Agência Coimbratur promove roteiro temático por Chaves, Boticas e Pedras Salgadas

Por a 9 de Setembro de 2020 as 15:23

A Coimbratur, agência de viagens de Coimbra, está a promover a Rota do Contrabando, um programa de três dias  que dá a “conhecer a cultura flaviense, as estórias, lendas e segredos da comunidade raiana”.

“Ao longo da história, a fronteira criou formas de vida únicas. A fronteira entre Portugal e Espanha é conhecida como a Raia, onde foi criado um género cultural próprio, associado ao contrabando: “onde há raia há contrabando””, explica a agência.

Este roteiro que inclui a visita a Chaves, Boticas e Parque das Pedras Salgadas realiza-se nos dias 3, 4 e 5 de outubro.

O dia 3 de outubro iniciará com a visita ao Centro de Artes de Nadir Afonso (em Boticas), seguindo-se a visita ao Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja e a visita ao Repositório Histórico do Vinho dos Mortos. A viagem continua em direção a Chaves, com alojamento no Hotel Forte S. Francisco 4****.

Pela manhã do dia 4 de outubro, o grupo ir-se-á encontrar com os “contrabandistas, onde se preparam os burros, carregam os produtos a transportar e se inicia a caminhada do contrabando, tocando o burro pelos trilhos”, explica a agência. Pelo caminho, “com todo o secretismo associado às lides do contrabando, dar-se-ão a conhecer as vivências e as histórias de um povo, que viu nas trocas comerciais ilegais entre os dois lados uma forma de subsistir. A tarde terminará com uma visita guiada ao centro histórico de Chaves, onde terão oportunidade de conhecer diversos pontos emblemáticos desta cidade portuguesa”.

No dia 05 de outubro, saída do hotel em direção a Vilar de Nantes para uma breve paragem. Ainda nessa manhãestá prevista uma visita à vinha e adega da Casa Grande do Seixo, em Loivos, com degustação de vinhos e compotas. Na parte da tarde está agendada a ida ao Parque Natural das Pedras Salgadas, onde será feita uma visita guiada ao seu espaço museológico. Por fim, partir-se-á para Coimbra onde se prevê chegar às 19h30.

A viagem de três dias tem o preço de 260 euros por pessoa em quarto duplo (290€ em quarto individual) e inclui transporte em autocarro de turismo privado, alojamento no hotel de quatro estrelas Forte S. Francisco 4, todas as refeições, entrada em todos os locais mencionados no programa, acompanhamento por representante da Coimbratur e seguro de viagem.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *