“Gaia, the Home of Port Wine” é o novo posicionamento turístico do concelho de VN de Gaia

Por a 19 de Fevereiro de 2021 as 15:56

Promover a diversificação da oferta, a preservação dos recursos e das tradições, a sustentabilidade e a geração de valor para todos são os objetivos que norteiam a estratégia para a promoção e captação de novos turistas para Vila Nova de Gaia, divulgada esta sexta-feira.

O plano de ação do município, desenvolvido pelo IPDT – Turismo e Consultoria, pretende atingir o objetivo de posicionar, no mercado nacional e internacional, «Gaia, the Home of Port Wine», tendo o Vinho do Porto como ponto de partida para uma experiência mais alargada do turismo no destino.

“O turismo enfrenta, hoje, desafios que nos impelem a assumir uma ação prioritária para responder condignamente às exigências da nova procura. Esta estratégia para a promoção e captação de novos turistas junto dos principais mercados emissores, num universo que nos transporta até 2025, é disso mesmo exemplo. Este plano é, ao mesmo tempo, uma visão, uma missão e uma estratégia”, define Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.

O documentopropõe uma atuação a dois tempos, dando resposta às necessidades atuais e futuras do setor. Na primeira fase – 2020/2021 – serão definidas medidas de apoio aos empresários do turismo, permitindo a retoma gradual da atividade turística em segurança. A segunda fase, a iniciar já este ano, será direcionada para a qualificação da oferta, a promoção turística, a sustentabilidade e a monitorização detalhada dos fluxos turísticos.

A Estratégia para o Turismo de Vila Nova de Gaia foi promovida “em compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a valorização de todo o território, propondo novas ofertas turísticas que estimulem a descentralização da experiência do visitante”.

Assim, as prioridades de atuação que serão implementadas já a partir deste ano passam por quatro áreas primordiais, desenvolvidas sempre num trabalho em rede, tal como explica Eduardo Vítor Rodrigues: “Em articulação com as juntas de freguesia, com os agentes turísticos locais e com os municípios vizinhos, o nosso modelo de desenvolvimento turístico passará pela preservação da identidade e história das Caves do Vinho do Porto, pela promoção das nossas praias, pela potencialização da dinâmica turística do rio Douro e pela valorização do património cultural, material e imaterial, de Vila Nova de Gaia”.

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