By Travel quer abrir mais 8 lojas em 2020
Além da expansão, a rede de agências de viagens está a trabalhar na criação de uma brochura de viagens exclusivas By Travel para apresentar já no primeiro trimestre do ano.
Carina Monteiro
Hóspedes e dormidas continuam a subir em fevereiro
Nova Edição: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Empresários açorianos unem-se contra a sazonalidade e pedem “plano efetivo e adequado aos desafios”
Edição Digital: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Ryanair compra mil toneladas de SAF à Shell
Francisco Calheiros mantém-se à frente da CTP por mais três anos
MotoGP aumenta compras no Algarve com destaque para o consumo estrangeiro
Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026
Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo
TAAG aumenta comissões para agências de viagens para 6%
A By Travel pretende abrir oito novos balcões no próximo ano e já tem agendada a abertura de duas novas lojas, em Santarém e na Rua Castilho, em Lisboa, no início de janeiro. O objetivo foi avançado por Pedro Leal, um dos responsáveis da By Travel, à margem da convenção da rede que se realizou este fim-de-semana em Évora. A expansão da rede de agências de viagens pode acontecer através da abertura de filiais ou de novas agências de viagens que pretendam juntar-se ao grupo, desde que tenham experiência comprovada na área.
Esta é uma das metas definidas pelo grupo para o futuro, mas não é a única. A rede de agências de viagens está a trabalhar na criação de uma brochura de viagens exclusivas By Travel para apresentar já no primeiro trimestre do ano. A iniciativa visa criar uma maior participação e entreajuda nas agências de viagens do grupo, assim como criar “uma maior identificação entre o cliente e a marca”, explica Pedro Leal. Cada agência irá apresentar duas viagens e a seleção final será feita até ao final de dezembro. A rede espera apresentar este projeto já em fevereiro do próximo ano para viagens que decorrerão no segundo semestre de 2020. “Muitos de nós já fazem viagens em grupo, a ideia é tornar essas viagens com a marca By Travel”.
Este é o segundo ano em que a By Travel realiza uma convenção. A rede que começou há dez anos com “um grupo de amigos” tem atualmente 17 agências de viagens, menos quatro que no ano passado. A rede mantém um posicionamento diferenciado no mercado que se deve à sua génese. “Começámos como um grupo de amigos, não somos um grupo tipificado de gestão de agências de viagens, com uma sede e uma estrutura. Temos um grupo de lojas que detém a marca e que dá apoio às restantes”, lembra Pedro Leal.
Se no início a ‘informalidade” da estrutura da rede By Travel causou alguma estranheza entre os fornecedores, que não sabiam como lidar com as características do grupo, a questão foi ultrapassada. A prova disso é a adesão dos fornecedores à convenção. “No ano passado, quando chegámos aos 21 balcões abertos, decidimos fazer a primeira convenção. Correu bem. Apesar de nossa organização diferente, os operadores reconhecem a capacidade do nosso grupo. Tivemos um acréscimo de fornecedores nesta convenção”, adianta Pedro Leal. “No início, os fornecedores não sabiam lidar connosco pelas nossas características e muitos diziam que não tínhamos um rumo. Mas vejo coisas positivas no facto de podermos andar às turras. Apesar disso, há dez anos que temos a marca”.
A convenção teve início com uma reunião interna, onde o grupo reforçou o seu lema “Unir, motivar e multiplicar”, seguindo-se apresentações de parceiros e fornecedores e ainda uma conversa com o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira, sobre o futuro da distribuição. Quanto a esta questão, Pedro Leal tem uma visão otimista: “é uma falsa questão o fim anunciado das agências de viagens”. (…). Desde que sejamos bons profissionais, o cliente volta e reconhece o serviço”.
O ano de 2019 “correu bem” e em linha com “o crescimento sustentado” de 2018. Entre os fornecedores mais vendidos este ano estão a Soltour, que destronou a Traveltool no primeiro lugar, seguida da Solférias, com um volume de vendas muito idêntico. Seguem-se depois a Soltrópico, Nortravel e Jolidey, também com valores de vendas muito próximos entre si. A Magnet, devido à emissão de bilhetes aéreos, é também um dos fornecedores mais vendido.
No próximo ano, a By Travel vai participar novamente na BTL, no stand da APAVT, mas não prevê a participação na Feira das Viagens. A grande aposta será a criação da brochura de viagens exclusivas e a abertura de novas lojas, com localizações que podem incluir o Porto, já que a rede não tem nenhuma loja na cidade.
Por enquanto, não está prevista nenhuma mudança na estrutura da rede, que continua a manter as cinco lojas proprietárias da marca, que prestam apoio às restantes agências.