Lisboa tem o passeio de autocarro panorâmico “mais inovador do mundo”
Autocarro assume-se como um miradouro com vistas para todos os lados e para cima – e é também uma experiência multimédia.
Publituris
Hoteleiros questionam aumento da taxa turística em Lisboa e pedem “transparência” na relação com o Turismo
Marriott International acrescenta 100 hotéis e 12.000 quartos ao portfólio europeu até 2026
Lufthansa revê resultados para 2024 em baixa
CoStar: Pipeline hoteleiro regista trajetória ascendente no continente americano
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
Universidade de Coimbra lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens
Chama-se “Smart Sightseeing” e começou a ser testado nos últimos dias de julho, no centro de Lisboa. Este autocarro panorâmico para turistas é, segundo a empresa que o desenvolveu, “completamente inovador e com caraterísticas que não existem em mais nenhuma cidade do mundo”. Esta diferenciação reside no facto “de ter vista total dos lados e por cima – e, à frente, tem um ecrã que, ora reproduz a rua que se está a percorrer, ora passa pequenos vídeos que descrevem os locais que está a atravessar, dando apontamentos históricos sobre a cidade e o país ou, então, contando os costumes e as singularidades dos bairros lisboetas e dos seus habitantes”.
O “Smart Sightseeing” parte de hora a hora todos os dias dos Restauradores (em frente ao Palácio Foz) para passeios de 50 minutos. Durante a viagem os turistas estão sempre a ouvir informações sobre os sítios onde estão a chegar, convidando-os a olhar para os pontos mais interessantes. E, entre cada um dos locais, são projetados 26 vídeos com uma atriz, imagens aéreas, virtuais e animadas que explicam a história, o caráter e a vivência da cidade. O autocarro é “muito espaçoso, confortável (só transporta 18 passageiros de cada vez) e climatizado”.
“Os passeios panorâmicos são um sucesso em todo o mundo, mas sempre lhes encontrei três limitações: mostram a cidade, mas não a explicam; são desconfortáveis sempre que chove, faz frio ou há muito calor; e perdem interesse quando cai a noite”, afirma Paulo Parreira, responsável por esta empresa de inovação turística nascida na Startup Lisboa. “Concebemos o nosso autocarro para ultrapassar essas limitações e, por isso, chamamos-lhe ‘Smart Sightseeing’: fazêmo-lo para sublinhar que é uma versão 2.0 dos tradicionais sightseeing, a qual explica o melhor da cidade numa linguagem divertida, opera à noite e tem sempre o maior conforto, independentemente do estado do tempo”.
“Todos os vídeos que passam estão dobrados em inglês, francês, espanhol, alemão e chinês (mandarim). E há alguns de reserva, para o caso de haver um acidente numa das ruas onde o autocarro esteja a passar ou um engarrafamento que atrase a viagem: nesse caso, ajudam-se os turistas a passar o tempo de uma forma interessante com, por exemplo, um vídeo que conta a história do pastel de nata”, refere a empresa.
A animação que é “feita à volta da atriz que vai falando ao longo da viagem acentua o tom alegre das suas tiradas. Mas isso não impede que seja dada informação fidedigna sobre a origem dos lugares, a sua evolução ao longo do tempo, ou, até, informações verdadeiramente originais: poucos portugueses saberão, por exemplo, que os historiadores se inclinam cada vez mais para a possibilidade de o nome Tejo ter origem numa árvore comum em Lisboa”.
Há também informação sobre o clima, a luz da cidade, as suas festas populares ou a sua gastronomia. E, embora de uma forma sintética, os clientes estão sempre a ser informados das caraterísticas dos bairros por onde vão passando: Mouraria é “onde nasceu o fado”, Alfama tem “origem muçulmana”, o Chiado é “cosmopolita”, o Príncipe Real “o bairro ‘trendy’, com muitos artistas e designers”, a Avenida da Liberdade a “zona de luxo, com lojas caras”.
“Lançámos este autocarro único em plena crise turística porque entendemos que é nestas alturas que a inovação é mais importante”, afirma Paulo Parreira, que já foi CEO da Lifecooler. “Sentimos que estamos a fazer algo pelo futuro do turismo em Portugal: quando o mercado retomar o seu fluxo normal, quem tiver inovado mais e qualificado mais os seus produtos e serviços vai ter grandes vantagens na retoma. À sua escala, o Smart Sightseening de Lisboa está a dar o seu contributo”.
Na sua viagem inaugural, a 27 de julho, o autocarro Smart Sightseening teve como passageiros a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, o vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, e o diretor executivo da Startup Lisboa, Miguel Fontes.