AHP dá a conhecer oradores do 31º Congresso Nacional
Para o evento, que acontece em Viana do Castelo no mês de Novembro, são esperados cerca de 400 congressistas.
Raquel Relvas Neto
APAVT lidera missão internacional a Macau
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos
Conheça a lista de finalistas dos Prémios AHRESP 2024
Transavia abre vendas para o inverno e aumenta capacidade entre Portugal e França em 5%
FlixBus passa a integrar aeroporto de Lisboa na rede doméstica e internacional
Aeroporto de Congonhas lança programa de incentivo a voos sustentáveis
Icárion lança programação de cruzeiros fluviais para o verão e feriados de dezembro
Transporte aéreo, crescimento da região norte, a importância do mercado espanhol, os desafios dos grandes grupos hoteleiros nacionais e a singularidade portuguesa são alguns dos temas que vão estar em debate no 31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) que vai acontecer no Centro Cultural de Viana do Castelo, de 20 a 22 de Novembro.
Com cerca de 400 congressistas esperados, o congresso dos hoteleiros nacionais começa com aqueles que Raul Martins, presidente da AHP, denomina por “big five hoteleiros”, ou seja, os cinco maiores grupos hoteleiros portugueses – Pestana, Vila Galé, Hoti Hotéis, SANA Hotels e PortoBay Hotels, com o tema O Investimento Hoteleiro em Portugal. Os responsáveis dos grupos hoteleiros vão responder a questões como “Estaremos em Expansão? Onde e Como?”, mas também aos desafios que se colocam na operação e crescimento das unidades hoteleiras. “O que é que pensam fazer quando o mercado está numa fase de menos crescimento e como é que pensam evoluir”, indica Raul Martins.
O segundo painel do congresso tem como foco a Convergência Ibérica – As oportunidades de Portugal com Espanha, ou seja, como continuar a atrair um dos principais mercados emissores para Portugal. Neste painel estão confirmados os seguintes oradores: Mafalda Bravo (Ávoris), Maria de Lurdes Vale (Turismo de Portugal), Daniela Santiago (RTP) e Javier Martin (El País).
Segue-se o debate sobre os “Desafios da comercialização digital”. Uma análise aos desafios da comercialização digital de pequenas, médias e grandes unidades hoteleiras. Rik Plompen, Director of Distribution Technology & Channel Analytics do Design Hotels; Paulo Duarte (Memmo Hotels) e Sofia Brandão (AlmaLusa Hotels) são oradores já confirmados.
O primeiro dia do congresso termina com um tema fulcral no Turismo nacional, o transporte aéreo. Com o tema “Game Changing: a transformação da Indústria da Aviação e as implicações para Portugal”, o painel tem como keynote speaker Gavin Eccles, consultor e professor universitário, e a mesa redonda conta com representantes da TAP Air Portugal, Jet2 e easyJet. Termina com Francisco Pita (ANA Aeroporto de Portugal) que vai fazer um Outlook da operação da ANA e uma visão sobre as expetativas de crescimento para os aeroportos nacionais em 2020.
O primeiro painel do segundo dia tem como tema “Crescer a Norte”. Depois do crescimento verificado na região, colocam-se as questões: Como se faz a gestão do Turismo na região Norte? Numa mesa redonda com Mário Ferreira (Douro Azul), João Gomes da Silva (Sogrape), Bernardo D’Eça Leal (The Independente Collective), e Paulo Garcia da Costa (Vila Foz Hotel) vamos ficar a saber como encaram os empresários o crescimento atual e o potencial do Norte de Portugal e o que falta fazer. Será keynote deste painel Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.
Entre os painéis da manhã AURA REE, empresa especialista na assessoria estratégica a ativos imobiliários, vai falar sobre “Como avaliar e valorizar o meu hotel: a visão de um investidor”.
O último painel do 31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo terá os olhos postos na questão: Será que a simplicidade é o verdadeiro luxo dos ricos? Se assim for, quais as oportunidades que temos no “novo”; mercado do luxo? Como devemos ajustar a nossa oferta e a nossa comunicação? Como distribuir e como trabalhar os mercados com maior poder de compra? Rodrigo Machaz (Memmo Hotels) e Pedro Santa Clara, professor universitário, serão os keynote speakers deste painel, com o tema “As oportunidades que temos – a nossa singularidade”. Na mesa redonda, para uma abordagem aos mercados Americano, Brasileiro e Francês, estarão Adélia Carvalho (Hotel Valverde); Samuel Torres de Carvalho (Arquiteto); e Luís Sousa (DMC Mr Travel Portugal).
Após a entrega dos prémios AHP 2019, o encerramento do Congresso ficará a cargo de Raul Martins, presidente da AHP, e do novo secretário de Estado do Turismo, seguindo-se um almoço de despedida de Viana do Castelo.
As inscrições para o Congresso encontram-se abertas, os interessados poderão inscrever-se até 15 de novembro.
Esta edição do congresso da AHP vai contar com uma novidade no que ao alojamento oficial do evento diz respeito. O hotel oficial do congresso vai ser um navio-hotel do empresário Mário Ferreira que vai atracar em Viana do Castelo, onde também foi construído.