PME do setor do turismo incluídas no projeto ‘SHIFT2Future’
O objetivo é apoiar e acelerar a transição das PME para a economia 4.0, permitindo enfrentar e ultrapassar os novos desafios da digitalização.

Publituris
Turkish Airlines assinala abertura da terceira pista do Aeroporto de Istambul
“Crescimento do Porto e Norte pode acontecer com a construção de uma segunda pista e aumento da aerogare”
Cabo Verde: Ilha de Santiago vai poder ser explorada em roteiros turísticos
Brasil estabelece novo recorde ao receber mais de 3,7 milhões de turistas estrangeiros no 1.º trimestre
Dino Parque Lourinhã ganha novos “habitantes”
Disneyland Paris está cheia de novidades
Receitas turísticas crescem 3,7% em fevereiro e já somam mais de 3MM€ em 2025
TAP adota pagamentos flexíveis da Klarna
Empresas turísticas atingidas pela tempestade Martinho vão ter apoios de 5M€
Guia de Turismo Industrial do Alentejo e Ribatejo reúne 29 recursos turísticos e experiências
As Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor do turismo estão incluídas no projeto ‘SHIFT2Future’. Estre projeto, desenvolvido numa parceria entre o IAPMEI, o ISQ CTCV, TecMinho e a Universidade de Aveiro, tem como principal objetivo apoiar e acelerar a transição das PME para a economia 4.0 através de um conjunto de ações que visam capacitar os empresários e agentes dinamizadores com conhecimento e ferramentas úteis, que lhes permitam enfrentar e ultrapassar os novos desafios da digitalização.
De acordo com Francisco Sá, presidente do IAPMEI, “esta é uma ferramenta poderosa para que as empresas se posicionem em termos de maturidade digital e possam, mediante a análise dos resultados obtidos no seu diagnóstico, desenhar um plano de transformação estruturado para o futuro e enfrentar com confiança a economia 4.0”.
O ‘SHIFT2Future’ surge na sequência do lançamento da ferramenta de autodiagnóstico ‘Shift to 4.0’, que permite às empresas de qualquer setor avaliar o seu estado de maturidade digital, independentemente da sua dimensão ou localização.
O diagnóstico pode ser realizado de forma autónoma pela empresa ou assistido por um dos parceiros do projeto ‘SHIFT2Future’. Após submissão, as empresas obtêm um relatório de posicionamento de maturidade digital e linhas orientadoras para melhorar o caminho a seguir rumo à Indústria 4.0.
O resultado da avaliação do diagnóstico incide em seis dimensões da Indústria 4.0, e permite à empresa alicerçar planos de ação/roadmaps de investimento para uma estratégia de implementação, estruturada, integrada e coerente com os objetivos desejados.
Esta ferramenta já foi usada por mais de 300 empresas, esperando-se um crescimento significativo nos próximos 2 anos, e todas obtêm um relatório com linhas orientadoras para melhorar o caminho a seguir rumo à Indústria 4.0.