TPNP mostra gastronomia e vinhos regionais em feira na Galiza

Por a 3 de Fevereiro de 2020 as 17:24

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) vai marcar presença na 21.ª edição da feira XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre entre 5 e 9 de fevereiro, em Ourense, na Galiza, Espanha, na qual vai dar a conhecer a oferta regional de gastronomia e vinhos.

De acordo com um comunicado do TPNP, o primeiro dia da XANTAR vai ser também um dia de homenagem ao destino, já que o certame vai assinalar o Dia do Porto e Norte de Portugal, no qual está já confirmada a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, bem como do presidente do TPNP, Luís Pedro Martins.

Neste certame, que é dedicado à oferta gastronómica e de enoturismo, o TPNP vai contar com um stand promocional onde vão estar em destaque os quatro subdestinos regionais, concretamente Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes e que vai ser partilhado com parceiros públicos e privados, que vão ainda realizar várias ações de promoção no espaço.

Numa nota enviada à imprensa, o presidente do TPNP, Luís Pedro Martins, afirma que o “TPNP é o principal parceiro estratégico português do XANTAR” e recorda a “ligação emocional existente entre o Norte de Portugal e a Galiza”, sublinhando que “também do ponto de vista estratégico, existe uma forte cooperação”, já que Espanha é o maior mercado emissor de turistas para o Porto e Norte, sendo esta região também o principal mercado emissor de turistas para a Galiza.

Luís Pedro Martins destaca, ainda, o facto de a Euro-região Galiza-Norte de Portugal constituir “um destino único em termos de qualidade da sua oferta enogastronómica, o que justifica um posicionamento cada vez maior em termos de internacionalização”.

No stand do TPNP vão estar representados mais de 30 municípios, enquanto as escolas de hotelaria e turismo de Viana do Castelo, Lamego e Porto vão ter uma participação ativa, promovendo os vinhos verdes e espumantes regionais, bem como o Vinho do Porto.

Além da gastronomia e vinhos, que vai dar ainda origem a 15 “Showcookings” e quatro Provas de Vinhos no âmbito do XV Encontro Internacional de Gastronomia Saudável e Sustentável, que integra o programa do Xantar 2020, o TPNP vai também promover os Caminhos de Santiago neste certame.

A 21.ª edição da XANTAR conta com a participação de 283 expositores, e espera receber cerca de 25 mil visitantes provenientes de Espanha e Portugal, bem diversos operadores da América Latina.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *