Inovação e economia digital dominam reunião dos Diretores Gerais dos Estados Membros da UE

Por a 8 de Março de 2021 as 17:42

A  inovação e a economia digital, como pilares para o futuro do ecossistema turístico, foram os principais temas em debate na reunião dos Diretores Gerais dos Estados-membros da União Europeia, que decorreu esta segunda-feira, 8 de março, através de videoconferência.

O encontro, que contou com a participação de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo de Portugal, foi a terceira de quatro iniciativas da área de Turismo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e centrou-se na forma como “a União Europeia pode promover uma abordagem mais eficiente para ações sobre digital e inovação”.

“A reunião dos Diretores, responsáveis por implementarem políticas e medidas, focou-se na inovação e na economia digital, como pilares para o futuro do ecossistema turístico, ao projetarem a oportunidade para melhorar metodologias de trabalho, redes de cooperação e fortalecimento de uma posição global”, revela um comunicado do gabinete do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

Logo na abertura da reunião, Rita Marques afirmou o “compromisso e a determinação para impulsionar a recuperação do Turismo e fazer deste setor, deste ecossistema, um líder do desenvolvimento e da prosperidade da Europa”.

“A grande ênfase está na recuperação sustentável. A sustentabilidade ambiental, social e económica deve ser nosso objetivo comum, desde Governos a operadores, passando por organizações de base comunitária e turistas. Esta é uma responsabilidade compartilhada e devemos trabalhar juntos”, sublinhou.

Para a governante portuguesa, no quadro da transição digital, é ainda “imprescindível pensar promover negócios inovadores, desenvolvendo competências digitais e incentivando o uso da tecnologia na gestão estratégica e operacional”.

Antes desta reunião, decorreu também um encontro virtual de especialistas para debater o papel dos dados no restabelecimento da competitividade do setor do turismo, em especial no que se refere ao potencial dos recursos de Big Data.

Esta foi a terceira de quatro iniciativas da área de Turismo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, depois do Fórum Internacional da Educação, Emprego e Formação no setor do Turismo e a Reunião Informal dos Ministros do Turismo. Em maio, decorre ainda o Fórum de alto nível relativo à Sustentabilidade e Turismo.

Recorde-se que, na área do Turismo, a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia fixou três objetivos principais: Qualificações; Transição Digital e Sustentabilidade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *