SET participa na 2ª edição do Summit Shopping Tourism & Economy Lisboa

Por a 3 de Dezembro de 2019 as 11:17

Uma mudança de paradigma a nível global e a as chaves para um turismo sustentável em Portugal são o ponto de partida para a realização da 2ª edição da Cimeira Internacional de Turismo de Qualidade e de Compras.
Um ano após a realização da primeira edição, Miguel Júdice, presidente do comité organizador desta 2ª Shopping Tourism & Economy Summit Lisboa, a decorrer no Pestana Palace Hotel, no dia 10 de dezembro, confirma. “É o momento de repensarmos os vetores estratégicos do nosso turismo, que devem incluir também o foco em segmentos de alto valor acrescentado que têm um impacto muito positivo na nossa economia sem que tenham pegadas ambientais e sociais tão pesadas”.
A conferência, que terá a participação da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, organiza-se em diversos painéis e mesas redondas, que contarão com a participação de representantes de diversas entidades, como o Turismo de Portugal, a Associação do Turismo de Lisboa, a Associação da Hotelaria de Portugal ou a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e de empresas como a TAP, o Santander, a Samsung Iberia, a Global Blue ou a Union Pay Internacional.
O futuro do turismo nas cidades será debatido por responsáveis das câmaras do Porto e de Barcelona, enquanto os desafios do turismo e os objetivos de desenvolvimento sustentável serão apresentados por representantes do BSCD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável e da UN Global Compact Network Portugal, para além do contributo do Turismo de Portugal.
Para a organização, este é o tempo de “analisar a necessidade de transição do modelo turístico vigente, adaptando-se ao novo mercado mundial, caracterizado pela globalização, pelo surgimento de grupos de turistas de regiões do mundo com economias robustas, demografia jovem, interesse pela cultura, gastronomia, compras e novas experiências, permitindo combater a sazonalidade do turismo”. Um turismo de longa distância proveniente de países como os EUA, o Brasil, a China e outros países da Ásia, entre outros, cujo valor médio gasto nas suas viagens a Portugal “é muito superior ao do turismo tradicional”, considera a organização da cimeira. As previsões referem que, em 2020, mais de 200 milhões de turistas chineses, 50 milhões de indianos e 29 milhões de sul coreanos viajarão para o estrangeiro, gastando um valor próximo dos 430 mil milhões de dólares.
Os últimos dados apontam para um crescimento de 36% em gastos de turistas extra-comunitários.

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