismo Sustentável (European Network for Sustainable Travel), recentemente criada, promove já no próximo dia 21 de abril, a partir das 09h00, com o apoio institucional do Turismo de Portugal, uma conferência on-line subordinada ao tema da sustentabilidade do e no turismo, aproveitando o facto de Portugal presidir atualmente à União Europeia e 2021 ser o Ano Europeu do Comboio (European Year of Rail), declarado em finais de 2020 pelo Parlamento Europeu.

Esta iniciativa surge numa altura em que se debatem questões importantes ao nível do futuro do turismo, não apenas derivadas da difícil situação que esta atividade enfrenta hoje face ao impacto da COVID19, mas também por todas as questões relacionadas com o combate às alterações climáticas, à redução da perda de biodiversidade, do fomento da economia circular, da coesão territorial ou na relação harmoniosa com as comunidades residentes.

Na conferência participarão responsáveis europeus pelas pastas do turismo e da mobilidade, investigadores e especialistas de várias universidades e institutos, e numerosos profissionais do turismo.

Na conferência serão abordados três temas centrais: o Turismo Sustentável no espaço europeu e as estratégias para o seu fomento e reconhecimento; O Ano Europeu do Comboio, as oportunidades para o fomento das viagens por este meio de transporte e a redução da pegada carbónica; O valor da Cultura para o Turismo Sustentável.

A conferencia será transmitida on-line e poderá ser acompanhada em direto em https://www.youtube.com/watch?v=A9vcQqMzgSg e/ou https://www.facebook.com/EuropeanNetworkST

Um comentário

  1. Antonio

    16 de Abril de 2021 at 22:17

    Turismo regenerativo: além do turismo sustentável

    Enquanto se pensa no novo futuro para o turismo, precisamos repensar como viajamos, como se comercializa as viagens e como podemos ajudar a melhorar o mundo em que vivemos.

    Desde os viajantes, consultores de viagens a fornecedores e destinos turísticos, todos aguardam ansiosamente o momento em que possamos viajar novamente como costumávamos fazer.

    Qual é a nossa obrigação com os destinos que visitamos?

    Nos últimos anos, tem havido um foco crescente no conceito de turismo sustentável. E, embora o turismo sustentável signifique reduzir a pressão que colocamos sobre os ecossistemas dos lugares que visitamos, muitos questionam se isso é suficiente por si só ou apenas o começo.

    “O turismo sustentável foi amplamente definido com base no conceito de não causar danos”, diz Sven Lindblad, fundador e CEO da Lindblad Expeditions. “O conceito é garantir que, quando formos a algum lugar, não o danifiquemos e nos certifiquemos de que ele estará disponível para que as gerações futuras também o aproveitem.”

    O turismo regenerativo baseia -se nesse conceito e vai além. “Com o turismo regenerativo, há uma oportunidade para o turismo realmente melhorar o destino”, diz Lindblad. No entanto, ele também observa o conflito inerente à própria premissa: “Quando se trata de natureza, é possível deixar um lugar‘ melhor ’do que era antes?”

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *