Digital Fotos de banco de imagens por Vecteezy
PME do setor do turismo incluídas no projeto ‘SHIFT2Future’
O objetivo é apoiar e acelerar a transição das PME para a economia 4.0, permitindo enfrentar e ultrapassar os novos desafios da digitalização.

Publituris
Congresso da APAVT: Nuno Fazenda faz balanço de ano de mandato e enumera o que deve continuar a ser feito
Congresso APAVT: Luís Pedro Martins reivindica mais autonomia administrativa e financeira às ERT
2023 foi de “recuperação, e de reconfirmação”, mas 2024 pode ser de “desaceleração”, aponta o presidente da APAVT
B travel & CATAI lançam Xpeditions com cinco viagens em Portugal em 2024
OMT vê turismo internacional a recuperar perto de 90% dos níveis pré-pandemia até final de 2023
ARA reconduz presidente Armando Santana para o triénio 2023-2026
Qatar Airways aumenta voos para vários destinos nos EUA, Europa e Ásia no inverno
Turkish Airlines lança campanha de Early Bird com preços desde 199 euros
SAS lança EuroBonus Conscious Traveller em janeiro para recompensar escolhas sustentáveis
Viagens Tempo promovem últimos lugares para réveillon em Istambul e Capadócia
As Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor do turismo estão incluídas no projeto ‘SHIFT2Future’. Estre projeto, desenvolvido numa parceria entre o IAPMEI, o ISQ CTCV, TecMinho e a Universidade de Aveiro, tem como principal objetivo apoiar e acelerar a transição das PME para a economia 4.0 através de um conjunto de ações que visam capacitar os empresários e agentes dinamizadores com conhecimento e ferramentas úteis, que lhes permitam enfrentar e ultrapassar os novos desafios da digitalização.
De acordo com Francisco Sá, presidente do IAPMEI, “esta é uma ferramenta poderosa para que as empresas se posicionem em termos de maturidade digital e possam, mediante a análise dos resultados obtidos no seu diagnóstico, desenhar um plano de transformação estruturado para o futuro e enfrentar com confiança a economia 4.0”.
O ‘SHIFT2Future’ surge na sequência do lançamento da ferramenta de autodiagnóstico ‘Shift to 4.0’, que permite às empresas de qualquer setor avaliar o seu estado de maturidade digital, independentemente da sua dimensão ou localização.
O diagnóstico pode ser realizado de forma autónoma pela empresa ou assistido por um dos parceiros do projeto ‘SHIFT2Future’. Após submissão, as empresas obtêm um relatório de posicionamento de maturidade digital e linhas orientadoras para melhorar o caminho a seguir rumo à Indústria 4.0.
O resultado da avaliação do diagnóstico incide em seis dimensões da Indústria 4.0, e permite à empresa alicerçar planos de ação/roadmaps de investimento para uma estratégia de implementação, estruturada, integrada e coerente com os objetivos desejados.
Esta ferramenta já foi usada por mais de 300 empresas, esperando-se um crescimento significativo nos próximos 2 anos, e todas obtêm um relatório com linhas orientadoras para melhorar o caminho a seguir rumo à Indústria 4.0.