Quais os requisitos para ser um estabelecimento ‘Clean & Safe’?

Por a 26 de Abril de 2020 as 11:34

O Turismo de Portugal criou um selo para distinguir as atividades turísticas que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19 e de outras eventuais infeções, reforçando, assim, a confiança do turista no destino.
Os empreendimentos turísticos, empresas de animação turística e agências de viagem registados no Turismo de Portugal podem solicitar a declaração como Estabelecimento “Clean & Safe”, mas para tal têm de assegurar que cumprem determinados requisitos.

Os requisitos diferem por tipologia de estabelecimento e atividade turística, ou seja, existem critérios específicos para empreendimentos turísticos (ler aqui); empresas de Animação Turística (AAT) com (ler aqui) ou sem instalações físicas (ler aqui); e para agência de viagem com  ( ler aqui) ou sem instalações físicas (ler aqui).

Este reconhecimento tem a validade de um ano, é gratuito e opcional, e exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.

O selo “Clean & Safe” já pode ser obtido online nas plataformas digitais do Turismo de Portugal: RNET (Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos), RNAAT (Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística) e RNAVT (Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo) e estará sempre associado ao número de registo da entidade.

Depois de submetida a Declaração de Compromisso por parte das empresas, estas podem utilizar o selo “Clean & Safe”, quer fisicamente nas suas instalações, quer na sua presença nas plataformas digitais.

O Turismo de Portugal, em coordenação com as entidades competentes, irá realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes.

15 comentários

  1. Gomes Teixeira

    13 de Junho de 2020 at 13:00

    É necessário para motorisras de turismo guias de monhanha tranferistas ou é só para as agências?

  2. Catarina Nogueira Lopes

    13 de Junho de 2020 at 12:39

    Temos tentado pbter o selo Clean & Safe, sem sucesso.
    Já fizemos várias Formações no âmbito do Covid 19 e implementamos todas as medidas necessárias.
    Quando tentamos obter o selo a página parece não funcionar.
    Agradecemos desde já a vossa disponibilidade para nos ajudarem. Cumprimentos

  3. Patricia

    11 de Junho de 2020 at 15:39

    Boa tarde.
    Para uma rent a car o que é necessário fazer para obter o selo clean & safe?

  4. Joao josé pinheiro ceia

    27 de Maio de 2020 at 8:24

    Tenho um restaurante o que é necessário para obter um selo clean & safe

  5. Bruno Reis

    19 de Maio de 2020 at 14:51

    Boa tarde para um restaurante o que è necessário para o Selo clean safe

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *