“Pode ser interessante ter outro player para também ajudar a TAP”

Por a 7 de Janeiro de 2021 as 17:03

O ministro das Finanças, João Leão, admitiu que o Governo está disponível para abrir o capital da TAP à entrada de novos parceiros e afirmou, em entrevista à Reuters, que “pode ​​ser interessante ter outro player para também ajudar a TAP a garantir que a empresa se torne competitiva e lucrativa”.

De acordo com o Eco, que cita uma entrevista do governante à agência Reuters, João Leão confirmou aquilo que o Expresso já tinha noticiado a 18 de dezembro, quando avançou que o Governo já tinha comunicado à Comissão Europeia a sua disponibilidade para a entrada da Lufthansa no capital da companhia aérea de bandeira nacional, no âmbito do plano de reestruturação da TAP.

João Leão falou também sobre o plano de reestruturação em curso, para se mostrar confiante que Bruxelas vai aprovar o documento ainda durante o primeiro trimestre de 2021, e explicou ainda que a maior parte do empréstimo de 1,2 mil milhões de euros do Estado à TAP deverá ser convertido em capital, podendo elevar a participação estatal dos atuais 72,5% para cerca de 90%.

“Estamos a propor que grande parte desse empréstimo [1.200 milhões de euros] seja convertido de empréstimo em capital, para que os indicadores financeiros da empresa melhorem”, afirmou o ministro das Finanças.

Quanto ao plano de reestruturação, o governante explicou ainda que o objetivo “é tornar a empresa sustentável”, até porque “as medidas de apoio do governo são limitadas no tempo” e a TAP deve ser capaz de se financiar nos mercados.

“É importante que a empresa viva por si própria (…) para que o mais rápido possível, se possível a partir do próximo ano ou mais tarde, a empresa deixe de ter de ser financiada pelo Estado”, acrescentou.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *