Governo confirma segunda fase de desconfinamento

Por a 1 de Abril de 2021 as 17:07

O Governo aprovou esta quinta-feira, 1 de abril, a aplicação das medidas previstas para a segunda fase de desconfinamento, que arranca já esta segunda-feira, 5 de abril, data em que voltam a abrir os museus e monumentos, esplanadas e em que volta a ser permitido circular entre concelhos.

“Podemos dar o passo de avançar nas medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda-feira”, anunciou o primeiro-ministro António Costa, durante uma conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

António Costa deu os parabéns aos portugueses pela forma como “têm conseguido coletivamente controlar esta pandemia”, o que permite avançar para a segunda fase de desconfinamento, ainda que o primeiro-ministro peça “cautelas”.

Esta segunda-feira, 5 de abril, reabrem as escolas do segundo e terceiro ciclos; equipamentos sociais na área da deficiência; museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares; lojas com área até 200 metros quadrados e com porta para a rua; feiras e mercados não alimentares (mediante decisão municipal); esplanadas para grupos até ao limite de quatro pessoas por grupo; modalidades desportivas de baixo risco e ginásios sem aulas de grupo.

“As esplanadas poderão abrir, mas gostaria de recordar que não pode haver grupos com mais de quatro pessoas e que, mesmo na esplanada, devemos manter todas as cautelas”, exemplificou o primeiro-ministro.

Após a Páscoa, deixa de existir a proibição de circulação entre concelhos durante a semana e também ao fim-de-semana, numa medida que vigorou durante o atual estado de emergência, que termina segunda-feira, mas que não está prevista para os próximos 15 dias.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *