Opinião| À descoberta do Maravilhoso Norte

Por a 4 de Outubro de 2019 as 10:16

O Norte  tem tudo e é maravilhoso. Sendo um profundo conhecedor da região, foi quando assumi as funções de presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal que descobri recantos escondidos neste vasto território, onde todas as valências do turismo têm equipamentos e recursos naturais com patamares de excelência.
Estabelecemos como metas o natural aumento de dormidas, a subida dos proveitos oriundos da atividade turística, o aumento da estada média, e a descentralização da visitação. Passado meio ano, é com regozijo que vemos essas metas serem paulatinamente atingidas, fruto de um trabalho em rede, de proximidade com todos os stakeholders e de uma forte campanha de promoção interna e externa. Isto porque a Entidade pode dar ferramentas, ajudar a traçar estratégias, mas sem a cumplicidade, empenho e qualidade de serviço que cada vez mais os diversos players apresentam não seria possível atingir os recentes números, que nos motivam, sem nos deixarem deslumbrados.
Teremos em marcha um plano estratégico a ser incrementado de 2021 a 2027 visando a qualificação do produto turístico, formação e valorização dos recursos humanos e o envolvimento das universidades e politécnicos. Acreditamos que assim conseguiremos alavancar ainda mais o crescimento turístico, porque a fileira está longe de ter atingido um status de «bolha turística». Essa é, aliás, uma ideia que importa desmistificar, impondo-se valorizar o que o setor tem feito no que concerne à regeneração urbana, coesão territorial, criação de emprego e contributo para o PIB.
No mês de junho, conseguimos uma subida no total de dormidas na ordem dos 11,7% e no acumulado entre janeiro e junho o aumento ficou na fasquia dos 9,7%, com mais 410 mil dormidas, num total de 4,6 milhões. Em termos nacionais, registámos a maior subida nos proveitos, num valor de mais doze milhões de euros.
As projeções de que dispomos apontam para que tenhamos um ano com resultados fantásticos para o Turismo do Porto e Norte de Portugal e prometemos não ficar por aqui. Temos em marcha campanhas de promoção no Minho, Trás-os-Montes, Douro e no Porto, press trips e fam trips especialmente pelos territórios de baixa densidade, assim como o apoio a eventos com potencial de internacionalização do destino e que, esperamos, em breve possam trazer resultados, nomeadamente na fidelização dos turistas a este maravilhoso destino. Porque quem nos visita quer voltar!

*Por Luís Pedro Martins, presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *