Espanha quer começar a receber turistas a 1 de Julho

Por a 29 de Maio de 2020 as 10:02

Tendo em conta os últimos dados sobre a evolução da pandemia que se revelam-se positivos e a rapidez do desconfinamento, Espanha espera receber turistas a partir de dia 1 de julho. A Ministra de Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, e o Ministro de Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, José Luis Ábalos, reuniram por  videoconferência com empresários do setor turístico, na presença do Secretario Geral de OMT, e garantiram uma “temporada de Verão com segurança para todos os viajantes”.

O Governo espanhol já está a trabalhar em vários cenários, “como abrir fronteiras intra-europeias, abrir mais pontos de entrada, arrancar com experiências piloto de rotas seguras e avaliar a implementação de possíveis rotas para terceiros países”, refere o comunicado do Turismo de Espanha.

O transporte aéreo mereceu uma especial menção, tendo em conta ser essencial para o regresso do turismo para o o país, pois 8 em cada 10 turistas chegam via aérea.

A quarentena a partir do mês de julho será eliminada, mas manter-se-ão medidas de controlo como a medição da temperatura, preenchimento de inquéritos ou monitorização das pessoas que entrem através de aeroportos e portos.

Todas as medidas do Governo espanhol terão em conta três premissas: serão os dados epidemiológicos que darão o aval para a abertura tanto da mobilidade entre nacionais como das fronteiras a cidadãos comunitários e de terceiros países, caso exista essa eventualidade; as medidas de abertura serão coordenadas com os Estados Membros da UE nos termos dos protocolos de segurança estandardizados tanto em matéria sanitária, como de toda a cadeia turística; e todas as actuações realizar-se-ão num marco de segurança e transparência. As guias e recomendações que a Comissão aprovou nesta matéria serão uma referência essencial.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *