Bruxelas mantém suspensão de regras de atribuição de slots para apoio à aviação

Por a 14 de Setembro de 2020 as 12:27

A Comissão Europeia propôs, esta segunda-feira, manter a suspensão das regras comunitárias para atribuição de faixas horárias à aviação, os ‘slots’, até março de 2021, visando abranger a época de inverno dados os graves efeitos da pandemia no setor.

Numa declaração  divulgada, a comissária europeia dos Transportes Adina Vălean, destaca o “impacto tremendo nas viagens aéreas” causado pela covid-19, isto numa altura em que “os níveis de tráfego aéreo permanecem baixos e, mais importante, não é provável que se recuperem num futuro próximo”.

Por essa razão, a responsável propõe aos Estados-membros “prorrogar a derrogação [das regras comunitárias sobre] faixas horárias para a época de inverno 2020/2021, até 27 de março de 2021”, dado ser atualmente “difícil que as companhias aéreas planeiem os seus ‘slots’”, o que depende sempre da procura.

Isto permite, então, que continuem suspensas as regras comunitárias de atribuição dos ‘slots’ às companhias aéreas, que obrigam a 80% de utilização destas faixas horárias para descolagem e aterragem, após a derrogação temporária que entrou em vigor em março passado.

Inicialmente, estava previsto que a suspensão terminasse em outubro, mas com a declaração agora publicada o executivo comunitário propõe manter esta derrogação até à próxima época na aviação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *