Grupo IAG passa a liderar ligações à América Latina com compra da Air Europa

Por a 5 de Novembro de 2019 as 10:14

Com a compra da Air Europa, num negócio avaliado em mil milhões de euros, o Grupo IAG passa a liderar as ligações entre a Europa e a América Latina, passando de uma quota de mercado de 19% para 26%, avança o jornal espanhol Hosteltur.

De acordo com a informação publicada pelo jornal, que cita a agência EFE, o Grupo IAG, que detém também a Iberia e a British Airways, ultrapassa o Grupo Air France/KLM, que detém uma quota de 19% nas ligações aéreas entre a Europa e a América Latina, e distancia-se da Lufthansa, que opera 9% das ligações entre as duas regiões, assim como da TAP, cuja quota é de 8%, a mesma percentagem que possui também a Latam Airlines.

Apesar da aquisição e da prevista integração na Iberia, a Air Europa deverá manter a marca própria, estimando-se que venha a aumentar em 50% a receita da Iberia e em cerca de 10% a receita do Grupo IAG.

O objetivo, avança ainda o Hosteltur, é transformar o hub e Madrid num dos maiores da Europa, ao nível dos hubs de Amesterdão, Frankfurt, Londres e Paris, prevendo-se que, até 2024, o Grupo IAG tenha um acréscimo de 12 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 35%.

Já o número de novos destinos de longo curso oferecidos pelo Grupo IAG deve subir para 10, enquanto a frota do grupo vai contar com mais 37 aviões, num aumento de 22%, incluindo 16 aviões de longo curso.

Air Europa deve deixar a Skyteam

Com a aquisição pelo Grupo IAG, a imprensa espanhola está também a avançar que a Air Europa deverá deixar a aliança de companhias aéreas Skyteam, da qual passou a ser membro associado em 2007, uma vez que é a aliança a que pertencem a Air France/KLM e Delta Air Lines, as grandes rivais do Grupo IAG, que está integrado na Oneworld.

Apesar da informação não ter sido ainda confirmada, a imprensa espanhola diz que a Air Europa deverá passar a integrar a Oneworld, já que essa adesão traria benefícios ao nível das operações interline e de conetividade entre as companhias aéreas do Grupo IAG.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *