Opinião| Turismo no Interior? Com certeza

Por a 28 de Maio de 2020 as 10:10

Num contexto de grande preocupação sanitária e em fase de desconfinamento progressivo da sociedade ocidental, da portuguesa em particular, surgem novos desafios e realidades que são importantes na cadeia de valor da atividade turística.
Parece evidente que o “novo normal” será mais restrito e introduzirá um novo paradigma no turismo internacional, e particularmente em países com grande dependência do setor, como é o caso de Portugal.
Os temas da higienização e da segurança sanitária estão no topo das preocupações, sendo os aspetos mais valorizados pelos clientes nas escolhas dos destinos e dos prestadores de serviços, tais como hotéis, restaurantes, transporte, etc…
Surge uma oportunidade excelente de divulgar e usufruir de um dos produtos estrela do turismo português – Aldeias do Xisto. Um produto turístico, localizado na região Centro de Portugal, que tem sido reconhecido com inúmeros prémios internacionais de qualidade e inovação do Turismo em territórios de baixa densidade. Foi galardoado com o Travelers’ Choice Awards, prémios do Trip Advisor, e prémio “Oxigénio”, atribuído todos os anos às melhores práticas ambientais e de envolvimento com a comunidade.
Este projeto desenvolvido ao longo da última década, financiado pelo Turismo de Portugal e por fundos comunitários através dos programas operacionais da região Centro, tem sido implementado com mestria pelos agentes turísticos regionais, onde o Turismo do Centro tem desempenhado um papel importante na sua dinamização e promoção.
Esta é uma oportunidade de Ouro para os portugueses poderem usufruir de umas férias de sonho, em família, num dos territórios mais encantadores e espetaculares do nosso país e garantindo toda a segurança higiénica e sanitária que um território com estás características oferece.
A opção, de ir para fora cá dentro, para o interior de Portugal, nomeadamente para um território de baixa densidade, tem outras vantagens que extravasam a escolha inteligente de um produto turístico inovador e diferenciado, como as Aldeias do Xisto, uma vez que contribui para a dinamização económica do interior e potencia a coesão regional, que nunca foi tão importante como na atualidade.
As Aldeias do Xisto são a porta de entrada para uma oferta única de turismo em contacto com a natureza e com a cultura de território verdadeiramente deslumbrante. As paisagens únicas da região servem de cenário a algumas das melhores infraestruturas do país para a prática de turismo ativo, desde trilhos pedestres (600km), Trailrunning, BTT, canoagem e escalada.
Na época do Verão, pode ainda usufruir da rede de praias fluviais e da agenda reforçada de eventos, com concertos de jazz ou fado e/ou dos festivais gastronómicos.

*Por Ricardo Gonçalves, administrador do Grupo Hoti Hotéis.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *