Paris é o destino preferido dos portugueses para o Natal e fim-de-ano
Conclusão é de um estudo da eDreams, que analisou as reservas de voos realizadas para o período do Natal e do fim-de-ano.

Publituris
A cidade de Paris, França, é o destino preferidos dos portugueses para passarem o Natal e o fim-de-ano, segundo um estudo da agência de viagens online eDreams, que analisou as reservas de voos para viagens entre os dias 21 e 29 de dezembro de 2019, no caso do Natal, e entre 30 de dezembro de 2019 e 5 de janeiro de 2020, no que respeita ao fim-de-ano.
“Paris é a cidade mais procurada pelos portugueses para o Natal deste ano, seguindo-se-lhe Londres e Luxemburgo. Os restantes destinos que compõem este Top 10 de viagens incluem cidades na Suíça e Bélgica que, juntamente com o Luxemburgo, são tradicionais destinos de emigração portuguesa, o que pode explicar esta afluência na época natalícia, em que as famílias procuram reunir-se”, revela a eDreams num comunicado enviado à imprensa.
Além destes destinos europeus, também os arquipélagos portugueses da Madeira e Açores entram no ranking, ocupando a quarta e oitava posições, respetivamente, aponta a eDreams, recordando que a capital açoriana foi “uma das cidades com mais procura pelos portugueses durante todo o ano de 2019”.
Ainda assim, as cidades que registam maior crescimento da procura para o Natal são São Paulo, que cresce 64%, Dublin, com um aumento de 33%, Eindhoven, com um crescimento de 25%, enquanto Ponta Delgada sobre 19%.
Quanto às datas preferidas para viajar, o sábado, dia 21 de dezembro, é a que recolhe maior preferência, com os preços a rondarem os 315 euros no caso dos voos para Paris, enquanto o Luxemburgo é o destino mais económico, com um preço médio de 260 euros.
No período do fim-de-ano, Paris volta a ser a cidade preferida dos portugueses, mantendo-se Londres na segunda posição, enquanto o Funchal sobe à terceira posição, o que, segundo a eDreams, é “facilmente explicável, uma vez que a cidade madeirense é o destino português de excelência para passar a noite de 31 de dezembro”.
“Alguns dos restantes destinos que compõem este Top 10 coincidem com o das viagens natalícias, como Ponta Delgada, Amesterdão, São Paulo ou Genebra, mas vemos também cidades diferentes, como é o caso de Madrid, Roma e Viena. De novo, os portugueses não procuram sair muito da Europa nestas férias, apenas São Paulo é a exceção”, sublinha a agência de viagens online.
Para o fim-de-ano, a data mais concorrida para viajar é o dia 31 de dezembro, com a eDreams a destacar que se verifica alguma “variação nos preços das viagens em relação à semana anterior”, pois viajar para Paris fica mais caro, já que os preços rondam os 484 euros, ainda que seja “ligeiramente mais barato ir até ao Funchal (888€) ou a Genebra (315€)”.
Já as cidades com maior crescimento para o réveillon são Viena (com um crescimento de 150%), Londres (133%), Roma (120%), Ponta Delgada (86%) e “a própria cidade mais popular entre os portugueses, Paris (85%)”.
O estudo da eDreams foi realizado com base nas reservas de voos, realizadas através da eDreams.