Medidas de apoio ao turismo | Frédéric Frère

Por a 1 de Junho de 2020 as 15:52

Por Frédéric Frère, CEO da Travelstore

O que mais importa para relançar a sustentabilidade das empresas é aumentar as suas vendas. A medida sugerida consiste em estimular o consumo junto de empresas do setor turístico (hotéis, restaurantes, empresas de animação turística, outras) reembolsando o consumidor (nacional e internacional) 15%* dos consumos que tiverem realizado.

Uma alternativa seria reduzir o IVA aplicado em todos esses consumos, mas havendo o risco das empresas aumentarem os preços na mesma proporção e anulando assim a vantagem para o consumidor.

O reembolso seria a cargo do Estado Português e processado por via de crédito no IRS para os contribuintes em Portugal e por transferência bancária aos visitantes estrangeiros através de um mecanismo de preenchimento do detalhe dos respetivos consumos numa plataforma web.

A medida teria uma duração limitada no tempo, a definir em função do grau de retoma da atividade turística.

*% sugerida a título exemplificativo e podendo ser ajustada

Nota de editor: O Publituris vai publicar, ao longo dos próximos dias, uma lista de medidas de apoio ao turismo, com base na opinião e visão de 28 personalidades que trabalham neste setor em diversas áreas direta ou indiretamente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *