Portugueses gastam em média 637,74€ durante a estadia em Alojamento Local

Por a 5 de Dezembro de 2019 as 15:53

Mais de 1,98 milhões de viajantes, residentes em Portugal, terão ficado hospedados pelo menos uma vez, num alojamento local. Esta é um das conclusões da segunda edição do Barómetro do Alojamento Local, um estudo da HomeAway®, plataforma especialista em alojamentos para férias, realizado em colaboração com o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias (CICANT) e com o Departamento de Turismo da Universidade Lusófona,

Com base no estudo, os principais utilizadores da modalidade de alojamento local são as famílias com 42,1%, em seguida casais (39,5%) e grupos de amigos (17,5%). Neste contexto, verifica-se ainda que grande maioria das estadias (94%) têm uma duração até 7 noites e o número médio de turistas presentes no alojamento é de 3,7 pessoas. Importa referir que o apartamento foi o tipo de alojamento preferido pelos viajantes (51,6%), seguido da moradia (27,1%).

No que respeita a localização geográfica, os resultados indicam que o Algarve (25,1%), a região Norte (22,4%) e Centro (19,3%) são os destinos mais procurados pelos turistas lusos, ainda que com menos proporção comparativamente ao ano passado, devido ao aumento significativo do Alentejo, que registou 18,2% (mais 5 pontos percentuais) comparativamente aos dados registado em 2018.

Os resultados do estudo demonstram que, à semelhança do ano passado, a internet continua a ser o método preferido para a realização de reservas (62,2%), seguido do telefone (20,6%). As principais fontes de informação que os viajantes consultam antes de realizar as estadias são os websites especializados no arrendamento de alojamento local (33,8%), seguido de recomendações de conhecidos ou amigos (21,6%).

Adicionalmente, a segunda edição do estudo de mercado realizado pela Universidade Lusófona, procurou caracterizar o processo de escolha e de critérios de seleção do alojamento local. Os mais relevantes foram a boa localização (53,4%), preço (50,2%) e área envolvente afeta ao alojamento (34,2%), repetindo a tendência dos resultados apurados em 2018.

Para a estimativa dos gastos totais associados ao alojamento local referente a 2019, a análise considerou os seguintes Os portugueses gastam em média 637,74€ durante a sua estadia  s o que engloba os gastos médios com a reserva do alojamento local e outras despesas como alimentação, atividades culturais ou transportes no local.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *