
Publituris
Nos anos 80 e 90 dizia-se que a TV era a caixa que mudou o mundo, e mudou mesmo. No entanto, com a televisão à nossa frente, o espectador era sempre passivo, não contribuía para o conteúdo que estava disponível. Sentado no sofá era refém de horários, gostos e estilos.
O YouTube chegou em 2005 e também mudou o mundo como a TV, só que agora as coisas são muito mais interessantes. Porque desta vez podemos ser nós a fazer o conteúdo: um dia somos criadores, outro dia espectadores.
E é da criação que me interessa falar, pois afinal tudo o que encontramos no YouTube não aparece por magia.
O YouTube fez agora 15 anos desde que colocou online o seu 1º vídeo e desde então os números evoluíram exponencialmente: a cada minuto que passa são carregadas 400 horas de vídeos e diariamente são assistidas 1000 milhões de horas.
E, por exemplo, os videos tutoriais estão a crescer 70% ao ano.
Por isso, este é o momento oportuno para as empresas usarem esta ferramenta a seu favor.
Como? Criando conteúdo útil para os seus clientes. Não estou a falar de autopromoção dos seus produtos ou serviços, mas sim de deixar o ego de lado e ir mais além. Criar vídeos que ajudem e responder às duvidas dos seus clientes, que eduquem, que esclareçam.
A lógica é disponibilizar online vídeos que sejam úteis ao seu consumidor alvo e aproveitar esta vantagem de trazer para si um público que nem estava à procura da sua marca.
Tem um agência de viagens? Pode fazer vídeos a dar dicas sobre destinos ou criar um simples tutorial sobre o que pode, ou não pode, levar numa mala de viagem num avião.
Tem um hotel? Convença o seu barman a fazer um vídeo que ensina como se faz uma Margarita.
É bancário? Vídeos com dicas de poupança ou ideias de investimentos fazem sempre falta.
No fundo, a ideia é transformar os seus colaboradores em Youtubers e, quem sabe, em estrelas da Internet.
Vai vender mais no dia seguinte? Provavelmente não, mas se tiver muitos vídeos tutoriais da sua marca no YouTube, a chance de obter novos clientes a médio prazo é enorme.
E depois, psicologicamente, há uma necessidade intrínseca do ser humano em compensar quem o ajuda. Se a sua marca for aquela que lhe apareceu com dicas para ajudar em várias situações da vida diária, em quem vai o consumidor pensar quando precisar de um serviço ou produto que venda? Claro, em quem o ajudou quando precisava.
Por isso é tão importante “Youtubizar” as empresas, criar conteúdo relevante para os seus clientes dentro do YouTube. O vídeo permite dar um rosto a marcas que não o tinham, conferir emoção mas, acima de tudo, tornar a marca única e útil.
Vídeos tutoriais, dicas e conselhos têm ainda a vantagem de não se desactualizarem rapidamente, a não ser que mudem a receita da Margarita.
Ao “Youtubizar” vai ficar mais perto dos seus clientes e eles muito mais perto de si. Vai assim conseguir criar uma comunidade de seguidores da sua marca e, mais cedo ou mais tarde, isso vai converter em vendas.
Agora as novas TV Stars são os Youtubers e certamente que a sua empresa tem várias estrelas escondidas, talentos por descobrir que poderão ajudar a aumentar a visibilidade e humanizar a sua marca.
“Youtubize” a sua empresa, ajude os seus consumidores e vai ver que mais tarde eles tambem o vão ajudar.
Em 1979 os Buggles cantavam “Video Killed the Radio Star”, 40 anos depois diria que “Youtube Killed the TV Star”, o resto da letra está atual “We can´t rewind we´ve gonne too far”
Nuno Carvalho
[Click and Play Studio]