Turismo de Portugal vence Índice da Excelência 2020 na categoria setor público

Por a 19 de Fevereiro de 2021 as 10:19

O Turismo de Portugal foi o vencedor do Índice da Excelência 2020 na categoria setor público, na qual o organismo se destacou pelo seu “clima corporativo e como uma organização de excelência no panorama nacional”, o que permitiu ao instituto alcançar o 8º lugar nas grandes empresas, passando agora a integrar o Top 10 deste ranking.

“Este prémio é um reconhecimento ao trabalho de excelência de cada colaborador do Turismo de Portugal nesta missão coletiva de liderar o turismo do futuro e uma responsabilidade enorme para o futuro da organização. Numa fase de grande necessidade por parte de todos os que fazem este setor, o Turismo de Portugal reafirma o seu compromisso de continuar a trabalhar para a retoma deste que é um dos principais motores da economia nacional”, congratula-se Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, citado num comunicado enviado à imprensa.

Na análise global, o nível de excelência atingido pelo Turismo de Portugal foi de 75,6 pontos em 100 possíveis, numa classificação que ficou “dois pontos acima do resultado do benchmark para as grandes empresas (73,4 pontos)”.

Já no que diz respeito às quatro dimensões da excelência definidas por este estudo, nomeadamente dinâmica organizacional, práticas, clima e gestão das pessoas, o Turismo de Portugal alcançou a maior pontuação nas práticas de gestão (92,1), “engagement” (82,4), taxa de participação (80,1) e satisfação (65,3).

“O Turismo de Portugal evoluiu significativamente nos últimos cinco anos, em todas as dimensões analisadas”, destaca o organismo na informação divulgada, sublinhando que, relativamente a 2016, última vez em que o Turismo de Portugal tinha participado neste estudo, os resultados situaram-se nos 57,1 em práticas de gestão (92,1 em 2020) 69,3 de engagement (82,4 em 2020), 54,2 de satisfação (65,3 em 2020) e 32,5 de taxa de participação (80,1 em 2020).

“Num ano excecionalmente desafiante a todos os níveis, estes resultados vêm reforçar o posicionamento dinâmico e inovador do Turismo de Portugal que conseguiu, num tempo recorde, adaptar-se, com sucesso, a novas práticas e metodologias de trabalho, de gestão de equipas e de premência na resposta às necessidades do setor, mantendo-se sempre ao lado das empresas e dos empresários e colaboradores do setor”, salienta ainda o Turismo de Portugal.

O Índice da Excelência é um estudo de clima organizacional e desenvolvimento do Capital Humano, desenvolvido pela Neves de Almeida HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal e o INDEG-ISCTE, que analisa a prática de Recursos Humanos em Portugal e se premeiam as organizações que mais investem e apostam nesta área.

 

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