Portugal no top 10 de mercados internacionais para Bilbao Bizkaia
O destino no norte de Espanha tem como objetivo estreitar a sua relação com os profissionais de turismo portugueses.
Raquel Relvas Neto
10.ª edição do “Vê Portugal” aposta nos desafios futuros das ERT e na paz para o turismo
ARAC reúne em assembleia geral para discutir plano de atividades e orçamento para 2024
Agência Abreu aposta em viagens premium de enoturismo
Savills aponta para aumento do volume de investimento em hotéis europeus face a 2023
Negócios no setor das viagens e turismo caíram 14,9%
Macau facilita entrada de portugueses com passagem automática na fronteira
easyJet corta voos para Israel até outubro
W Algarve tem novo diretor-geral
Nações Unidas discutem papel do turismo para o desenvolvimento sustentável
Quinta de S. Sebastião abre portas ao Enoturismo
Desde o passado dia 12 de dezembro, que os estabelecimentos hoteleiros e os restaurantes da comunidade autónoma do País Basco puderam reabrir as portas e voltar a receber clientes. Esta foi uma das medidas implementadas pelo governo basco tendo em conta os números mais positivos no que à situação pandémica diz respeito.
Contudo, as medidas agora em vigor não aligeiram o cuidado que os residentes e os visitantes devem ter no destino. O uso obrigatório de máscara em qualquer espaço público, o distanciamento físico, o recolher obrigatório entre as 22h00 e as 06h00 mantêm-se. Apesar de nos encontrarmos em mês de celebrações natalícias, o governo decidiu cancelar todos os eventos de natal, espectáculos e atividades multitudinárias.
Depois de um verão no qual o destino Bilbao Bizkaia recebeu apenas 242.346 visitantes, menos 63,62% do que em 2019, dos quais 78% eram turistas espanhóis e apenas 22% estrangeiros, o destino prepara-se para recuperar o crescimento que registava na última década.
Juan Baliño Gangoiti, responsável pela Promoção Exterior do Turismo de Bilbao, explica ao Publituris que, além de adotar as medidas standard de segurança e prevenção, as delegações turísticas do destino “contam com o selo ICTE relativo à qualidade turística, que garante que foram adoptadas medidas para a redução de contágios durante visitas turísticas”. São também incentivadas as consultas de folhetos informativos digitais e interativos com informação do destino e atual situação.
O responsável refere que o Turismo de Bilbao Bizkaia esperava retomar a atividade turística já neste final de ano, mas “infelizmente a situação sanitária global não o permitiu”. Porém, Juan Baliño Gangoiti mostra-se confiante, sustentado pelos avanços recentes e pela campanha de vacinação que decorre por toda a Europa. Estes dados recentes levam o responsável a perspetivar que no verão de 2021 os atores turísticos do destino vão estar “preparados e abertos para receber turistas, pelo menos europeus”.
Tendências
A atividade turística e as próprias preferências dos turistas mudaram significativamente, aponta o responsável. “As estatísticas deste verão de 2020 refletem uma tendência crescente de escolher destinos próximos, evitando viagens longas e optando por viajar com o veículo próprio”, descreve Juan Baliño Gangoiti, acrescentando que estas também foram as preferências do mercado português que também optou por viagens curtas, além de que “o seu gasto médio é inferior à média europeia, em parte devido à eleição de alojamentos de categoria inferior ao que seria habitual”.
Para o responsável, as grandes capitais que anteriormente “concentravam o grosso da atividade turística” serão agora “menos povoadas, de forma a evitar grandes aglomerações, com a consequente deslocação dos turistas para zonas costeiras, para o interior e zonas de montanha, que ofereçam mais espaço, natureza e ar livre”.
Mercados
Apesar de França e da Alemanha liderarem o top de mercados internacionais para o destino, o mercado português assumiu, em 2019, uma posição no top 10. Portugal posicionou-se em 2019 no posto número 9 entre 29 mercados, no que diz respeito ao número de chegadas de turistas a Bilbao Bizkaia, contabilizando um total de 22.695 visitantes. Já entre janeiro e agosto de 2020, “um período no qual se registou uma descida generalizada em todos os mercados emissores”, Portugal posicionou-se como o sexto mercado com o maior número de visitantes enviados a Bilbao Bizkaia, registando-se um total de 5.097 turistas no destino com nacionalidade portuguesa.
O mercado português consolida-se assim como “um mercado de grande importância para o turismo da região, por um lado devido à sua proximidade e facilidade de acesso, mas também pela afinidade cultural e linguística”, salienta o responsável.
Entre as preferências dos portugueses está a metrópole de Bilbao, para visitar, fazer compras e conhecer a cidade, além de provar a gastronomia local. Visitar e conhecer a zona costeira, com as suas vilas de pescadores, praias e paisagens, ou descobrir a Bizkaia Interior e Rural encontram-se também entre as preferências dos portugueses, que demonstram ainda apetência para o ‘touring’.
Apesar de não ter nenhuma campanha específica para o mercado português, o Turismo de Bilbao Bizkaia prepara a realização de um evento integral para a promoção do destino Bilbao Bizkaia em mercados de proximidade e países prioritários, entre os quais se encontra Portugal. “O evento em questão foi batizado como Match Bilbao Bizkaia e constará de três etapas que se irão sucedendo ao longo de 2021, começando por duas ações- eventos digitais que vão oferecer espaços de interação e promoção para atrair a agentes e profissionais da intermediação turística, para que conheçam a oferta de Bilbao Bizkaia e possam interagir com o setor turístico local. O evento culminará no final de 2021, com umas jornadas presenciais em Bilbao Bizkaia”, adianta Juan Baliño Gangoiti.
Mas, paralelamente, e em linha com as restantes ações promocionais, o Turismo Bilbao Bizkaia espera manter “uma relação estreita” com os meios de comunicação e profissionais de turismo portugueses através da organização de viagens de familiarização ao destino no início do próximo ano.