Medidas de apoio ao turismo | Pedro Costa Ferreira

Por a 1 de Junho de 2020 as 11:51

Por Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT

Com maior probabilidade, atravessaremos três fases distintas, nesta crise brutal que se abateu sobre todos nós.
A primeira onda, já nos molhou a todos – a disrupção entre oferta e procura e a ruptura das cadeias globais de fornecimento que, afinal, caracterizam a própria crise.

Uma segunda, que agora se inicia, será contraditória e perturbadora. Obrigados a voltar à actividade, as empresas, exauridas pela fase do confinamento e encerramento de portas, enfrentarão, porque obrigadas a novas regras de exercício da actividade, meses de trabalho onde a introdução de custos variáveis apenas aumentará as perdas.

Finalmente, todos ansiamos por uma última fase, que certamente será longa e exigente. O tempo em que, com regras normais de funcionamento e uma visão mais nítida da evolução da crise sanitária, as empresas serão confrontadas com a depressão económica e seus efeitos negativos do lado da procura.

Mais do que uma maratona, parece mais um “Ironman Triathlon”, a prova mais dura do mundo…

Hoje, parece razoável dizer-se que temos ideias seguras para os apoios ao longo da primeira e da última fase — o lay-off simplificado tem constituído um poderoso instrumento de apoio a fundo perdido, nesta primeira fase; na terceira fase, altura em que planos de negócio poderão ser desenvolvidos em cima de dados mais previsíveis, crédito de baixo juro e longo período de pagamento já poderá ser assumido pelas empresas.

Na segunda fase, da qual nos aproximamos, uns mais cedo do que outros, será crucial que todas as empresas tenham acesso a apoios em forma de capital, pagáveis a longo prazo, de modo a gerirem um momento em que, para além da escassez da procura, enfrentarão constrangimentos à oferta, resultantes das regras impostas em nome da saúde pública.

O desafio é o maior desafio das nossas vidas enquanto empresários. Ninguém sairá daqui vivo, sozinho.

Nota de editor: O Publituris vai publicar, ao longo dos próximos dias, uma lista de medidas de apoio ao turismo, com base na opinião e visão de 28 personalidades que trabalham neste setor em diversas áreas direta ou indiretament

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *