Opinião | 3 municípios, 1 destino único: Mergulhe nas ondas do Surf No Crowd

Por a 23 de Setembro de 2020 as 16:00

O que estamos a viver em 2020 ficará certamente na memória de todos. A pandemia teve um impacto significativo sobre as nossas vidas em termos profissionais, pessoais, familiares e até sociais. O aparecimento do vírus obrigou cada um de nós a olhar para o mundo de outra forma, a encontrar alternativas, readaptar-se, mas, sobretudo a não desistir. Torna-se cada vez mais importante valorizar os recursos que o nosso país tem para oferecer e não podemos deixar que este “desconhecido” deite por terra todo o esforço investido em áreas tão importantes como a economia e turismo. Não podemos nem devemos!

Há cerca de um ano, lançamos o projeto ”Surf No Crowd” com o objetivo de divulgar as características singulares das praias situadas nos concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira. A iniciativa tem como propósito dar a conhecer a Região de Coimbra enquanto destino “Surf No Crowd”, ampliando o seu posicionamento aos níveis nacional e internacional, permitindo a diferenciação e a valorização de uma região turística de excelência que, ao nível das suas paisagens do litoral e das suas ondas, é facilmente identificada. Falamos de um projeto ambicioso que já está a dinamizar esta região, não só porque possui praias com condições ideais para a prática do Surf, mas, também pelas suas paisagens únicas, pela gastronomia, pelo património e pela sua história cativante. Mais do que tudo isso, pela sua comunidade que recebe tão bem quem aqui passa!

Depois do evento de lançamento, foram concluídas diversas iniciativas no âmbito da sua divulgação, que consolidam os eixos de diferenciação do produto turístico integrado “Surf No Crowd”. Além da instalação de placas sinaléticas personalizadas, num formato de prancha de surf, nas praias promovidas pelo projeto, lançaram-se vídeos promocionais que retratam o verdadeiro espírito da região, as suas peculiaridades e segredos, com a presença dos embaixadores do projeto. Um destino único, representado por três municípios, que caminha a passos largos enquanto um ativo turístico único no panorama nacional, onde a sua tradição e história devem ser preservadas.

A participação ativa e diferenciadora dos embaixadores do projeto – Cláudia Pinto, Gonçalo Cadilhe e Miguel Blanco – tem sido determinante para a consolidação do posicionamento ambicioso da marca “Surf No Crowd”. A conjugação das suas propostas de valor enquadra-se na estratégia global de comunicação do nosso produto turístico, trazendo, naturalmente, uma  maior diversidade de públicos-alvo e, consequentemente, uma maior exposição e notoriedade.

Através da iniciativa “Surf No Crowd” estão igualmente a ser criados pacotes turísticos que são extremamente relevantes para a dinamização da economia local que enfrenta dias desafiantes. Desde hotelaria e restauração, a escolas, clubes e associações de surf, queremos mais turistas a visitarem a Região de Coimbra, a usufruírem de tudo o que esta tem para oferecer e acreditamos que o Surf poderá ser uma excelente plataforma de comunicação, permitindo-nos alcançar os mercados nacional e internacional. Estamos confiantes de que cada vez mais as pessoas querem usufruir de destinos únicos, que os façam sentir-se “em casa”, bem longe da rotina vivida durante o resto do ano.

O “Surf No Crowd” é um produto vencedor porque pode receber turistas em qualquer altura do ano, o que reforça a pertinência em aposta em produtos turísticos integrados desta natureza.

Salienta-se ainda o esforço verificado por parte de entidades locais em trabalharem em conjunto para transformar as praias dos concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira num destino de surf para todos, e não só para praticantes de circuitos e provas, assumindo este destino como um ambiente pouco movimentado e acima de tudo amigável. Nesta região, é possível encontrar boas praias, boa comida, boa gente. No fundo, quem nos visita, está longe das multidões e perto das melhores ondas, onde a serenidade não tem fim. Mergulhem nesta onda. Façam deste o vosso destino. A Região de Coimbra espera por vocês!

Por Jorge Brito, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *