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Férias cá dentro reforçam valorização dos destinos nacionais

A situação atual provocada pela pandemia da COVID-19 está a levar que os portugueses redescubram o país de norte a sul. São várias as autarquias que apontam a sua estratégia para captar aqueles que querem aproveitar uns momentos de lazer a conhecer ou reviver as cidades portuguesas. Neste dossier, mostramos como alguns dos municípios do litoral se preparam para captar o mercado interno.

Raquel Relvas Neto
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Férias cá dentro reforçam valorização dos destinos nacionais

A situação atual provocada pela pandemia da COVID-19 está a levar que os portugueses redescubram o país de norte a sul. São várias as autarquias que apontam a sua estratégia para captar aqueles que querem aproveitar uns momentos de lazer a conhecer ou reviver as cidades portuguesas. Neste dossier, mostramos como alguns dos municípios do litoral se preparam para captar o mercado interno.

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Raquel Relvas Neto
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A situação atual provocada pela pandemia da COVID-19 está a levar que os portugueses redescubram o país de norte a sul. São várias as autarquias que apontam a sua estratégia para captar aqueles que querem aproveitar uns momentos de lazer a conhecer ou reviver as cidades portuguesas. Neste dossier, mostramos como alguns dos municípios do litoral se preparam para captar o mercado interno.

A nível regional e nacional já são conhecidas as várias campanhas promocionais lançadas para atrair os portugueses que, apesar da pandemia, não querem descurar uns momentos de férias pelo país de forma a atenuar o pesado fardo que 2020 tem proporcionado. Manter uma mente sã na (re)descoberta de Portugal parece estar a ganhar cada vez mais adeptos, sobretudo numa altura em que a incerteza de viajar para outros destinos destinos internacionais ainda está bem presente.
É neste sentido que também as autarquias, neste caso as do litoral português, reforçam as suas estratégias para captar a sua quota parte do mercado interno e lançam também elas algumas campanhas e mensagens promocionais das mais-valias desses destinos.

Figueira da Foz
No caso deste emblemático destino balnear, “o Município pretende promover os seus mais de 30 quilómetros de praias, a diversidade do património natural do concelho e particularidades da cultura figueirense, quer ao nível da gastronomia, quer seja ao nível do património imaterial e edificado”. Para tal, foi lançada a campanha “A Figueira tem tudo, em segurança”, cuja faz o paralelismo entre a Figueira da Foz e vários lugares do mundo – Havai, Florida, Vietname, Cabo Verde, Nordeste, Mónaco ou Cote D´Azur, mostrando ao consumidor que “esses lugares afinal são na Figueira da Foz, porque o concelho é magnífico, cheio de particularidades e de sensações, locais e vivências a descobrir, em segurança”, explica o município.

Ílhavo
Em Ílhavo foi lançada a plataforma VistÍlhavo, na qual é possível encontrar os locais a visitar, como as praias, os museus, a arte e o património, bem como todas as potencialidades que o mar e a ria promovem para o lazer e as atividades náuticas. Além disso, a informação disponibilizada no site permite planear a visita ao Município de Ílhavo, sabendo onde se pode ficar alojado, onde comer, o que visitar, o que comprar e as ofertas de várias atividades.

Aveiro
Em Aveiro, a aposta recai na Cultura. José Ribau Esteves, presidente da autarquia, explica que recentemente foi lançada a estratégia “Cultura em tempos de (In) Certeza”, que “expõe um conjunto de ações, medidas e apoios, muito importantes para atrair o turismo interno durante o verão, mas também para preparar a Cidade quando a retoma completa chegar”. Neste âmbito, a cidade está a reabilitar vários equipamentos culturais, como o Teatro Aveirense, o Museu da Cidade, “entre muitos outros investimentos de várias tipologias que estão a renovar o centro urbano da cidade e várias áreas urbanas do município”. Ribau Esteves acrescenta que “nesta estratégia contamos com uma animação cultural de rua, eclética e cosmopolita, que permita aos residentes e visitantes desfrutar de Aveiro, assumindo a Cultura como parte da nossa estratégia de promoção turística”. No que diz respeito a campanhas específicas, o município está fortemente comprometido com a campanha “Chegou o Tempo” do Turismo Centro de Portugal lançada em maio. Contudo, “interna e paralelamente, estamos a desenvolver uma campanha de marketing territorial centrada na diversidade e riqueza de experiências naturais, ambientais, culturais e gastronómicas de Aveiro, Cidade, Município e Região”, adianta o autarca. No âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, “vamos também lançar no início deste verão uma campanha de marketing tendo a Ria de Aveiro como base”. “São operações devidamente articuladas e numa lógica crescente, com o objetivo de reconquistamos bem e no mais curto espaço de tempo possível, a posição de excelência que tínhamos até fevereiro último ao nível da atividade turística”, aponta.

Óbidos
A promoção do destino Óbidos junto do mercado nacional é a premissa que norteia a estratégia do município. Humberto Marques, presidente da autarquia, explica que nos próximos meses vão ser implementadas algumas medidas estratégicas, entre as quais “um conjunto “de campanhas que pretendem atrair turistas a Óbidos, nomeadamente a oferta de vouchers a potenciais visitantes, bem como campanhas a nível da hotelaria com o objetivo de promover uma estada mais prolongada”. Trata-se da campanha “Fique em Óbidos”, na qual o visitante ao reservar cinco noites numa unidade de alojamento aderente à campanha, a quinta noite será oferecida. Existe ainda uma segunda campanha similar para três noites, sendo terceira noite oferecida.
Óbidos está também a promover um vídeo promocional do destino que vai “evidenciar algumas das belezas naturais do concelho, afirmando Óbidos como um local ideal para desfrutar de umas férias tranquilas”. Para o autarca é também “fundamental promover um destino seguro, pelo que estamos a motivar, fortemente, todos os agentes turísticos a pedirem várias certificações a esse nível, e também estamos a implementar outras medidas, no espaço público, garantindo ao visitante que este pode visitar Óbidos com segurança”. A nível de programação cultural, o responsável realça que estão a ser definidos novas programações expositivas, educativas e culturais “destinadas a públicos mais reduzidos, apoiadas em campanhas de comunicação e promoção de âmbito local ou nacional; temos ainda investido numa programação digital, aprofundando metodologias e recursos de forma criativa e sustentável”.

Lourinhã
Dinamizar localmente o destino é uma das chaves para atrair turistas e visitantes. É neste âmbito que a Lourinhã lançou um “conjunto de medidas com o objetivo de dinamizar o comércio local, mas também atrair o maior número de turistas ao concelho”. Garantir também a segurança e saúde pública do município é também uma prioridade da autarquia e considerado benéfico na retoma turística. “Por outro lado, assumimos medidas concretas de apoio às empresas, como é o caso da isenção de rendas e tarifas municipais, mas também ao nível da ocupação de espaço público e ampliação de esplanadas. Estas medidas, com um impacto significativo para as contas da autarquia contribuíram para que a atividade económica não tivesse de encerrar definitivamente, garantindo assim que há neste momento uma oferta adequada à procura de todos aqueles que escolheram a Lourinhã para passar as suas férias”, esclarece o município. A Lourinhã prepara ainda uma campanha de incentivo ao consumo no comércio local, que pretende dinamizar o tecido empresarial,  promovendo a Lourinhã e os seus produtos juntos dos residentes, mas também junto dos que nos visitam”.

Torres Vedras
A Câmara Municipal de Torres Vedras tem apostado por incentivar a confiança na população “através de medidas que procuram apoiar a retoma da atividade económica no concelho”, como o caso do selo “Estabelecimento Seguro”. A par disto, a autarquia também aposta na dinamização das esplanadas do concelho, “incentivando a criação de novas esplanadas e o alargamento de espaços já existentes”. A Autarquia encontra-se também a desenvolver uma campanha de comunicação que promove os 20 quilómetros de costa que,  “este ano, mais do que nunca, irão fazer a diferença para quem procura um destino de férias”. ““Verão em Torres Vedras: saúde, segurança, sustentabilidade” é o mote da campanha, que pretende contribuir para o aumento da confiança da população nas condições de segurança do nosso território. A campanha estará presente em meios de comunicação social nacionais e regionais, assim como nos canais digitais da Câmara Municipal e outros meios de divulgação”, indica a autarquia. A mesma indica que “o objetivo passa por mostrar que este é um território seguro, onde se pode usufruir de hotéis e restaurantes, mas também de 20 quilómetros de costa. Nesse contexto, sublinhe-se que o concelho de Torres Vedras tem 22 praias, muitas delas com uma vasta extensão de areal e, portanto, com todas as condições para que sejam cumpridas as medidas de distanciamento físico”.

Oeiras
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, o mercado nacional também ganha especial relevo nas estratégias municipais. No caso de Oeiras, as quatro praias do concelho – Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias – albergam o galardão da Bandeira Azul e vão ser motivo de atração, além do Porto de Recreio que também foi distinguido.
“Com a qualidade garantida, o Município teve este ano, devido a atual situação epidemiológica, a preocupação de garantir todas as condições de higiene e segurança nas praias e espaços públicos, com entradas controladas e regras de limpeza e higienização rigorosas. E este princípio aplica-se não só às praias, mas as todos os equipamentos e espaços públicos atrativos à população de Oeiras e de todo o país”, esclarece a autarquia. Ainda durante este mês de junho, Oeiras prevê divulgar ‘spots’ publicitários nos canais de televisão nacional “dedicado às praias de Oeiras, outro aos jardins e parques urbanos e outro ao Parque dos Poetas”.

Setúbal
Por sua vez, Setúbal vai lançar uma campanha de verão dirigida ao turismo interno, envolvendo os diversos sectores económicos do município, com destaque para os operadores turísticos, hotelaria e restauração. A autarquia considera que é “imperativa a concertação de ações entre o município e todos os agentes turísticos, de forma a que a cidade de Setúbal seja reconhecida como um destino seguro e confiável, garantindo ao máximo o cumprimento das regras de higienização de todos os espaços”. Para acompanhar esta promoção, o município está também a investir em “algumas obras de embelezamento de espaços públicos”. Em continuidade das estratégias de promoção de Setúbal como destino turístico, o município está a relançar o brand “Setúbal É Um Mundo”, “apostando em campanhas nos meios publicitários, tanto em redes sociais, como na comunicação social de âmbito nacional. Esta campanha reafirma os produtos que nos caracterizam e diferenciam, evidenciando as nossas potencialidades, na cultura, no património natural e na gastronomia”. Setúbal vai também manter a campanha “Arrábida sem carros e em segurança”, além de lançar iniciativas a nível cultural e de promoção gastronómica como é exemplo “Setúbal Terra de Peixe”, que tem por objetivo “dinamizar o alcance regional da nossa gastronomia, abraçando desta forma a população da Área Metropolitana de Lisboa”. No segmento cultural, vão realizar-se, em diversos espaços da cidade, pequenos eventos direcionados para as artes performativas, de acordo com as limitações devido à situação epidemiológica que o país e o mundo vivem.

Grândola
Mas a sul, existem vários destinos que já ganharam um lugar de destaque nas férias dos portugueses, como é o caso de Grândola e da sua extensa costa. A autarquia acredita que o concelho vai continuar, à semelhança dos últimos anos, a ser “um dos destinos mais procurados pelo turismo interno”, que de ano para ano tem “conseguido superar as expetativas com taxas de ocupação bastante positivas”. Para o município, este tem sido o resultado do “intenso trabalho realizado na promoção das inúmeras e diversificadas potencialidades do nosso território, bem como, da oferta de excelência aqui existente”.
“A frente atlântica com 45 quilómetros de praias acessíveis, de areias douradas e águas cristalinas; a cuidada preservação natural e ambiental dos habitats; a genuinidade dos espaços rurais e das pequenas aldeias; a gastronomia rica e diversa, combinando os aromas do mar com os sabores típicos do Alentejo; a enologia, com vinhos que têm conquistado medalhas e apreciadores; um património histórico e cultural de relevo, desde a pré-história aos nossos dias, de que as Ruínas Romanas de Troia são um claro exemplo; um património industrial valioso de que a Aldeia Mineira do Lousal, hoje um museu vivo e interativo da gesta mineira, é paradigma; alojamentos turísticos de excelência, reconhecidos mundialmente e, fundamentalmente, a fraternidade do seu povo” são algumas das mais-valias diferenciadoras do destino enumeradas pela autarquia.

Odemira

Vista da Praia do Farol (Odemira)

Apostar numa estratégia baseada numa ”oferta estruturada e diferenciada” é o que define o concelho de Odemira. Segundo Ricardo Cardoso, vice-presidente da autarquia de Odemira, é no concelho que estão localizadas “’as melhores praias de Portugal’, um dos últimos refúgios de Surf da nossa costa, o maior Centro de BTT do país (com mais de 1000 km de percursos), uma das mais extraordinárias rotas pedestres da Europa – a Rota Vicentina, vilas e aldeias únicas pintadas de branco, um dos rios mais preservados da Europa – o Rio Mira (a descobrir de forma navegável em mais de 30 km), o segundo maior plano de água do país – a albufeira de Santa Clara… e tantos produtos, gastronomia e recantos por descobrir”. O responsável indica que para divulgar as potencialidades do destino está previsto o lançamento de
vídeos que “visam promover um Alentejo que caracterizamos de singular e que pretendem deixar em aberto algumas questões que carecem da resposta de quem os visiona, como por exemplo “Onde é que a sua mudança o vai levar?””. Ricardo Cardoso aguarda que “essa mudança os leve a procurar um destino de confiança, seguro, natural e feito de planície, serra e mar… num Alentejo Singular”.

Silves
Em Silves, além das praias de Armação de Pêra e Praia Grande, que estão preparadas do ponto de vista de organização de espaços e de infraestruturas associadas, o restante território é por si só factor de atração. A cidade conta com um património histórico-cultural, bem como as demais freguesias e o seu interior serrano, e segundo a autarquia aqui a aposta passa “pela visita aos monumentos, pela oferta da gastronomia, pelos vinhos de Silves, pela Rota da Laranja, pelos passeios e observação da natureza”. Segundo a autarquia, o município “não aposta em campanhas situacionais, mas sim em ações de divulgação e difusão contínuas e estruturadas. Esta divulgação e difusão de conteúdos está a ser preparada, sendo uma ação contínua com foco no turismo sustentável e seguro. A base de trabalho reside na construção de uma relação de confiança entre os diversos atores, habitantes, operadores turísticos de diversos sectores e organizações municipais”. Reconhecendo que o relançamento do turismo vai decorrer de forma “gradual”, a campanha promocional vai assim estar “ancorada nesta postura, acolher com o mesmo carinho e qualidade mas com segurança reforçada, nutrindo uma relação de confiança crescente entre visitante e visitado”.

Lagoa

Promover a confiança das interações sociais é um dos propósitos do município da Lagoa, no Algarve, de forma a contribuir para a retoma económica e social num curto espaço tempo. Para tal, o município está a desenhar uma nova campanha de comunicação e imagem assente “numa estratégia de valorização e promoção do potencial turístico do destino Lagoa, valor que não se perdeu nos tempos de confinamento, aliada às novas necessidades de saúde pública que nos desafiaram nos últimos tempos e exigiram que empresas e instituições se tornassem ainda mais Clean & Safe”.

Uma estruturação da presença do destino nas redes sociais de forma a relembrar aos potenciais turistas as principais atrações turísticas de Lagoa, promover uma mensagem de “confiança e conforto veiculada pela partilha de ações e boas práticas adotadas pelas empresas do território” são algumas das mensagens que o município visa transmitir. A par disso, vai contar com a visita de ‘travel influencers’ portugueses em julho e setembro que vão partilhar as experiências no destino, as boas práticas sanitárias das instituições e empresas, “bem como do relaxamento, bem-estar e lifestyle que umas férias em Lagoa proporcionam”.

Este momento que se vive exigiu uma maior gestão dos espaços públicos, especialmente das praias. Para tal, o município implementou um sistema de sensores nas praias do concelho que permitem conhecer o nível de lotação de cada zona balnear. “Este é um sistema de contagem automática das entradas e saídas em cada praia, em tempo real.  Desta forma, qualquer pessoa poderá informar-se, antes de deslocar-se para a praia, sobre o nível de lotação de cada zona e fazer uma escolha mais segura e consciente”.

A informação recolhida pelos sensores instalados pelo Município é tratada automaticamente no contexto da “Smart City”, posteriormente disponibilizada ao público nos canais de comunicação municipal – site oficial, página de facebook e pela aplicação “Info Praia” da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A informação será também apresentada na entrada da praia, com a indicação da lotação através de semáforos.

Com perspetiva de as praias não concessionadas virem também a ser utilizadas pelos banhistas, o Município de Lagoa reforçou o dispositivo de assistência a estes nestas praias, contratou seis nadadores salvadores e tem ao serviço duas motas de água. Algumas praias do concelho, nomeadamente a praia do Paraíso e a praia do Barranquinho, por difícil acompanhamento da atividade balnear nos areais, foi interdito o acesso.

As praias que dispõem de instalações sanitárias geridas pelo município – Praia de Carvoeiro, Praia de Benagil e Praia Grande (Ferragudo) – foi reforçada a higienização das mesmas. Quanto à programação cultural no destino, durante o confinamento, o Município de Lagoa transmitiu via online um conjunto de concertos musicais. Contudo, a partir deste mês de julho a programação cultural sai à rua percorrendo o território com apontamentos musicais e espetáculos vários que enquadram o património cultural e natural de Lagoa.

Loulé
Também a segurança tem sido um dos critérios de promoção do destino Loulé.  Neste sentido, de forma a promovê-lo como um “destino seguro para o turismo”, o município tem apostado em campanhas de sensibilização sobre medidas de segurança em português e inglês, assim como noutras parcerias que visam a promoção do produto nacional e local, mas também em campanhas de prevenção nas praias, entre outras, enumera Vítor Aleixo, presidente da autarquia.

Sobre o autorRaquel Relvas Neto

Raquel Relvas Neto

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Distribuição

Soltour Travel Partners quer oferecer em Portugal muito mais que destinos de Sol & Praia

Também em Portugal, o objetivo da Soltour Travel Partners “é proporcionar às agências de viagens um portefólio mais amplo e não só de destinos de Sol & Praia que caracterizam o operador turístico”, declarou ao Publituris, o delegado da empresa no nosso país, Luís Alexandrino. E acrescentou que “com a Soltour Travel Partners, as agências de viagens vão poder beneficiar de um conjunto de soluções que será muito interessante tendo em conta os novos partners já anunciados.

Após um ano de 2022 considerado positivo, destacando-se os destinos das Baleares e Canárias, o delegado da Soltour Travel Partners em Portugal, Luís Alexandrino declarou ao Publituris que, “em 2023 esperamos superar os números de 2019, crescer e oferecer um portefólio completo de serviços aos nossos clientes, que são agências de viagens”.

O responsável avançou que “já temos toda a programação charter delineada e se consideramos os acordos que a Soltour Travel Partners, tem vindo a anunciar com os novos partners é um compromisso verdadeiramente ambicioso na operação turística”.

O que não se sabe, disse, “é como a venda se vai comportar face à escalada do custo de vida, e também não podemos ignorar que temos uma guerra na Europa, fatores estes que poderão condicionar a procura de viagens”.

Luís Alexandrino explica que depois de dois anos limitados pela pandemia, 2022, “foi o ano que nos permitiu fazer uma aposta mais ambiciosa nas operações das ilhas espanholas que foi um verdadeiro êxito. Tanto Maiorca como Menorca, houve necessidade de reforçar a operação dada a elevada procura. Operamos praticamente um charter diário, entre Porto e Lisboa”.

No que se refere ao longo curso, designadamente, Caraíbas, o delegado no nosso país do operador turístico de origem espanhola destacou que “primamos pela rentabilidade e não pela cota de mercado. Oferecemos às agências de viagens o preço justo e real que lhes permitiu obter mais benefício em comprar o produto Soltour tendo em conta o preço médio praticado”.

Operação de verão com novidades
Para este verão, a programação da Soltour à partida de Portugal é vasta e traz algumas novidades. Segundo Luís Alexandrino “retomamos a operação charter em voo direto de Lisboa para Samaná com a companhia  World2Fly, todas as sextas-feiras de 30 de junho a 08 de setembro, será um destino exclusivo Soltour”. Conta ainda que, como estreia, “temos o destino de Albânia com companhia Air Albânia onde operaremos de Lisboa e Porto, uma frequência semanal aos domingos de 25 de junho a 10 de setembro. Também retomamos a operação de Almeria do Porto às quartas-feiras de 01 de julho a 10 de setembro”.

Em relação às ilhas espanholas, entre Lisboa e Porto, “iremos operar com companhia Air Nostrum/Air Horizont as seguintes frequências:  Maiorca, contamos com nove frequências semanais; Menorca, com sete frequências semanais, Ibiza, três frequências semanais; Tenerife quatro frequências semanais e uma frequência semanal para destino Gran Canária, Lanzarote e Fuerteventura”.

Em 2023 esperamos superar os números de 2019, crescer e oferecer um portefólio completo de serviços aos nossos clientes, que são agências de viagens”

E há mais: O destino de Cabo Verde, será operado pela companhia Smartwings, para ilha do Sal de Lisboa e Porto às quartas-feiras de 28 de junho a 12 setembro e a Ilha da Boa Vista do Porto às terças-feiras de 27 de junho a 12 de setembro, enquanto o destino de Saidia será operado com três frequências semanais com a companhia Air Nostrum de Lisboa e Porto com início a 4 de junho a 24 de setembro.

Em relação às Caraíbas, “temos a operação exclusiva de Samaná de Lisboa e os destinos de Punta Cana e Riveira Maya de Lisboa e Porto, bem como Varadero de Lisboa com a transportadora aérea Wold2fly (partilhado) a partir de abril até final de outubro”, destacou ainda o responsável.

No entanto, a Soltour oferece ao mercado uma programação que se desenrola durante todo o ano. Neste caso, conforme sublinhou Luís Alexandrino, estão “os destinos das Caraíbas à partida de Lisboa e Porto com charter, e regular via Madrid. Contamos também com as cinco frequências semanais de Lisboa para Cancun em voo direto da TAP, onde temos lugares em garantia”.

Entre os destinos mais procurados pelo mercado português constam as ilhas espanholas. O delegado da Soltour em Portugal dá conta que “entre Baleares e Canárias, transportamos aproximadamente 30 mil passageiros. É certo que ainda não atingimos os números de pré pandemia, mas temos como objetivo este verão superar os números de 2019”.

Novas parcerias beneficiam Portugal
Se a empresa em Portugal vai beneficiar das novas parcerias recentemente anunciadas pela Soltour Travel Partners, Luís Alexandrino realça que “em 2021 anunciamos o partner  Smytravel que pelas razões conhecidas deixou de fazer parte da Soltour Travel Partners, onde os resultados foram francamente positivos. Agora a estratégia é dar continuidade ao projeto Soltour Travel Partners e como foi recentemente anunciado contamos com a Guest Incoming, WebBeds, Europamundo e Luxtours”.

Assegurou que a Soltour vai passar a oferecer ao mercado português todo esse conjunto de novo produtos. “O objetivo é proporcionar às agências de viagens um portefólio mais amplo e não só de destinos de Sol & Praia que caracterizam a Soltour. Com a Soltour Travel Partners, as agências de viagens vão poder beneficiar de um conjunto de soluções que será muito interessante tendo em conta os novos partners já anunciados”.

Da mesma forma, a nova linha de negócio das costas espanhola e Algarve “vai-nos permitir crescer substancialmente o produto de só hotel nas Costas espanholas e Algarve e oferecer as agências de viagens um produto mais amplo e competitivo”, concluiu.

Acordos e alianças com diferentes parceiros do setor

Durante os últimos meses do ano passado, a Soltour Travel Partners dedicou grande parte dos seus esforços à assinatura de novos acordos e alianças com diferentes parceiros do setor, a fim de oferecer os melhores produtos e serviços às agências de viagens. Com estas alianças, a empresa alargou o seu catálogo de produtos e melhorou a qualidade dos mesmos.
Com a WebBeds, última das parcerias que, desde o ano passado têm sido anunciadas pela Soltour Travel Partners, prevê a criação de um fornecedor de alojamentos com o objetivo de proporcionar uma maior cobertura de hotéis a todas as agências.
Com este acordo, a Soltour considera que aumentará exponencialmente a sua capacidade comercial para oferecer uma vasta gama de hotéis a partir de 2023.
De referir que a WebBeds é um dos principais fornecedores mundiais de serviços de alojamento e distribuição de produtos terrestres para a indústria de viagens, diferenciando-se pela escala global.
A empresa fornece serviços B2B através de mais de 430 mil hotéis distribuídos por todo o mundo, em mais de 16 mil destinos. Desta forma, a WebBeds tem contratos diretos com mais de 31 mil hotéis independentes e mais de 62 mil hotéis que fazem parte de cadeias globais. Trabalha atualmente com mais de 44 mil clientes e mais de 1.500 profissionais de viagens em mais de 50 países do mundo inteiro.
Pouco antes, e com vista a diversificar ainda mais a sua oferta de destinos, proporcionando maior competitividade às agências de viagens com as quais trabalha, a Soltour Travel Partners tinha anunciado a sua associação à Luxotour, operador de viagens com mais de 40 anos de experiência especializado em Marrocos, mas que trabalha outros destinos em vários continentes, como Egito,
Jordânia, Israel, Turquia, Cabo Verde, Senegal, Maldivas, Peru, Argentina e Canadá, entre outros, e tem a sua própria DMC em Marrocos e Tunísia.
Criada em 1980, a Luxotour disponibiliza programas turísticos completos com circuitos, estadias com voos, transferes, excursões e todo o tipo de produtos para mais de 100 destinos diferentes. Conta ainda com um departamento para grandes viagens, um para grupos e um terceiro para viagens de incentivos, disponibilizando os seus produtos exclusivamente através de agências de viagens.
Com a Europamundo, a empresa aliou-se para promover as viagens em circuitos internacionais. A Europamundo, que faz parte do Grupo JTB, fundado no Japão há mais de 110 anos, tem circuitos próprios em todos os continentes, exceto na Antártida, com 1.972 tours diferentes em 2022, 142 mil passageiros por ano (provenientes de 83 países) e 1.200 pontos de venda na Península Ibérica, permitindo aos viajantes descobrir a essência e a cultura de cada lugar de uma forma mais pessoal e exclusiva.
Este operador de circuitos internacionais se caracteriza por oferecer produtos flexíveis com viagens de três a 36 dias, dependendo das preferências de cada viajante, recorrendo à sua própria tecnologia que tem sido remodelada e melhorada ao longo dos anos.
Da mesma forma, a Soltour Travel Partners estabeleceu uma parceria com a Guest Incoming para lançar uma nova linha de negócios costeira especializada em sol e praia, que inclui as costas espanholas e o Algarve. A agência de viagens para o Mediterrâneo, que conta com contratação direta de cerca de dois mil hotéis, é considerada líder em serviços e novas tecnologias.
Costa Brava e Costa de Barcelona, assim como Costa Dorada, Costa Blanca (Benidorm-Gandia), Murcia, Costa del Sol (Torremolinos, Benalmadena, Fuengirola), Costa de la Luz (Matalascañas) e o Algarve são as zonas incluídas na nova linha de negócio. Na sequência do acordo com a DMC nasce o Soltour powered by Guest Incoming.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Nova Edição: O balanço de 2022 e as perspectivas para 2023 no turismo, os segredos da Allways, autocaravanismo e dossier tecnologia

A primeira edição de 2023 do Publituris tem com tema principal o balanço de 2022 e as perspectivas para 2023 feitas por alguns ‘stakeholders’ do setor do turismo. Além disso, a edição revela os segredos do “luxury” da Allways Unique Travel Designers, o segmento do autocaravanismo e um dossier sobre tecnologia no turismo.

Publituris

A primeira edição do jornal Publituris faz capa com um balanço de 2022 e as perspectivas para o ano que agora se inicia. Para o efeito, o jornal Publituris ouviu vários intervenientes do setor que antecipam um ano incerto em, por isso, com um otimismo moderado.

A crescente inflação, subida das taxas de juros, menor rendimento disponível por parte das famílias, além da guerra na Ucrânia foram os problemas mais apontados por Francisco Calheiros (CTP), João Fernandes (Turismo do Algarve), Pedro Machado (Turismo do Centro), António Marques Vidal (APECATE), Luís Araújo (Turismo de Portugal), Berta Cabral (Turismo dos Açores), Vítor Costa (Turismo de Lisboa), Eduardo Jesus (Turismo da Madeira), Vítor Silva (Turismo do Alentejo), Eduardo Santander (ETC), Julia Simpson (WTTC), Pedro Costa Ferreira (APAVT), Adriano Portugal (Mercado das Viagens), Álvaro Vilhena (Viajar Tours), Luís Henriques (Airmet), Tiago Encarnação (Lusanova), Amaro Correia (Iberobus), Eduardo Cabrita (MSC Cruzeiros), Paulo Pinto (Europcar), Francisco Teixeira (Melair Cruzeiros), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC), José Lopes (easyJet), Marie-Caroline Laurent (CLIA) e Paulo Geisler (RENA).

Na “Distribuição”, damos a conhecer (alguns) segredos da Allways Unique Travel Designers, uma marca do grupo Travelstore, que atua no segmento “luxury”.

O dossier desta edição é dedicado à Tecnologia. Tendo a pandemia realçado a relevância da tecnologia e digitalização para a recuperação e o avanço da indústria das viagens, esta veio demonstrar a necessidade de acelerar os processos.

Além de ouvidas várias opiniões de quem está no terreno, também damos a conhecer algumas das soluções implementadas pela HiJiffy, Paraty Tech, Amadeus, Mastercard, Travelport, Roiback, Google, Optigest, XLR8RM, CLEVER/HOST e Vasco.

Para fechar, fazemos uma análise ao mercado do autocaravanismo que, depois de ter sido um dos segmentos turísticos com maior aumento de procura durante a pandemia, continua em alta e revela expectativas positivas para o futuro.

Além do Check-in, as opiniões pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor), Dana Dunne (eDreams ODIGEO) e António Paquete (economista e consultor de empresas).

Boas leituras!

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W Algarve contrata novo diretor de marketing e comunicação

Henrique Pires é a nova aposta do W Algarve para dirigir o departamento de marketing e comunicação da unidade hoteleira, como anunciado em comunicado.

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Com 11 anos de experiência no setor hoteleiro, o profissional setubalense começou o seu percurso profissional no Pine Cliffs Hotel, passou pelo Waldorf Astoria Ras Al Khaimah e fez carreira na cadeia Minor Hotels, onde foi responsável pelas áreas do marketing e comunicação dos Anantara Hotels & Resorts e dos Tivoli Hotels & Resorts, em Portugal.

Chega agora ao recém-aberto W Algarve, onde irá desempenhar funções como diretor de marketing e comunicação.

“Estou muito contente e entusiasmado por me juntar à fantástica equipa do W Algarve e abraçar este novo desafio. É um grande orgulho para mim trazer as minhas ideias e visão para um hotel que abriu há cerca de meio ano e que já conquistou tanto terreno na região”, garante Henrique Pires.

O W Algarve marca o primeiro Hotel da marca W a abrir em Portugal. Situado no topo das icónicas falésias do sul de Portugal, o recém-aberto W Algarve junta-se à família de W Escapes, oferecendo “uma mistura de descontração à beira-mar com uma energia exuberante”, como referido em comunicado.

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Grupo Onyria duplamente nomeado nos European Excellence Awards 2022

O Grupo Onyria está duplamente nomeado para os European Excellence Awards 2022, onde está a concorrer em shortlist nas categorias Travel & Tourism e Internal Communications.

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O Onyria, grupo de gestão hoteleira com mais de 30 anos, detém o hotel de cinco estrelas Onyria Quinta da Marinha, onde foi desenvolvido o projeto de comunicação interna “Trading Places” (Inverter os papéis) – que valeu as duas nomeações do grupo para este concurso.

O projeto consistiu na ideia de inverter os papéis dos colaboradores do Onyria Quinta da Marinha Hotel, tornando-os hóspedes por um dia.

A iniciativa surgiu no seguimento dos dois anos de pandemia, como forma de compensar a resiliência da equipa. Os colaboradores “transformaram-se em clientes de luxo e carregaram energias para o verão de 2022, o momento de regresso à normalidade”, como o grupo indica em comunicado.

“Não há sucesso em hotelaria sem talento humano e esta foi uma forma de celebrarmos o nosso talento, numa altura decisiva para o turismo em Portugal. Estas nomeações são muito positivas porque vêm demonstrar o nosso empenho para fazer um trabalho de excelência, não só de forma externa, como interna”, afirma o diretor do Onyria Quinta da Marinha Hotel, João Pinto Coelho.

Os vencedores serão conhecidos a 9 de dezembro.

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O futuro das acessibilidades em debate no Congresso da AHRESP

O futuro do aeroporto, não só de Lisboa como das restantes vias aéreas portuguesas, marcou a sessão paralela, onde ainda houve tempo para falar das questões da ferrovia nacional e os problemas de ligação a Espanha.

Carla Nunes

O futuro das acessibilidades em Portugal esteve em debate numa das sessões paralelas do Congresso da AHRESP, que começou esta sexta-feira, 14 de outubro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

A sessão começou com um aviso por parte de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP): “Se não tivermos rapidamente infraestruturas de mobilidade que respondam às necessidades das pessoas, principalmente um novo aeroporto, mais moderno e em condições de receber mais volume [de pessoas], podemos mais tarde ou mais cedo começar a perder turistas para outros destinos”.

Num discurso pautado pela necessidade de que “não podemos perder mais tempo” em relação ao futuro do aeroporto de Lisboa, Francisco Calheiros coloca os números em cima da mesa.

“Não canso de o dizer: segundo um estudo apresentado pela CTP, a não decisão sobre o novo aeroporto terá no mínimo um custo de quase sete mil milhões euros, menos 28 mil empregos e uma perda de receita fiscal de 2 mil milhões por ano”, frisa.

Os intervenientes da sessão, que contou com a participação de Eugénio Fernandes, CEO da euroAtlantic Airways, José Luís Arnaut, presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal e Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT procederam desta forma a debater as várias possibilidades para o aeroporto, com Luís Arnaut a referir-se em tom jocoso à procura de localização de aeroportos como “um desporto nacional”.

Para Pedro Costa Ferreira, “uma das poucas cosias que nos aproxima da realidade” passa pela realização de obras no aeroporto da Portela, por considerar que “nesta década não vamos ter solução”.

Lembra ainda que “as acessibilidades aéreas não são só em Lisboa”, reportando-se aos aeroportos de Porto Santo – que afirma não ter condições e precisar de obras – e o da Madeira, “com restrição de operacionais que foram definidas em 1964”.

“A tecnologia melhorou no âmbito da pista [do aeroporto da Madeira], a pista foi aumentada, melhorou nos aviões, melhorou na formação, [mas] mantém-se os mesmos limites, e julgo que é o único aeroporto internacional no mundo em que os limites não são recomendatórios, mas são mandatários. Ninguém toca nisto, e isto fere a região”, explica.

Quanto à solução de aproveitar a infraestrutura de Beja, Eugénio Fernandes lembra que esta “peca por pequenas coisas: não tem abastecimento de combustível, fecha ao fim de semana, não tem serviço 24 horas e se quisermos aterrar passageiros que não são do espaço Schegen, não há SEF”.

Por essa razão, e dada a logística adicional desta opção, o CEO da euroAtlantic Airways defende que “o que for mais rápido é o melhor” – neste caso, “do ponto de vista teórico e sonhador”, uma solução rápida de Portela +1, que sabe “que agora não será possível, estamos num contexto diferente”.

Quanto à opção de Santarém, Pedro Costa Ferreira é taxativo ao assegurar que esta representa “mais 24 anos de diálogo”.

“Se estivermos à procura de uma decisão que não tenha vozes contrárias, não vamos ter mais aviões em Portugal. Fazer políticas é fazer escolhas. Assusta-me que seja necessário um consenso para o aeroporto”, declara.

“O fenómeno do entroncamento”

E porque, como Pedro Costa Ferreira lembra, “os problemas das acessibilidades não são só aéreas” a ferrovia também foi discutida na sessão, tendo sido caracterizada pelo presidente da APAVT como o “fenómeno do entroncamento” dadas as 8h40 necessárias para chegar de Lisboa a Madrid – incluindo, também, uma passagem pelo Entroncamento.

Afirma ainda que “do ponto de vista de sustentabilidade, os voos de curta duração vão ser muito atacados” e que nos encontramos “muito dependentes dos voos curtos nalguns mercados muito importantes para [o país]”. Aliás, José Luís Arnaut precisa que 94% dos turistas que visitam Portugal vêm de avião.

“Somos um país periférico, é obvio que temos de fazer um trabalho grande e estamos atrasados décadas na ligação com comboios rápidos com Espanha”, afirma Arnaut.

A encerrar o tema da ferrovia, Eugénio Fernandes acredita que “se houver uma conectividade grande a Madrid, e uma conectividade boa internamente, vamos conseguir desenvolver muito o turismo e o Interior”.

Numa nota final, reportando-se ao tema do congresso, Francisco Calheiros defende que esta não é “uma questão nem de utopia, nem de sobrevivência, é sim uma necessidade cada vez mais atual que as empresas devem ter em conta”.

“Continuamos a viver tempos desafiantes. O turismo, porém, continua resiliente. É praticamente unânime que se não fossem as receitas do turismo a receita seria muito menor”, termina o presidente da CTP.

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AHRESP revela programa do próximo congresso em Coimbra

O congresso terá cerca de 60 oradores, 12 sessões paralelas e cinco workshops de parceiros, além de duas sessões plenárias.

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O próximo Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que decorre de 14 a 15 de outubro no Convento de São Francisco, em Coimbra, já tem um pré-programa definido.

Sob o tema, “Sustentabilidade: utopia ou sobrevivência?”, o congresso terá cerca de 60 oradores, 12 sessões paralelas e cinco workshops de parceiros, além de duas sessões plenárias.

A primeira sessão plenária, a cargo de Luís Marques Mendes, abre com o tema “Que conjuntura política e social teremos em 2023?”. Já a segunda sessão plenária vai consistir numa conversa entre a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, com as jornalistas Rosário Lira e Rosália Amorim, que serão também moderadoras em várias sessões paralelas.

De destacar ainda a sessão de abertura, que conta com a presença de Carlos Moura, presidente da direção da AHRESP, Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal, António Costa e Silva, ministro da Economia e do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A sessão de encerramento, onde serão lidas as conclusões do congresso, ficará a cargo da Secretária de Estado do Turismo, Congresso e Serviços, Rita Marques.

Ao longo dos dois dias de congresso, as sessões paralelas tratarão temas como o futuro das acessibilidades em Portugal, a sustentabilidade económica e ambiental, a influência do digital na vida das empresas, entre outros assuntos, que podem ser consultados no programa disponível no website da AHRESP.

“O Congresso AHRESP surge no momento em que a recessão bate à porta da Europa, o que pode não deixar ninguém imune – nenhum país e nenhuma atividade – nem mesmo aquela que teve indesmentível recuperação no verão, mas insuficiente para fazer face aos desafios que se colocam à economia nacional como um todo e, em casos muito concretos, aos diversos setores da atividade turística”, refere a associação em comunicado.

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Hospitality Talks
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“Hospitality Talks” reúnem hoteleiros e empresas tecnológicas para mitigar escassez de mão-de-obra no setor

A iniciativa conjunta da HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight vai juntar “cerca de uma centena de gestores hoteleiros”.

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A 11 e 13 de outubro, em Lisboa e Porto, respetivamente, hoteleiros e especialistas em tecnologia vão reunir-se nas “Hospitality Talks” para discutir formas de mitigar a falta de trabalhadores no setor.

A iniciativa conjunta da HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight vai juntar “cerca de uma centena de gestores hoteleiros” com o objetivo de identificar “os contextos em que a adoção de soluções tecnológicas e de revenue management podem funcionar como um trunfo na mitigação desta problemática”, indica a HiJify em comunicado.

As conclusões das Hospitality Talks serão incluídas num plano estratégico, “posteriormente disponibilizado aos diferentes stakeholders”, desde players da indústria, até decisores políticos. O intuito passa por “catalisar um compromisso conjunto no sentido de converter Portugal num exemplo de sucesso a nível a europeu”.

“É fundamental esclarecer que a adoção de soluções tecnológicas não visa eliminar a componente humana, muito pelo contrário. O objetivo passa antes por automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado, maximizando a eficiência de processos”, sublinha Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, no respetivo comunicado.

A mesma mensagem é reforçada pelo CEO da RM Hub, Rudi Azevedo, que explica que “a tecnologia permite que as empresas possam canalizar esforços para as áreas operacionais, podendo desta forma direcionar o seu esforço para melhorar a experiência do cliente externo e interno”.

Evento limitado a 50 participantes por edição

Os hoteleiros interessados em fazer parte das Hospitality Talks devem formalizar a inscrição gratuita na edição de Lisboa, que terá lugar a 11 de Outubro, no NEYA Lisboa Hotel, às 9h00, através deste link.

Por sua vez, os interessados em participar na edição do Porto, que decorre a 13 de outubro no Selina Navis Cowork, às 14h00, poderão fazê-lo gratuitamente através deste link.

O evento será limitado a 50 participantes, “por forma a assegurar um envolvimento ativo de todos os presentes”. No entanto, a HiJiffy sublinha que ainda existem vagas disponíveis.

Além das conclusões resultantes dos diferentes painéis de discussão, os hoteleiros serão também chamados a participar num inquérito final. Todos os insights serão depois plasmados num documento que visa funcionar como um plano estratégico.

“Com a iniciativa ‘Hospitality Talks’ procuramos trazer não só os dados e tendências mais relevantes e atuais do mercado hoteleiro, mas também partilhar dicas de como trabalhar com a falta de staff e manter uma estratégia de sucesso”, remata Joanna Tomaszkiewicz, responsável da OTA Insight.

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Hotel Vila Raia
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Idanha-a-Nova recebe nova unidade de três estrelas

O verão é visto pelo General Manager do Hotel Vila Raia como “a época de eleição para atrair clientes”, devido aos atrativos da zona.

Carla Nunes

A zona da Raia acabou de ganhar mais quartos com a abertura do Hotel Vila Raia, em Idanha-a-Nova, Castelo Branco. A unidade de três estrelas acrescenta assim 26 quartos à região, num investimento que já superou um milhão de euros.

Os quartos, todos com twin bed, “seguem um modelo muito utilizado em Espanha, podendo-se juntar as camas sempre que o cliente desejar”, como explica Jorge Humberto, General Manager do Hotel Vila Raia.

Ao alojamento juntam-se valências como uma piscina exterior, sauna e jacuzzi, bem como uma sala de reuniões e estacionamento próprio. O edifício da unidade encontrava-se fechado há oito anos, pelo que foi necessário proceder a restauros, pinturas e à impermeabilização da piscina, de acordo com o General Manager.

O responsável aponta que esta unidade “será mais procurada pelo cliente que  quer fugir da agitação das grandes cidades e procura um sítio calmo e sossegado para carregar baterias”. O verão é visto como “a época de eleição para atrair clientes”, dados os atrativos da zona.

“Temos praias fluviais, aldeias históricas e boa gastronomia perto do hotel. Estamos inseridos numa região rica em eventos e que atraem muita gente de fora”, justifica Jorge Humberto.

Por se tratar de um novo hotel, o responsável afirma que não têm “qualquer historial em que possamos basear a nossa perspetiva [de reservas futuras]”. No entanto, mantém-se otimistas, dadas as reservas realizadas “na primeira e segunda semana de abertura e para a última semana de setembro”.

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Carrís Porto Ribeira contrata Simão Cruz para direção de vendas

O profissional conta com várias experiências na vertente hoteleira, somando passagens pelo Grupo Tivoli e pela Blue & Green Hotels.

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A Carrís Hoteles contratou Simão Cruz para assumir o cargo de diretor de vendas do Carrís Porto Ribeira.

O profissional conta com várias experiências na vertente hoteleira, somando passagens pelo Grupo Tivoli, onde assumiu funções de Corporate Account Manager, e pela Blue & Green Hotels, onde desempenhou o cargo de Iberian Market Manager em todas as vertentes de negócio – Corporate, MICE e Leisure. Posteriormente, Simão Cruz foi responsável pela planificação e reposicionamento do Santa Luzia ArtHotel, em Guimarães, enquanto Sales & Marketing Manager.

A Carrís Hoteles é uma cadeia hoteleira com unidades hoteleiras distribuídas pela Galiza e o Norte de Portugal. Atualmente, dispõe de seis hotéis localizados no Porto (Carrís Porto Ribeira), A Coruña (Carrís Marineda), Ferrol (Carrís Almirante), Santiago de Compostela (Carrís Casa de la Troya e Monte do Gozo) e Ourense (Carrís Cardenal Quevedo).

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Marta Paixão assume funções como Events Manager no Lisbon Marriott Hotel

A profissional iniciou a sua carreira como Groups & Events Coordinator / MICE no Sana Metropolitan Hotel, em 2014.

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O Lisbon Marriott Hotel contratou Marta Paixão para ocupar o cargo de Events Manager na unidade.

Licenciada em Direção e Gestão Hoteleira no ESHTE – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, bem como mestranda em Ciências Empresariais pelo Instituto Superior de Economia e Gestão em Lisboa (ISEG-UTL), a profissional iniciou a sua carreira como Groups & Events Coordinator / MICE no Sana Metropolitan Hotel, em 2014.

Posteriormente, desempenhou funções como Groups & Events Coordinator na Continental Hotels Portugal, em 2016.

“É com imenso entusiasmo que abraço este novo desafio. Ingressar na Marriott International, a maior cadeia hoteleira a nível mundial, é de facto uma realização profissional. O nosso compromisso será, em conjunto com as equipas operacionais, garantir que o sucesso dos eventos seja uma constante”, afirma Marta Paixão em comunicado.

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