Programa FIT 2020/21 apoia 327 startups do Turismo

Por a 15 de Setembro de 2020 as 17:29

A edição de 2020/2021 do programa FIT – Fostering Innovation in Tourism vai apoiar 16 programas de ideação, aceleração e inovação aberta desenvolvidos pelas incubadoras da rede do Turismo de Portugal, bem como 327 startups e ideias de projeto ligados ao turismo, informou o Turismo de Portugal em comunicado.

No total, Turismo de Portugal vai investir 1,2 milhões de euros no apoio aos projetos selecionados no âmbito deste programa que, pela primeira vez, “prevê expressamente o apoio à inovação aberta, como forma de estimular a inovação, em particular nas PME, que constituem a maioria das empresas portuguesas no setor do turismo”.

Nesta edição, o programa contabilizou um recorde de 35 candidaturas, que foram apresentadas por incubadoras, que integram a rede de 46 incubadoras que assinaram o Protocolo FIT com o Turismo de Portugal.

“Estas iniciativas deverão centrar-se em soluções que melhorem a experiência dos turistas, que deem resposta aos desafios da sustentabilidade e big data no Turismo”, avança o Turismo de Portugal na mesma informação.

O montante de 1,2 milhões de euros de incentivo vai ser, segundo o Turismo de Portugal, “alocado à dinamização da inovação e à adoção de tecnologias pelas empresas nacionais de turismo, apoiando a experimentação e adoção de soluções inovadoras pelo setor, tendo como principal objetivo a inovação tecnológica ou a inovação de modelos de negócio que permitam reforçar a capacitação das empresas nacionais e melhorar a comunicação do destino com os turistas”.

“O objetivo é, em estreita colaboração com incubadoras, empresas instaladas e capitais de risco, trabalhar os desafios do sector e encontrar na comunidade empreendedora soluções úteis e inovadoras que contribuam para construir o turismo do futuro”, resume Rita Marques, secretária de Estado do Turismo.

O Programa FIT foi criado em 2016 e nas três edições anteriores apoiou projetos de ideação e aceleração que envolveram 897 startups e ideias de projetos, totalizando um investimento de 5,1 milhões de euros, a que correspondeu um incentivo de três milhões de euros.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *