Medidas de apoio ao turismo | Cláudia Monteiro de Aguiar

Por a 26 de Maio de 2020 as 13:03

Cláudia Monteiro de Aguiar, deputada ao Parlamento Europeu

A recuperação do sector do Turismo e Viagens assenta em dois eixos principais: no apoio às empresas que enfrentam enormes dificuldades de tesouraria e no restabelecimento da confiança dos consumidores.

A Comissão Europeia flexibilizou as Ajudas de Estado através dos auxílios de minimis e aos quais os Estados-Membros (EM) podem recorrer para financiar Micro, Pequenas e Médias empresas de toda a cadeia de valor do Turismo. Os EM devem recorrer também a Fundos Estruturais que foram flexibilizados e ao Mecanismo de Garantia COSME através de microfinanciamentos. As empresas do sector do Turismo e Viagens podem, nesta fase, investir em material de proteção, de despiste de doença, de análise de dados, e que as permita cumprir com os padrões de segurança definidos pelos Estados-Membros e recomendados, agora, de forma harmonizada pela Comissão Europeia, para que na abertura gradual de fronteiras possa ser restabelecida a confiança a quem viaja.

O Plano de Recuperação para o Turismo a ser apresentado, a breve trecho, deverá considerar um montante de apoio às empresas com comparticipação substancial ou até mesmo a fundo perdido. Seria a Solidariedade da União a funcionar.

Nota de editor: O Publituris vai publicar, ao longo dos próximos dias, uma lista de medidas de apoio ao turismo, com base na opinião e visão de 28 personalidades que trabalham neste setor em diversas áreas direta ou indiretamente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *