Sul de Portugal mantém-se com maior potencial de receitas no verão no AL
Se em 2020, a procura por destinos de férias mais perto de casa foi uma evidência nos meses de verão, esta tendência deverá manter-se para o verão de 2021, com destaque para o sul de Portugal.
Victor Jorge
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No verão de 2020, aumentaram os viajantes a procurar destinos de férias mais perto de casa, admitindo a Airbnb que esta tendência deverá manter-se em 2021.
Três dos dez distritos onde os anfitriões típicos ganharam mais dinheiro durante este período de tempo (de 1 de junho a 31 de agosto de 2020) situam-se no sul de Portugal, referindo a Airbnb, em comunicado que, “Algarve, Alentejo e Minho foram as regiões onde os anfitriões típicos tiveram mais receitas durante o verão de 2020”.
Por região, as contas feitas pela Airbnb indicam que Faro aparece a liderar o ranking de receitas aproximadas do anfitrião típico no verão de 2020, por região, com um valor de 1.480 euros. Seguem-se Beja (com 1.470 euros) e Setúbal (com 1.270 euros), fechando as regiões com valores acima dos 1.000 euros com Braga (€1.070), Viana do Castelo (€1.060) e Leiria (€1.030).
A fechar este ranking aparecem Santarém (€800), Aveiro (€770), Évora (€720) e Porto (€670).
De resto, em Portugal, “as zonas rurais ou de baixa densidade populacional também foram as preferidas pelos viajantes, e os anfitriões típicos destas zonas ganharam quase 1.050 euros durante o verão”, refere a Airbnb. Quase 60% do rendimento total gerado pelos anfitriões na Airbnb em Portugal durante o verão de 2020 foi registado em destinos não urbanos e de baixa densidade populacional.
Os anfitriões com casas em destinos de praia ganharam mais no verão de 2020, com o Algarve e o Alentejo no topo da lista.
Por destino e relativamente às receitas aproximadas do anfitrião típico no verão de 2020, Aljezur aparece em 1.º lugar, com um valor de 2.700 euros, seguido de Sagres (2.210 euros) e Setúbal (1.870 euros).
“As viagens deste verão serão sobre o restabelecimento da ligação com os nossos entes queridos, em destinos próximos e seguros”, refere Mónica Casañas, general manager of Airbnb Marketing Services SL.
A responsável conclui ainda que, “o interesse em viagens domésticas é uma boa notícia para os atuais e potenciais anfitriões, que numa época de incerteza económica, podem ter acesso a rendimentos adicionais”.