Massagem tailandesa também é Património Cultural Imaterial da Humanidade

Por a 17 de Dezembro de 2019 as 12:39

A Tailândia viu a massagem tradicional tailandesa Nuad Thai ser reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade na passada quinta-feira, 12 de dezembro, distinção que eleva para seis o número de Patrimónios da UNESCO atribuídos à Tailândia.

De acordo com uma nota informativa da Autoridade de Turismo da Tailândia, “as massagens tailandesas têm raízes no campo, tendo sido originalmente praticadas por curandeiros para aliviar as dores musculares causadas pelo trabalho na agricultura. Hoje em dia está cientificamente provado que têm muitos outros benefícios, sendo recomendadas para tratar problemas de circulação, ansiedade, enxaquecas e insónias”.

Conhecida pelo movimento lento aplicado com as mãos do terapeuta, mas também com os pés, joelhos, antebraços e até cotovelos, a massagem tailandesa é normalmente feita no chão (em cima de um colchão semirrígido) ou numa marquesa baixa, sem recurso à utilização de óleos, cremes ou qualquer tipo de gordura.

Com a elevação da massagem tailandesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade, a Tailândia passou a contar com seis itens classificados como Patrimónios da UNESCO, incluindo quatro culturais e dois naturais.

Entre os Patrimónios Culturais reconhecidos pela UNESCO na Tailândia, encontra-se a Cidade Histórica de Sukhothai e Cidades Históricas Associadas, a Cidade Histórica de Ayutthaya, o Sítio Arqueológico de Ban Chiang e agora a massagem Nuad Thai, enquanto nos Patrimónios Naturais estão os Santuários de Fauna de Thungyai-Huai Kha Khaeng e o Complexo de Florestas de Dong Phayayen-Khao Yai.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *