Politécnico de Leiria vai ter um novo Mestrado em Gastronomia

Por a 3 de Julho de 2020 as 11:08
Politécnico

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria vai ter um novo Mestrado em Gastronomia, que arranca já no próximo ano letivo 2020/2021. As candidaturas decorrem até ao dia 22 de julho e podem ser realizadas online, no site da instituição, através do link https://candidaturas.ipleiria.pt/.

“O novo ciclo de estudos da ESTM aposta numa formação especializada que visa responder às necessidades resultantes da constante evolução da área da gastronomia e restauração”, refere o Politécnico.

“O novo Mestrado em Gastronomia conta com uma forte componente prática integrada com a componente científica multidisciplinar, e irá utilizar métodos de trabalho que promovem a criatividade e a autonomia de profissionais da área da restauração, hotelaria e produção alimentar”, revela Paulo Almeida, diretor da ESTM. “Este curso vai oferecer aos estudantes a possibilidade de aprofundarem os seus conhecimentos no processo de produção alimentar, e desenvolver competências técnicas avançadas que culminem na criação de novos produtos gastronómicos e conceitos aplicados à culinária, através da utilização prática de ferramentas de produção e inovação dos alimentos, sem descurar aspetos sustentáveis e culturais”, explica.

Com o objetivo de promover competências e a valorização profissional no campo da gastronomia, o novo ciclo de estudos da ESTM permitirá a”os estudantes inovar e diferenciarem-se através do domínio de técnicas culinárias e conhecimentos de cozinha, pastelaria e padaria, assim como pela aplicação de conceitos de food design e criatividade na culinária”. O Mestrado em Gastronomia conta “ainda com uma componente mais científica, que aborda as reações químicas nos alimentos e numa perspetiva de segurança alimentar, assim como os elementos culturais que influenciam a culinária no mundo. O desenvolvimento de cartas de vinhos e menus em concordância, a interpretação das características dos alimentos, assim como o desenvolvimento de preparações culinárias com base em produtos sustentáveis, e a criação de novos produtos tendo em conta as atuais necessidades e restrições alimentares, integra o propósito formativo deste mestrado”.

Podem candidatar-se à matrícula e inscrição do Mestrado em Gastronomia os titulares do grau de licenciado ou equivalente nas áreas restauração, hotelaria e produção alimentar; os detentores de grau académico superior estrangeiro, obtido na sequência de licenciatura de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, nas mesmas áreas; os titulares de grau académico superior estrangeiro que satisfaça os objetivos do grau de licenciado pelo conselho técnico-científico da escola; quem apresente um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da ESTM como atestando capacidade para a realização deste mestrado; ou estudantes que se encontrem em fase de conclusão de licenciatura nas áreas de formação requeridas para ingresso no mestrado.

As informações sobre o Mestrado em Gastronomia da ESTM podem ser consultadas aqui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *