Turismo espanhol recebe 11 mil milhões de euros em apoios

Por a 24 de Fevereiro de 2021 as 13:18

As pequenas e médias empresas e trabalhadores independentes do turismo, hotelaria e restauração, em Espanha, vão receber um envelope de 11 mil milhões de euros em apoios, anúncio feito hoje (quarta-feira) pelo presidente do Governo espanhol, Pedro Sanchez, que, assim, pretende reforçar as atividades económicas ligadas ao setor do turismo.

Com este fundo, que segundo o jornal El País, será aprovado nas próximas semanas, o líder do Executivo espanhol admitiu na sessão plenário do Congresso que, “não queremos apenas salvar empresas, mas também reforçá-las”, salientando ainda que estes 11 mil milhões de euros servirão para “reforçar a solvência dos seus balanços, e que podem assim retomar a sua atividade, fazer os investimentos necessários e contratar os trabalhadores necessários para iniciar plenamente a recuperação económica”.

De referir que, tal como em Portugal, o setor do turismo em Espanha foi dos mais afetados pela pandemia de COVID-19.

“A recuperação económica é uma esperança firme”, admitiu Sanchez, frisando que o seu Governo já destinou 20% do PIB em medidas de apoio aos setores mais afetados pela pandemia.

Este apoio surge depois do setor do turismo e do comércio ter pedido, recentemente, ajudas de 12,5 mil milhões de euros e do líder do Partido Popular, Pablo Casado, ter avançado com um valor na ordem dos 50 mil milhões de euros para ajudas diretas.

De referir que, em 2020, as chegadas internacionais caíram 77,3% em relação ao ano anterior, o que perfaz cerca de 19 milhões de turistas em relação aos 83,5 milhões que visitaram a Espanha em 2019. Ainda de acordo com as entidades oficiais espanholas, as receitas caíram 78,5%, face a 2019, passando de 91.912 para 19.740 milhões de euros, uma perda de 72 mil milhões de euros e que teve um impacto direto no mercado de trabalho com a perda de mais de 350.000 empregos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *