IATA testa ‘Travel Pass’ digital em Heathrow
O IATA Travel Pass, aplicação através da qual o utilizar pode gerir as suas credenciais de saúde em viagens, foi utilizado, pela primeira vez por um passageiro à chegada ao aeroporto de Heathrow.
Victor Jorge
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A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, em inglês) anunciou a chegada ao aeroporto de Heathrow, em Londres, do primeiro viajante a usar o IATA Travel Pass, aplicação através da qual o utilizar pode gerir as suas credenciais de saúde em viagens.
“A implementação bem-sucedida do IATA Travel Pass neste teste com os passageiros da Singapore Airlines demonstra que a tecnologia pode ajudar os viajantes e os governos de forma segura, conveniente e eficiente a gerir as credenciais de saúde em viagens”, salientou Alexandre de Juniac, diretor-geral e CEO da IATA, admitindo, contudo, que “a importância deste facto para reiniciar a aviação internacional não pode ser exagerada”.
Do lado da Singapore Airlines, JoAnn Tan, vice-presidente sénior para o marketing e planeamento, referiu, citado no comunicado da IATA, que “as credenciais de saúde digital serão essenciais à medida que as fronteiras forem reabertas e as restrições de viagens forem progressivamente suspensas em todo o mundo”.
A importância deste processo foi salientada, igualmente, por Nick Careen, vice-presidente sénior para Aeroportos, Passageiros, Carga e Segurança, no comunicado da associação, ao referir que as companhias aéreas já entenderam que as suas operações terrestres serão “paralisadas se tiverem que gerir os requisitos de viagem da COVID-19 – resultados de testes ou certificações de vacinas – com documentação em papel”. Por isso, Careen admite que este conceito deve dar a todos os governos a “confiança de que a indústria tem uma solução digital viável que irá aliviar a pressão de incorporar verificações de certificados de saúde no processo de viagem, incluindo nas fronteiras”.
De referi que um recente estudo realizado pela IATA destacou, aliás, que 89% dos viajantes inquiridos concordaram com a necessidade de padrões globais e 80% desejam usar uma aplicação móvel para gerir as suas credenciais de viagem.